A ESSOR está a recrutar um Técnico Responsável de Educação, para Beira, em Moçambique.
Funções
- Garantir a boa implantação da Convenção Programa Educação (CP) na província de Sofala e a realização dos desafios de certificação e criação de um selo de qualidade (PC e escolinha)
- Transferir o saber-fazer Educação ESSOR aos parceiros Educação (OCB, ONG e poderes públicos)
- Apoiar os outros Referentes em Moçambique na busca por financiamentos e submissão de novos projectos
- Monitorar a CP educação (a nível técnico e financeiro) e estabelecer um espirito de equipe em prol de uma educação de qualidade para os mais vulneráveis
- Acompanhamento das parcerias e colaboração com os poderes públicos: DPGCAS, DPJDS, SDSMAS, Município da Beira, etc.
- Assegurar o cumprimento dos Memorandos e parcerias já assinadas e renovação dos mesmos quando for pertinente
- Trabalhar sobre os Critérios de Certificação de educadores e animadores, em parceria com os poderes públicos e em coordenação com a sede ESSOR, e estabelecer os Selos de Qualidade (Para escolinhas comunitárias e para Percurso Cidadão)
- Coordenar e avaliar os estágios nas escolinhas ou no Percurso Cidadão e preparar os estagiários à filosofia do projecto
- Realizar as formações dos educadores e animadores
- Implementação de sessões de educação ao desenvolvimento em colaboração com a sede
- Apoio à redacção dos boletins de informação CP EDUC
- Ponto regular com a referente Educação França
- Seguir e controlar o trabalho da Equipe Educação Beira (planificação, indicadores, etc.)
- Responder às solicitações especificas da ESSOR (ex : relatório micro projectos)
- Elaborar e encaminhar para o 10 do mês uma Carta Mensal sintética
- Acompanhar e actualizar mensalmente as matrizes de seguimento da CP Educação
- Formar os autores locais à realização de relatórios mensais
- Capitalizar filmagens e fotografias
- Apoiar a ESSOR, os outros RPs e também parceiros locais na busca de fundos e financiamentos para novos projectos
- Coordenação das actividades pré escolares previstas no quadro da CP
- Participar da elaboração dos planos de acções anuais (mensais, trimestrais)
- Acompanhar planificações mensais/semanais e implementação desses planos de acções
- Gerenciamento das parcerias com as OCB
- Coordenar acompanhamento semanal das escolinhas apoiadas por ESSOR (atenção aos mais desfavorecidos, associativismo, espirito de equipe, filosofia de projecto, aspectos técnicos e administrativos)
- Cuidar da boa utilização das ferramentas de acompanhamento quantitativo/qualitativo e implementação da pedagogia centrada na criança
- Acompanhar e actualizar mensalmente as ferramentas de acompanhamento da CP Educação (Contrato de Objectivo/Carta Mensal, Quadro quantitativo) em relação com o orçamento
- Acompanhamento, dinamização e reconhecimento do GTPEPS (grupo de estudo e partilha de saberes fazer da Primeira infância Sofala entre poderes públicos e sociedade civil)
- Planificar e organizar as informações dos educadores e transmitir o espirito de equipe e a filosofia de projecto
- Articular realizações das pesquisas especificas (seguimento no primário, controle das famílias vulneráveis - base de dados, avaliação das competências das crianças no inicio e fim do ano)
- Dinamizar o trabalho de educação familiar, novos sistemas de sensibilização das famílias, participação financeira e voluntária dos mesmos, desenvolvimento de uma confiança e dialogo entre comunidade e associação
- Identificar e avaliar possibilidades novas parcerias nos distritos para desenvolver pré escolar em modelo rural
- Avaliação anual dos educadores, em conjunto com as Associações (OCBs) envolvidas no Projecto
- Coordenação das actividades do Percurso Cidadão (adolescentes)
- Elaborar, em relação com a sede, os planos de acções anuais e acompanhar as planificações mensais e semanais e a implementação desses planos de acções
- Formar os animadores dentro das Associações Comunitárias parceiras ( utilização do Manual do Percurso Cidadão)
- Avaliação dos conhecimentos e competências dos adolescentes
- Avaliação anual dos animadores,em conjunto com as Associações (OCBs) envolvidas no Projecto e os poderes públicos no ramo da certificação
- Articular uma rede com as OCB Ados e os poderes públicos, organizar trocas de experiência e o selo de qualidade do Percurso Cidadão
- Manter bom relacionamento com a DPJDS e os Serviços Distritais de Dondo, Nhamatanda e Buzi, para a qualidade da expansão nos distritos de Sofala
- Papel com equipe ESSOR local: Participar das reuniões de equipe ESSOR Sofala ( BIOSP, FIP, EDUC) mensais e criar pontes com esses 2 sectores
Requisitos
- Diploma de Ensino Superior e 2 anos no domínio pertinente (Gestão, Educação e/ou Formação)
- 2 anos de experiência em Gestão de Projectos
- Conhecimento ou grande interesse para a pedagogia e a psicologia infantil
- Sensibilidade aos temas de desenvolvimento, experiência associativa
- Bom relacionamento, capacidade a trabalhar em rede, espirito de equipe
- Boas competências informáticas (Word/Excel)
- Língua portuguesa é necessária e desejável francesa
- Espirito de síntese
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Esta posição será baseada na Beira e zona rural limítrofe - Escritório ESSOR Beira