O CICV está a recrutar um Oficial Sénior de Comunicação (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Desenvolver e implementar o plano de comunicação pública da delegação em coordenação com o Gestor de Comunicação ou Comunicação/Prevenção e assegurar a sua implementação nas sub-estruturas de campo
- Contribuir para as secções sobre objectivos de comunicação pública nos documentos de planejamento e relatórios anuais do CICV (por exemplo, Planejamento para Resultados, Relatório de Campo Semestral)
- Desenvolver estratégias para promover as actividades do CICV na mídia e manter contactos regulares com editores e correspondentes
- Organizar e gerenciar eventos de mídia e viagens de campo quando necessário e viável
- Supervisionar a implementação da comunicação pública e conteúdos recolhidos na subdelegação, em estreita colaboração com a equipa de comunicação
- Elaborar comunicados à imprensa, actualizações operacionais e fatos e números, e actualizar as linhas de imprensa em coordenação com o Gerente de Comunicação ou Comunicação/Prevenção e o Director de Relações Públicas regional ou sedeado
- Distribuir conteúdos de mídia para editores e correspondentes
- Supervisionar a produção dos materiais de comunicação pública da delegação. Desenvolver e contribuir para campanhas de comunicação e ferramentas para aumentar a conscientização sobre questões humanitárias
- Apoiar outros departamentos garantindo que a comunicação pública de eventos/treinamentos esteja alinhada com a estratégia da delegação
- Planejar, produzir e publicar conteúdos para plataformas digitais (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, LinkedIn, etc) gerenciadas pela delegação. Trabalhar com os centros regionais de comunicação e unidades relevantes na sede para gerar conteúdos para plataformas globais e regionais usando uma rede de fotógrafos, especialistas em audiovisual e escritores
- Analisar regularmente a eficácia e o impacto das actividades de comunicação pública do CICV e supervisiona o monitoramento das principais questões relacionadas a como o CICV é percebido nas mídias tradicionais e sociais
- Monitorar e analisar regularmente questões-chave para o CICV nas mídias tradicionais e sociais e compartilhar conteúdos de interesse da delegação com o gerente de linha e a gerência
- Liderar a elaboração do relatório de situação e contribuições para o boletim de estágio
- Contribuir para as políticas, orientações e programas relacionados com a comunicação e prevenção da delegação
- Construir a capacidade de comunicação pública da Sociedade Nacional da Cruz Vermelha/Crescente Vermelho e assegurar uma coordenação harmoniosa na comunicação pública com todos os componentes do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, especialmente durante crises e resposta conjunta do Movimento
- Fornecer treinamento e orientação sobre comunicação pública para funcionários em estruturas de campo e outros departamentos
- Substituir o Gerente de Comunicação e atuar como porta-voz quando necessário.
Requisitos
- Diploma universitário em uma área relevante, como ciência política, relações internacionais, jornalismo, gestão da comunicação ou relações públicas
- Excelentes habilidades de comunicação escrita e oral em português e inglês. Outros idiomas locais são um trunfo
- Conhecimentos de informática (competência em MS Office e outros softwares)
- Familiaridade com ferramentas de comunicação digital
- Pelo menos 5 anos de experiência de trabalho em um campo relevante para a comunicação, com pelo menos 2–3 anos em relações com a mídia e geração de conteúdo (dentro ou fora do CICV)
- Competências Funcionais:
- Liderança e Responsabilidade na Gestão de Pessoas
- Trabalho em equipe e colaboração Representando o Beneficiário do CICV e focado no cliente
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados