Notícia
Milhares de postos de trabalho serão criados em Moçambique
Andrew Speers, CEO da Petroplan, uma empresa que actua no recrutamento de profissionais especializados no sector de petróleo e gás, prevê que serão criados milhares de postos de trabalho nos próximos quatro anos em Moçambique.
Em declarações à publicação Rigzone, Speers aponta a decisão para a atribuição de licenças de exploração de petróleo e gás a cinco projectos como o factor determinante, já que estes têm o potencial de trazer para o país investimentos num valor de $700 milhões.
Com referência à petrolífera americana Anadarko, que descobriu abundantes reservas de gás na bacia do Rovuma, Speers vê oportunidades para o incremento substancial de força de trabalho, embora alertando para as dificuldades de enquadrar trabalhadores moçambicanos, devido à carência de profissionais especializados no sector.
Uma representante da Anadarko entende que, gradualmente, o país desenvolverá a força laboral para acompanhar os progressos no sector, sobretudo apostando na formação de quadros técnicos.
Embora apontando dificuldades – infra-estruturas, instabilidade política -, Speers considera que o país começará a conhecer um florescimento de oportunidades nos próximos tempos.