Vacancy

Oficial Técnico Provincial de Planificação e Saúde

Abt Associates

Abt Associates, Inc é uma empresa privada que intervém em diferentes áreas de actuação no mundo. Em Moçambique a Abt é financiada pela USAID para implementar uma parte do projecto CHASS SMT, cujo objectivo primário é melhorar os serviços clínicos nas províncias de Sofala, Manica e Tete através do Reforço da Capacidade Técnica Institucional para responder com eficácia e eficiência a demanda dos cuidados primários de saúde. É neste âmbito que a Abt Associates Inc pretende recrutar para o seu quadro de pessoal, um técnico qualificado para a posição de Oficial Técnico Provincial de Planificação em Saúde.

Funções
  • Ser responsável por prestar assistência técnica á Direcção Provincial de Saúde (DPS) e aos distritos (SDSMAS) em todos os aspectos ligados à planificação de saúde, incluindo o desenvolvimento e monitoria das componentes de CDMP e CFMP (Cenário de Despesas de Médio Prazo e Cenário Fiscal de Médio Prazo respectivamente).
  • Elaborar e monitorar os PESOD, POA e PES
  • Será da responsabilidade desta posição prestar assistência técnica à DPS e aos distritos na implementação monitorada dos planos de desenvolvimento de saúde a nível provincial e distrital, bem como promover o uso de dados para a monitoria do programa e tomada de decisão
  • Assessorar o pessoal da DPS na formulação, implementação e avaliação das políticas de saúde do GRM, de modo particular nos aspectos técnicos de elaboração das componentes de saúde nomeadamente os quadros de despesas a Médio prazo, quadros fiscais (de saúde) a Médio prazo, planos de desenvolvimento de saúde a nível distrital e provincial
  • Apoiar o desenvolvimento do desenho e gestão do fluxo eficaz de informação de para e dentro do sector de saúde de modo a assegurar o conhecimento e aderência aos prazos de planificação
  • Apoiar a DPS na planificação monitoria e avaliação das intervenções relacionadas aos programas prioritários de saúde publica recursos humanos para a saúde, sistemas de informação de saúde integrados, monitoria do alcance dos principais alvos a nível nacional e provincial
  • Melhorar e facilitar a interacção com outros parceiros relevantes no sector de saúde nas províncias de Sofala, Manica e Tete
  • Apoiar a elaboração de orientações estratégicas como políticas, planos estratégicos e directrizes relacionadas ao fortalecimento dos programas de saúde a nível provincial
  • Contribuir para os estudos de pesquisa, assessorar o pessoal da DPS na identificação e realização de pesquisas e no uso das constatações das pesquisas
  • Utilizar os instrumentos de gestão existentes para monitorar, avaliar, produzir relatórios regulares sobre a implementação e os resultados alcançados
  • Assegurar a qualidade e os padrões de aderência às directrizes de CHASS-SMT e DPS
  • Realizar formações internas e organizar seminários sobre os processos de planificação estratégica e operacional do pessoal do CHASS e o pessoal da DPS a nível provincial, distrital e nas unidades sanitárias
Requisitos
  • Ter conhecimentos sólidos do Sistema Nacional de Saúde e especialmente na área de planificação em saúde
  • Experiência de trabalho nas áreas de planificação em Moçambique constitui especial preferencia.
  • Bons conhecimentos dos métodos de planificação de saúde
  • Fortes conhecimentos dos conceitos e abordagens relevantes para a monitoria e avaliação
  • Fortes habilidades em conceptualização e desenho de políticas e quadros estratégicos
  • Excelente conhecimento prático do sistema de cuidados de saúde em Moçambique
  • Fortes habilidades de gestão e de liderança
  • Capacidade para planificar e executar tarefas complexas de forma autónoma abordando simultaneamente os pormenores de gestão diária e mantendo-se organizado e focado no programa e nas estratégias de longo prazo
  • Excelentes habilidades de relacionamento interpessoal e de comunicação, de iniciativa e de capacidade critica
  • Capacidade de estabelecer e manter relações eficazes de trabalho
  • Diploma universitário em Medicina ou Mestrado em Saúde Pública a área de Gestão de Serviços de Saúde ou outra disciplina relacionada
  • Ter experiência de trabalho com parceiros da USAID e PEPFAR
  • Excelentes capacidades em comunicação escrita, computação, gestão e organização
  • Experiência em projectos financiados pela USAID e fluência em inglês, será uma vantagem
  • Esta posição requer viagens extensivas dentro da província para os distritos e unidades sanitárias
Notas
  • A data prevista para o inicio da actividade é imediata e o seu término depende da disponibilidade de financiamento calculado actualmente em trés anos
  • Qualquer posição fica dependente da disponibilidade de financiamento
  • Os candidatos interessados poderão enviar os seus CVs em inglês e português especificando a província pretendida para o e-mail indicado
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