A GIZ está a recrutar um Assessor para Gestão de Informação e Comunicação (m/f), para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- A GIZ – Cooperação Alemã para o Desenvolvimento é uma empresa Alemã que oferece serviços, a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
- O Ministério Federal Alemão para Cooperação Econômica e Desenvolvimento (Bundesministerium für wirtschaftliche Zusammenarbeit und Entwicklung, BMZ) incumbiu à Agência Alemã para Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH) e ao Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) o projecto nacional “Support to forcibly displaced persons in Northern Mozambique”
- A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique é afetada por um violento conflito desde Outubro de 2017. Mais de 870 mil pessoas foram deslocadas à força pela violência do conflito dentro do país, a maioria nas províncias de Cabo Delgado e Nampula
- O objectivo geral do projecto nacional é de melhorar as condições de vida dos deslocados internos, refugiados e membros da população de acolhimento, especialmente mulheres e jovens, em comunidades seleccionadas no norte de Moçambique
- A área de intervenção na qual está inserida a vaga em anúncio é composta por cinco áreas de intervenção inter-relacionadas que incluem:
- IA 1: Ensino Técnico e Vocacional
- IA 2: Geração de renda
- IA 3: Transformação de conflitos e coesão social
- IA 4: Acesso melhorado aos serviços de protecção
- IA 5: Apoio à coordenação do Nexus HDP
Funções
Gestão de informação
- Apoiar a organizações parceiras em várias atividades nas áreas de gestão de informação e comunicação
- Desempenhar um papel de liderança no projecto, desenvolvimento, gestão e aprimoramento de sistemas de gestão de dados, incluindo banco de dados e planilhas, juntamente com o processo relacionado com a coleta, limpeza e verificação de dados
- Coletar, compilar, analisar e fazer relato sobre vários dados primários e secundários de várias fontes e organiza a manutenção e arquivo de registros estruturais
- Mantêr uma abordagem orientada para o cliente que garanta o fornecimento de serviços e produtos de gestão de informações de alta qualidade para o projecto e a comunidade HDP
- Desenvolver e mantêr uma base de conhecimento para o projecto, coletando e compilando todas as informações disponíveis para apoiar a planificação e a implementação do projecto
Comunicação
- Fazer a ligação com a equipe do projecto e a componente do ACNUR do projeto para entender o público-alvo, planificar a estratégia de comunicação e divulgação
- Apoiar o(s) Assessor(es) Técnico(s) do projeto, líderes de equipe e profissionais-sénior em suas funções, especialmente sobre o engajamento de parceiros
- Projetar, produzir, publicar e divulgar material de comunicação principalmente para o público nacional, mas também internacional
- Realizar revisão técnica e de garantia de qualidade de produtos de comunicação e relatórios oficiais
- Liderar o desenvolvimento de materiais de comunicação, marca do projecto e documenta as actividades do projeto por meio de conteúdo textual, conteúdo audiovisual e outros meios
- Apoiar o uso de novos mecanismos de comunicação inovadores para compartilhar os principais resultados do projeto e as boas práticas, especialmente usando mídia digital
- Apoiar o desenvolvimento de uma estratégia de comunicação, definindo canais e ferramentas de comunicação passiva e activa, para identificar o público-alvo e vários meios de comunicação (impressão eletrônica etc.)
- Liderar a implementação da estratégia de comunicação acima mencionada, actuando como consultor e trabalhando em estreita colaboração com as comunicações e mídia relacionadas ao pessoal do projeto GIZ e ACNUR
- Actuar como inter-ligação para o escritório central da GIZ em Maputo e assumir a responsabilidade pelo controle de qualidade e alinhamento com a marca corporativa, identidade e diretrizes de design da GIZ
- Executar outras tarefas relevantes mediante solicitação do líder do projecto ou coordenador do HDP que não são explicitamente citados na descrição do trabalho
Requisitos
- Pós-graduação em gestão da informação/Comunicação de massas/comunicação para o desenvolvimento/ ciências sociais ou áreas afins
- Mínimo de 5 anos de experiência profissional em gestão de informação/comunicação corporativa ou pesquisa nas áreas de migração e desenvolvimento/proteção social/ desenvolvimento económico local ou similar
- Uma boa compreensão da implementação do programa no seu global é uma vantagem
- Experiência de trabalho com organizações bilaterais e multilaterais/agências internacionais na migração e desenvolvimento é uma vantagem
- Fortes habilidades de design e gestão de bancos de dados (familiaridade com software como MS Access, Excel, MySQL)
- Conhecimentos sólidos dos produtos de software MS Office (especialmente: MS Access, MS Excel, MS Power-point, MS Word)
- Habilidades de web design e programação/administração de banco de dados (familiaridade com PHP, HTML, etc.)
- Compreensão profunda sobre os indicadores e seu desenvolvimento
- Desenvolvimento/produção de publicações, especialmente redacção de texto, design de elementos gráficos e diagramação
- Disponibilidade para realizar viagens domésticas frequentes, conforme necessário
- Inglês e Português fluente, qualquer outro idioma regional será uma vantagem
- Disposição para aprimorar as habilidades conforme exigido pelas tarefas a serem executadas. As medidas correspondentes são acordadas com a direcção do projecto
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Esta é uma posição nacional
- Encorajamos a mulheres, pessoas com deficiência e grupos minoritários a se candidatarem a esta posição. A GIZ está comprometida com a igualdade de oportunidades e a diversidade de perspectivas no local de trabalho