Vaga

Assessor – Grupos de Trabalho em Finanças Agrícolas (m/f)

GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento

A GIZ está a recrutar um Assessor - Grupos de Trabalho em Finanças Agrícolas (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento é uma empresa Alemã que oferece serviços, a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
  • Desde 2010, o programa bilateral "Melhoria das Condições-Quadro no Sector Privado e Financeiro" (ProEcon) contribui para um melhor ambiente empresarial, para o desenvolvimento de agronegócios privados e para a melhoria do sistema financeiro em Moçambique. Embora as estratégias nacionais de desenvolvimento agrícola tenham salientado a necessidade de aumentar o envolvimento das instituições financeiras no financiamento da agricultura e do agro-negócio, os anteriores incentivos governamentais e dos doadores foram recebidos com sucesso limitado. Um baixo nível de capacidade sectorial e a falta de envolvimento do sector privado levaram à criação de esquemas de subsídios e mecanismos de partilha de riscos que ou foram mal adoptados pelos bancos ou fracassaram completamente. A terceira componente do programa, Desenvolvimento de Sistemas Financeiros, está a trabalhar com bancos parceiros para os apoiar no desenvolvimento da sua carteira de empréstimos agrícolas
  • O Projecto Global: Fund for Agricultural Policy Advice and Innovation (FABI), implementado através GIZ ProEcon, visa colmatar a lacuna de financiamento agrícola através de um diálogo público-privado melhorado, levando a políticas e incentivos de financiamento agrícola adaptados e melhorados
  • O projecto visa criar e operacionalizar uma estrutura de coordenação para um diálogo público-privado entre as principais partes interessadas, com o objectivo de adaptar e melhorar as políticas e incentivos das finanças agrícolas, promover práticas inovadoras para as finanças agrícolas, encorajar abordagens sensíveis ao género no tema, e reforçar a capacidade dos parceiros nacionais
  • Vai ser criado um comité director e vários grupos de trabalho técnicos, para servir de plataformas para discutir ideias de reforma e estratégias de implementação de mecanismos específicos para finanças agrícolas. O comité director e os grupos de trabalho serão acolhidos pelo MADER e incluirão representantes do Banco de Moçambique, MADER, Instituições Financeiras (AMB), o sector privado, doadores e outras partes relevantes
  • O Assessor de grupos de trabalho sobre as finanças agrícolas (m/f), irá actuar como coordenador, moderador, e apoio para os grupos de trabalho técnicos sobre finanças agrícolas, estando baseado no escritório do GIZ ProEcon em Maputo
Funções
Organização e coordenação
  • Organização e coordenação das várias reuniões do grupo de trabalho, incluindo todos os intervenientes relevantes, ou seja, representantes de instituições financeiras, órgãos governamentais, associações de agricultores e doadores. Isto inclui:
  • Desenvolver um calendário trimestral ou semestral das reuniões
  • Expedir convites para os diferentes membros do grupo de trabalho
  • Responder pela organização logística das reuniões
  • Coordenar com os líderes técnicos dos grupos trabalho, ser responsável pela agenda dos encontros regulares ou ocasionais e por enviar o convite aos restantes membros Responsável pela redacção das actas e envio para os membros e direcção técnica dos grupos de trabalho
  • Ser responsável pela moderação em colaboração com o líder técnico do grupo de trabalho
Capacitação
  • Identificar e buscar, quando for necessário e em colaboração com o líder técnico do grupo de trabalho, perícia com conhecimentos especializados para desenvolver as capacidades dos membros do grupo de trabalho sobre um tópico específico
  • Elaborar Termos de Referência para consultores de curto prazo (em colaboração com o líder técnico do grupo de trabalho) para actividades de formação e capacitação dos membros do grupo de trabalho sobre temas específicos das finanças agrícolas
  • Identificar e convidar peritos externos (nacionais e internacionais) para contribuições e debates sobre temas específicos das finanças agrícolas no contexto dos diferentes grupos de trabalho
Monitoria e gestão do conhecimento
  • Estabelecer e manter um sistema de gestão do conhecimento de utilização fácil para os outputs dos grupos de trabalho e os contributos de peritos (como fonte de informação para organismos consultivos de alto nível, como o Comité de Coordenação do Sector Agrário do MADER (CCSA) e as Unidades de Implementação de Reformas do MIC (UIRs))
  • Desenvolver e implementar (em colaboração com o líder técnico do grupo de trabalho e a GIZ) uma estratégia de divulgação de informação / sensibilização do público em geral (nacional, intra-GIZ, e comunidade de doadores mais vasta)
  • Aplicar e contribuir para a utilização adequada de todas as ferramentas de gestão da GIZ
  • Estabelecer ligações e informar regularmente a GIZ ProEcon e FABI sobre o progresso dos grupos de trabalho, participar activamente e contribuir para reuniões organizacionais com o pessoal dos dois programas
Requisitos
  • Licenciatura preferencialmente em Economia, Administração, Gestão financeira e bancária, Agricultura, Relaciones internacionais; Ou grau de mestre é desejável
  • Pelo menos sete (7) anos de experiência profissional; no sector de micro-finanças, sector bancário, agro-negócio ou finanças agrícolas. Possuir experiência especificamente no sector das finanças agrícolas é uma vantagem
  • Pelo menos dois (2) anos de experiência na coordenação e moderação de eventos e/ou grupos de trabalho
  • Conhecimentos e experiência prática de trabalho em parceria com o sector publico especialmente MADER, bancos comerciais e agri-PMEs
  • Conhecimento e compreensão de gestão de projetos de cooperação internacional, incluindo processos de monitoria orientada a resultados e de sistematização/apresentação de experiências
  • Fluência em português e excelente conhecimento de inglês falado e escrito
  • Alta capacidade de moderar grupos de diálogo
  • Sólidos conhecimentos informáticos (MS Word, Excel, PowerPoint; Outlook)
  • Boa capacidade de organização do trabalho e de comunicação
  • Orientação a resultados e soluções, com vontade de desenvolver as próprias capacidades conforme exigido pelas tarefas a serem executadas
Benefícios
  • Oferecemos um ambiente favorável para aprendizagem e crescimento profissional
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Encorajamos fortemente a participação de mulheres
  • O contrato de trabalho será em regime de tempo parcial (60%)
 
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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