A EGPAF está a recrutar um Assessor Técnico de TB, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Elizabeth Glaser Pediatric Aids Foundation (EGPAF), Escritório de Moçambique trabalha em estreita colaboração com a equipa do Governo dos EUA e o Ministério da Saúde em Moçambique, incluindo as equipas provinciais e distritais de saúde para apoiar os Programas Clínicos Integrados de HIV em duas províncias; A abordagem da Fundação é de apoiar o Ministério da Saúde no aumento do acesso aos programas de PTV e Cuidados e Tratamento centrados na família; Em linha com a missão da Fundação, o programa pretende assegurar a inclusão de crianças e garantir o seu acesso aos serviços de prevenção, cuidados e tratamento de qualidade
Funções
- O Assessor Técnico para área da TB, tem a responsabilidade primária de colaborar com o MISAU e outros parceiros na elaboração da estratégia para a área de TB e de operacionalizar as intervenções desta estratégia nas Províncias, Distritos e Unidades Sanitárias apoiadas pela EGPAF
- A Posição é responsável por capacitar as equipas Provinciais da EGPAF: Assessores Clínicos e Oficiais de Programa, de forma que estes sejam capazes de dar assistência técnica às equipas da DPS e SDSMAS e pessoal de saúde nas Unidades Sanitárias para garantir um acesso abrangente e de qualidade aos serviços Clínicos de TB
- Participar nos grupos técnicos de Trabalho do MISAU e com outros parceiros, e dar assistência técnica para o desenvolvimento de estratégias, políticas, procedimentos, normas, manuais, materiais técnicos/instrumentos nacionais, nomeadamente em matéria de cuidados e tratamento da TB
- Participar no desenvolvimento das estratégias para TB-HIV/TB e na elaboração e revisão do plano anual da sede e das províncias da EGPAF que sustenta o plano de actividades de TB do MISAU
- Providenciar apoio técnico e programático a equipa técnica da EGPAF, para implementar o pacote compreensivo de Cuidados e
- Tratamento da TB e sistema de transferência de serviços de elevada qualidade que estejam em concordância com os guiões do PNCT do MISAU
- Assegurar a implementação provincial do programa nacional de combate a TB da EGPAF, garantindo o acesso aos serviços clínicos de qualidade
- Identificar necessidades e coordenar as formações sobre o diagnóstico e tratamento da TB para as equipas províncias da EGPAF: Assessores Clínicos e Oficiais de Programa
- Trabalhar com as equipas Provinciais para estabelecer o fluxo dentro das Unidades Sanitárias de forma a fortalecer as ligações entre serviços e de forma a garantir o acesso aos cuidados continuados
- Assegurar a integração e planificação das actividades colaborativas dos serviços de cuidados e tratamentos de HIV com a TB, a nível das DPS e SDSMAS
- Apoiar as equipas provinciais na integração de serviços do Programa Nacional de Combate a TB com SMI e APSS
- Apoiar as equipas provinciais na implementação de medidas inovadoras que contribuam para aumentar o acesso ao diagnóstico e tratamento da TB
- Apoiar as equipas provinciais no estabelecimento de um sistema de referência entre as US de referência e US periféricas de forma a garantir o seguimento de pacientes
- Garantir a qualidade dos serviços do PNCT na Província de Gaza, através de visitas de supervisão e de orientação técnica
- Garantir o apoio técnico as equipas provinciais na ligação do PNCT na unidade sanitária com os serviços comunitários
- Colaborar com equipa multidisciplinar: Assessor Técnico para PTV/ Pediatria, Assessor Técnico para Área de Apoio Psicossocial e Comunitário e equipe de Monitoria e Avaliação, para subsidiar a Direcção Técnica da EGPAF
- Avaliar as necessidades de formação e desenvolver a capacidade da equipe provincial da EGPAF através da formação, supervisão e capacitação em apoiar, monitorar e avaliar programas de atendimento integrado de TB/HIV
- Realizar a tutoria a assessores clínicos provinciais e providenciar actualizações científicas relacionadas ao TB e suas implicações na implementação do programa
- Apoiar no seguimento do progresso das unidades sanitárias, através das visitas de supervisão formativas e elaboração dos relatórios do Programa Nacional de Combate a TB em colaboração com o MISAU
- Contribuir na elaboração dos relatórios periódicos a serem reportados para os doadores e dar retro informação atempada aos distritos e províncias sobre o programa
- Contribuir para pesquisas operacionais (avaliação de saúde pública) para avaliar a eficácia e identificar as lições aprendidas e melhores práticas do programa de combate e tratamento de TB
Requisitos
- Licenciatura em Medicina
- Mestrado em Saúde Pública ou outro grau de mestrado relevante será uma vantagem
- Pelo menos 3-5 Anos de experiência clínica em Tuberculose com excelentes conhecimentos em cuidados e tratamento de adultos infectados pelo HIV e TB e de gestão do programa de HIV e TB em contextos de recursos limitados
- Habilidades e conhecimentos em monitoria e avaliação (métodos quantitativos e qualitativos) de programas de HIV e Tuberculose
- Habilidades e conhecimentos em desenho e gestão de programas, incluindo a capacitação institucional e fortalecimento de sistemas de saúde
- Experiência na formação, supervisão e monitoria do pessoal
- Capacidade de trabalhar em equipa multidisciplinar
- Habilidades de comunicação oral e escrita
- Proficiência em língua portuguesa e inglesa (oral e escrita)
- Conhecimento das aplicações Microsoft Office (Excel, Word, PowerPoint e Outlook)
- Conhecimento de princípios e práticas que regem os programas de subsídios do Governo dos EUA será uma vantagem
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- As candidaturas devem ser acompanhadas de Curriculum Vitae, cópias de diplomas e referências
- O posto é baseado em Maputo, com deslocações frequentes às províncias
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura