A ACDI/VOCA está a recrutar um Chefe de Projecto (m/f) para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- Desde 1963 e em 148 países, a ACDI/VOCA tem capacitado pessoas em nações em desenvolvimento e em transição para terem sucesso na economia global. Com sede em Washington, D.C., ACDI/VOCA é uma organização internacional de desenvolvimento sem fins lucrativos que concebe e entrega soluções técnicas e de gestão nas áreas de agricultura, de crescimento económico e de resiliência para promover a prosperidade económica e a inclusão social
- ACDI/VOCA procura um Chefe de Projecto para um próximo programa agrícola financiado pela USAID em Moçambique. O programa combinará financiamento em agricultura, água, saneamento e higiene (WASH), e nutrição para resolver lacunas e abordagens programáticas na construção de resiliência de famílias e comunidades vulneráveis em distritos seleccionados nas províncias da Zambézia e Nampula. O programa almeja atingir este objectivo através de abordagens inclusivas para aumentar a produtividade dos sistemas agrícolas e alimentares, fomentar a diversificação da renda familiar, e intercalar, sequenciar e integrar intervenções de segurança alimentar, água sustentável, e nutrição positiva
- O Chefe de Projecto proverá liderança estratégica para o programa com uma abordagem de gestão adaptativa na implementação do projecto, supervisionará todo o pessoal e actividades, e defenderá um ambiente de trabalho de aprendizagem colaborativo e inclusivo. Servirá como elo de ligação fundamental do programa com a sede em Washington DC, contrapartes governamentais, partes interessadas do sector privado, subcontratantes, instituições académicas, e outros parceiros locais. A posição será localizada em cidade ainda a ser determinada, no entanto, há uma forte preferência para que seja em Nampula, Moçambique
Funções
- Prover visão técnica global, liderança, e gestão de projecto
- Gerir e supervisionar o trabalho de todos os consultores internacionais, pessoal de projecto local e subempreiteiros
- Assegurar o desempenho técnico, financeiro e de cronograma no dia-a-dia do projecto de acordo com as regras e regulamentos da USAID, com o escopo geral e planos de trabalho anuais
- Servir como ligação chave do programa com a sede da ACDI/VOCA, contrapartes governamentais, partes interessadas do sector privado, subcontratantes, instituições académicas, e outros parceiros locais para trocar informações e desenvolver relações profissionais
- Servir como o principal ponto de contacto com a USAID no que diz respeito à implementação e gestão quotidiana dos assuntos relacionados ao contrato
- Criar e implementar de forma colaborativa uma visão programática estratégica a longo prazo
- Dirigir a preparação e supervisionar o plano de trabalho do projecto, orçamentos e análises financeiras, gestão de desempenho e comunicações estratégicas
- Avaliar as actividades de subempreiteiros e de subvenções através de reuniões consultivas, visitas ao local e relatórios
- Assegurar que as actividades e resultados são implementados dentro do cronograma previsto e orçamento aprovado
- Fazer apresentações orais ou escritas, conforme solicitado pelo cliente, a públicos variados
- Coordenar actividades e preparar relatórios anuais de resultados, pedidos de recursos, relatórios trimestrais e análises financeiras; coordenar com a sede o desenvolvimento de perfis, histórias de sucesso, etc.
Requisitos
- Mestrado em Agronegócios, Desenvolvimento Internacional, Economia, Gestão Empresarial, Desenvolvimento Agrícola ou Rural, Agronomia, Marketing, Mercado de Trabalho, Ciência/Gestão Ambiental, Clima/Adaptação, ou outro campo relevante necessário
- Mínimo de 5 anos de experiência como Chefe de Projecto ou Vice-Chefe de Projecto com gestão de actividades de desenvolvimento agrícola grandes e complexas, com foco em resiliência e meios de subsistência
- Pelo menos 7 anos de experiência de trabalho com projectos financiados pelo governo dos Estados Unidos ou outros doadores. Experiência com gestão de contratos da USAID é altamente preferida
- É necessário conhecimento de regras e regulamentos financeiros em nível elevado e de desenvolvimento de planos de trabalho, orçamentos e implementação de programas
- Habilidade comprovada de colaborar com sucesso com funcionários governamentais do país anfitrião, doadores internacionais, e partes interessadas do sector privado
- Experiência demonstrada com a abordagem de Colaboração, Aprendizagem e Adaptação (CLA) é desejável
- Comprometimento e experiência na melhoria da inclusão e empoderamento de grupos de actores do mercado mal servidos e marginalizados, incluindo mulheres, jovens, pequenos produtores rurais, e outros
- Capacidade de colaboração entre projectos; flexibilidade e criatividade
- Forte habilidade de liderança e de comunicação necessárias
- Experiência de trabalho em Moçambique altamente desejada
- Fluência em Inglês e Português necessárias
Notas
- As candidaturas serão prontamente revistas após recepção; apenas os finalistas serão contactados. A ACDI/VOCA é um empregador que não discrimina (equal opportunity employer). As mulheres, minorias e pessoas de grupos diversos são encorajadas a candidatarem-se. A ACDI/VOCA nunca solicitará pagamento ou cobrará uma taxa para a candidatura à qualquer cargo