Vaga

Assistente de Estatística, Monitoria & Avaliação e Aprendizagem (m/f)

CISM - Centro de Investigação em Saúde de Manhiça

O CISM está a recrutar um Assistente de Estatística, Monitoria & Avaliação e Aprendizagem (m/f) para Manhiça, em Moçambique.
Descrição
  • O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça tem estado a trabalhar em parceria com a ONG britânica Comic Relief, a fundação bancaria espanhola La Caixa, Fundação Melinda & Bil Gates e o Ministério de Saúde de Mocambique (DPC e PNCM) no fortalecimento de sistemas de informação em saúde em Moçambique no contexto da iniciativa para eliminação da Malária na região Sul de Moçambique. Assim sendo e no âmbito do financiamento da Comic Relief, pretendemos recrutar a posição supracitada cujas tarefas/responsabilidades e requisitos estão listados abaixo
  • Objectivos: O Assistente de Estatística, Monitoria & Avaliação e Aprendizagem será responsável pela planificação, implementação, monitorização, gestão de dados e apoio técnico aos Oficiais Distritais de Monitoria & Avaliação e Aprendizagem
Funções
Gestão de Dados
  • Desenho, implementação e documentação de bases de dados e formulários para a colecta electrónica de dados
  • Implementação de processos e sistemas de limpeza de dados regular
  • Colaboração com PI na elaboração de planos de análises estatísticas
  • Visualização de dados
  • Análise de dados e produção de relatórios estatísticos
  • Colaborar com PI na interpretação de resultados e elaboração de artigos científicos
  • Promoção de formação e discussão sobre tópicos de gestão de dados e metodologia estatística
Planificação, Monitoria e Reporte
  • Garantir a planificação periódica (mensal, trimestral, semestral e anual) das actividades gerais do projecto a nível Central
  • Apoiar a Gestão Central (CISM Manhiça) na orçamentação das actividades
  • Elaborar relatórios mensais, trimestrais, semestrais e anuais das actividades do projecto a central (Relatório Quantitativo e Qualitativo)
  • Com base nas metas do quadro do desempenho do projecto fazer o seguimento dos indicadores em relação as metas do projecto a nível Provincial
  • Apoiar na avaliação de desempenho numa base trimestral do staff do quadro do projecto identificar mecanismos de treino em serviço
  • Garantir o cumprimento dos prazos de envio de relatórios periódicos ao nível central
Supervisão e Controle de Qualidade
  • Realizar visitas periódicas ao escritório provincial e distritos, para apoio técnico na implementação do projecto pelo menos uma vez por trimestre
  • Garantir que a equipa provincial realize no mínimo uma visita de supervisão por mês a todos distritos
Análise de Dados e Divulgação de Informação
  • Participar no desenho/revisão dos instrumentos de M&A e outros documentos do projecto que permitam a recolha de informação adequada para alimentar aos indicadores do projecto
  • A nível da central, conceber um sistema de gestão e arquivo de dados (organização e tratamento das evidências da realização das actividades na província) e seguimento dos indicadores do projecto
  • Semanalmente, receber as evidências das actividades realizadas na provincial pela equipa local, organizar, analisar e disponibilizar para elaboração de relatórios periódicos do projecto
  • Mensalmente actualizar ao PI e director do projecto sobre o ponto de situação das actividades e dos indicadores do projecto
  • Monitorizar constantemente os dados gerados nos distritos alvo através do DHIS2, assegurar a discussão mensal da informação com a equipa provincial bem como com o PI e Director do projecto
  • Garantir que os objectivos do estudo sejam integralmente cumpridos e/ou identificar riscos e propor planos de mitigação dos mesmos
  • Responder as solicitações do projecto, sempre que necessário
  • Planificar e moderar os encontros internos/semanais de coordenação ou com MISAU e outros parceiros do projecto, sempre que necessário
  • Participar em encontros com o Director do projecto e PI, conforme solicitado
  • Realizar outras tarefas que lhe forem incumbidas pelo PI ou Director do Projecto
Requisitos
  • Licenciatura em Bioestatística, Estatística Sanitária, ou Saúde Pública/Sistemas de Informação para Saúde ou área similar
  • Mestrado em Bioestatística, M&A, Saúde Pública ou áreas afins
  • Mínimo de 3 (três) anos de experiência em gestão de dados, monitoria e avaliação
  • Experiência comprovada na supervisão e gestão do pessoal
  • Experiência na recolha, processamento e análise de dados na área da saúde ou epidemiologia
  • Experiência com métodos de auditoria da qualidade de dados
  • Domínio de pacotes estatísticos Stata e R (na componente de programação)
  • Domínio de sistemas de bases de dados relacionais (MySQL/MariaDB, PostgreSQL e Sybase) e da linguagem SQL
  • Domínio de sistemas de preparação de documentos usando linguagens de marcação TeX/LaTeX, Sweave e RMarkdown
  • Domínio de softwares de coleta electrónica de dados OpenDataKit, REDCap e OpenClinica
  • Fluência na língua portuguesa e inglesa (oral e escrita)
  • Capacidade de trabalhar em equipa
  • Conhecimentos do DHIS2 ou sistemas de informação em saúde será uma vantagem
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
Perfil da empresa

  • Centro de Investigação em Saúde de Manhiça (CISM) foi criado em 1996 com o objectivo de impulsionar e conduzir investigação biomédica em áreas prioritárias de saúde, para promover e salvaguardar a saúde das populações mais vulneráveis.
  • Desde a sua criação, o Centro desenvolveu-se seguindo a orientação de um Programa de Cooperação Bilateral entre os Governos de Moçambique e de Espanha e com o apoio do Hospital Clínic da Universitat de Barcelona (por via da Fundação Clínic per la Recerca Biomédica).

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Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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