Vacancy

Oficial Provincial de Comunicação Interpessoal-CIP (m/f)

PSI - Population Services International

A PSI está a recrutar um Oficial Provincial de Comunicação Interpessoal-CIP (m/f) para Nampula, em Moçambique.
Descrição
  • O Oficial CIP garante a implementação, supervisão e monitoria das actividades de criação de demanda de SSR da PSI – Moçambique, na província identificada
Funções
Implementação dos programas de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR)
  • Desenhar e implementar o plano programático nas áreas de intervenção
  • Implementar as estratégias, abordagens, metodologias e sistemas e marketing social dos diferentes programas de uma forma proactiva e inovadora, garantindo sempre a integração programática e alinhadas com as prioridades programáticas da PSI
  • Identificar iniciativas para a dinamização dos programas de SSR e implementa-las
  • Coordenar com a DPS, SDSMAS, NPCS e pontos focais de CIP dos parceiros governamentais e não-governamentais as acções de programas de SSR
Acções de criação da demanda
  • Construir e manter uma equipa de Promotoras de Saúde Comunitária (PSC), Educadores de Pares (EP) e Parteiras Tradicionais (PT) forte, responsável e integrada nas áreas assignadas da província, orientada para o aumento da demanda de serviços de SSR
  • Recrutar e controlar o desempenho das PSC, EP e PT
  • Formar PSC, EP e PT em criação da demanda em SSR, de acordo com o plano de formação aprovado para cada programa; e integra-los para o alcance dos objectivos
  • Implementar a estratégia de criação da demanda de acordo com as especificidades e necessidades de cada Clínica Tem Mais+
  • Elaborar e implementar um plano de eventos e feiras para a criação da demanda para métodos de planeamento familiar de longa duração
  • Desenhar e implementar um plano de brigadas móveis
  • Estabelecer ligações com a DPS, SDSMAS e US para o estabelecimento e fortificação de sistema de referências em PF
  • Fazer o controlo dos Acordos de Adesão das PSC, EP e PT
Serviços Amigos de Adolescentes e Jovens Tem Mais+
  • Apoiar as Enfermeiras no registo correcto das Fichas e Livro de SAAJ, e respectivos Resumos Mensais de SAAJ
  • Garantir dias específicos para promoção de serviços para adolescentes jovens
  • Garantir o uso de estratégias de criação de demanda alinhadas com os projectos na província
  • Formar Educadores de Pares em SSR e Clarificação de Valores
Monitoria de actividades
  • Elaborar planos e relatórios mensais e trimestrais das actividades dos programas, obedecendo a qualidade necessária e dentro do prazo estabelecido
  • Realizar supervisões de apoio técnico regular e monitoria as Enfermeiras, PSC, EP e PT, identificar e avaliar necessidades e desafios destes; em coordenação com a DPS, SDSMAS e lideranças Comunitárias
  • Fazer o controlo e revisão de preenchimento dos Livros de Registo, Fichas de ATS, Fichas de Resumo Mensais e outros instrumentos de registo nas Clínicas
  • Fazer o lançamento de dados no sistema, dentro das datas estabelecidas
  • Garantir o envio dos de relatórios para os SDSMAS e Unidades Sanitárias de Referência dentro do prazo e na qualidade estabelecidos
  • Preencher e enviar mensalmente para o escritório central, os mapas de desempenho das Enfermeiras, EP e PT
  • Apoiar tecnicamente as Enfermeiras no uso de diversos sistemas
Requisitos
  • Nível académico superior em Ciências Sociais, Saúde ou outra área relevante
  • Experiência comprovada de trabalho em processos de desenvolvimento comunitário em programas de Saúde Sexual e Reprodutiva (SSR)
  • Confiança e capacidade de contactos positivos com as comunidades e demais actores sociais, além de muita capacidade diplomática para desenvolver boas relações com estes actores
  • Habilidades de formação de grupos comunitários
  • Capacidade para organizar, planificar e implementar tarefas, lidar com várias exigências em simultâneo e trabalhar sobre pressão ou frequentes prazos apertados
  • Fortes capacidades interpessoais e capacidade de estabelecer e manter uma efectiva parceria e relações de trabalho com pessoas multiculturais e ambientes multiétnicos com sensibilidade e respeito pela diversidade
  • Competências em gestão de projectos (concepção, planificação, controle, avaliação, marco lógico e indicadores)
  • Conhecimento das instituições governamentais e não-governamentais, prioritariamente na área de Saúde
  • Capacidade de comunicação inter-pessoal, e de representação da instituição diante da DPS e parceiros
  • Conhecimento de informática na óptica do utilizador: Microsoft Word e PowerPoint
  • Fluência em Português e conhecimento de línguas locais
  • Fluência em Inglês constitui uma enorme vantagem
  • Nacionalidade moçambicana
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Somente candidatos residentes em Nampula serão considerados
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Detalhes

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