A Contact está a recrutar para o seu cliente, uma prestigiada instituição no ramo de energia, um Técnico Superior de Planeamento Financeiro (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Será responsável, por identificar riscos financeiros a que a instituição está exposta e sugerir medidas de mitigação
- Identificar alternativas de financiamento disponíveis para a instituição, tanto a curto, médio e longo prazos, incluindo os processos e mecanismos para a contratação dos mesmos
- Gerir contratos de financiamento e de seguros com as agências nacionais e internacionais
- Garantir a execução das estratégias de controlo de contratos, visando a redução de gastos e a melhoria de qualidade, através de planeamento e direcionamento dos processos
- Prestar assessoria na gestão de contratos de compra de bens e serviços
- Assegurar a gestão dos contratos na implantação de projectos, verificando a realização físico-financeira, identificando pontos de controlo e propondo soluções
- Gerir e acompanhar todo o processo de obtenção de autorizações de pagamento ao estrangeiro e processos inerentes
- Assegurar a gestão dos investimentos em Engenharia em coordenação com as áreas de negócio
- Assegurar a actualização dos orçamentos plurianuais da empresa
- Proceder à gestão da dívida garantindo a análise, contabilização e programação dos planos de pagamentos de empréstimos, bem como o reporte das operações
- Assegurar a análise permanente das tendências cambiais, taxas de câmbio e taxas de juros do mercado, identificando e recomendando mecanismos de cobertura cambial e taxas de juros (se aplicáveis), bem como operações para a maximização da posição financeira da empresa
- Assessorar na definição de estratégias que visem o bom desempenho do Departamento e da Direcção
- Apoiar o Departamento na elaboração do relatório mensal de gestão, do relatório e contas do exercício e produzir e/ou fornecer informação contabilístico-financeira à gestão
- Cumprir, no exercício das suas funções, as normas e procedimentos da qualidade, segurança, saúde ocupacional e ambiente conforme as orientações gerais e específicas da empresa
- Executar outras tarefas directamente ligadas à função e/ou complementares da mesma
Requisitos
- Licenciatura em Contabilidade e Finanças, Contabilidade e Auditoria ou Gestão de Empresas
- Mínimo de 7 ano de experiência em funções similares
- Sólidos conhecimentos dos mecanismos de acesso às fontes de financiamento e aplicação de excedentes de liquidez
- Domínio de operações de estruturação de financiamento
- Domínio de gestão de pacotes de seguros
- Domínio de Português e Inglês
- Conhecimentos do Sistema de Gestão SAP utilizando funcionalidades específicas
Benefícios
- A oportunidade de integrar uma equipa de trabalho forte e dinâmica, que proporciona um pacote de remuneração compatível com as qualificações e experiência demonstradas
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados