Vaga

Conselheiros de Negócios Associados (m/f)

TechnoServe

A TechnoServe está a recrutar Conselheiros de Negócios Associados (m/f), para Nampula, em Moçambique.
Descrição
  • Âmbito e Objectivo do Projecto: A TechnoServe vai efectuar o piloto de um projecto que visa acelerar o crescimento das micro e pequenas e médias empresas no norte de Moçambique, sob financiamento de um consórcio de parceiros – Cooperação Suíca para o Desenvolvimento, a Fundação ExxonMobil, o Standard Bank e a Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique - que estão unidos por um compromisso compartilhado para impulsionar o desenvolvimento económico inclusivo no norte de Moçambique. Sob esta visão partilhada de crescimento inclusivo, a TechnoServe propõe um projecto de aceleração do crescimento, para potencializar as empresas de propriedade das mulheres e jovens, criar oportunidades económicas e aumentar a geração de rendimentos através de intervenções catalíticas e facilitadoras. Espera-se que este projecto-piloto de um ano desenvolva uma estratégia de implementação a longo prazo, com base nas lições deste primeiro ano
  • A TechnoServe está a recrutar três (03) Conselheiros (as) de Negócios Associados (as), baseados em Nampula
Funções
  • Conselheiro (a) de Negócios Associado (a) reportará directamente ao Conselheiro Sénior de Negócios (Senior Business Advisor) e terá uma linha paralela de reporte ao Consultor Sénior de Negócios (Senior Business Advisor - entrepreneurship). Conselheiro (a) de Negócios Associado (a) será responsável pela identificação, recrutamento, formação e acompanhamento pós-formação, das mulheres e jovens participantes do projecto. Conselheiro (a) de Negócios Associado (a) será o responsável por facilitar as sessões de formação e mentoria, em matérias de habilidades de negócio, literacia financeira, sensibilização sobre o género e promoção de networking entre os empreendedores
  • Para tal, o (a) Conselheiro (a) de Negócios Associado (a) vai trabalhar em estreita colaboração com as comunidades locais, mulheres e jovens empreendedores, e parceiros do sector público e privado. O/A Conselheiro (a) de Negócios Associado (a) é responsável pelos registos de formação, e prestação de qualquer outro apoio na execução das actividades de campo, assim como de monitoria e avaliação do projecto
  • Espera-se que o (a) Conselheiro (a) de Negócios Associado (a) seja auto-suficiente, motivado e pró-activo, mas será apoiado por membros da equipa local da TechnoServe em Moçambique. O Conselheiro (a) de Negócios Associado (a) estará sediado em Nampula, executando a maior parte das suas actividades no campo. As principais responsabilidades incluem:
  • Participar na formação, “formação de formadores”, sobre tópicos-chave como habilidades de Facilitação e Ensino para adultos; Sensibilização ao Género e Recrutamento Sensível ao Género; Literacia financeira; e habilidades de gestão de negócios
  • Coordenar todas as actividades relacionadas à preparação das actividades de formação e garantir que as práticas operacionais, logísticas e financeiras sejam cumpridas conforme à política da TechnoServe
  • Apoiar na localização, identificação e integração de mulheres e jovens empreendedores nos ciclos de formação do projecto de acordo com os critérios de selecção definidos
  • Seguir o guião, metodologia e critérios de formação, incluindo a duração da aula, respeitando as directrizes e normas de pontualidade, uso de materiais, actividades, e os planos de aula e de trabalho aprovados
  • Assegurar que a formação técnica é de alta qualidade, relevante localmente (utilização da língua local e exemplos locais) e chega aos participantes de forma eficaz
  • Identificar lacunas de competências chave dentro dos grupos-alvo em relação às oportunidades económicas locais e fornecer feedback ao supervisor sobre os requisitos/necessidades de formação e propor melhorias no currículo
  • Oferecer uma orientação e aconselhamento regular ao longo do projecto para melhoria do desempenho dos negócios e apoiar no desenvolvimento e implementação dos planos de crescimento de negócio
  • Registrar com precisão a participação e ausências dos participantes, e levantar preocupações/questões de maneira pró-activa e regular com a equipa do projecto
  • Garantir a implementação da estratégia de género e que as metas de género do projecto sejam atingidas, assim como apoiar e acompanhar os participantes que enfrentem os desafios ligados a questões de género, psicossociais, desistências, comunicar os mesmos desafios a equipa do projecto para apoio e resolução
  • Oferecer um módulo de sensibilização sobre género eficaz, culturalmente sensível e de alta qualidade para as mulheres e jovens empreendedores, garantindo que a mensagem certa seja transmitida (assegurando que estratégias de mitigação da Violência Baseada em Género estejam sendo seguidas) e monitorar se as mulheres estão efectivamente a absorver as aprendizagens
  • Desenvolver e manter uma relação de trabalho de confiança, comunicativa e positiva com os funcionários do governo local, a comunidade empresarial, líderes comunitários, para assegurar uma boa compreensão do projecto e reforçar a colaboração local
  • Efectuar a recolha de dados relevantes para fins de monitoria, avaliação e aprendizagem (pesquisas de baseline, midline, endline; colecta rotineira de dados, avaliações das formações, boas práticas de negócio) observando os critérios de qualidade estabelecidos pela área de Monitoria e Avaliação, utilizando as ferramentas indicadas para o efeito, e dentro dos prazos estabelecidos
  • Trabalhar activamente com a equipa de campo para captar sucessos, fracassos e aprendizagens e partilhar estas aprendizagens internamente, e discutir com o Gestor do Projecto como ajustar o projecto em conformidade
Requisitos
  • Licenciatura em gestão de empresas, economia, estatística ou desenvolvimento internacional, ou formação académica relevante num campo analítico, com capacidades analíticas comprovadas em estudos de mercado
  • Experiência de campo e técnica de 2 anos, na implementação de projectos de desenvolvimento de negócios, desenvolvimento comunitário, empreendedorismo e inclusão financeira, com particular enfoque nas mulheres e jovens localizados nas zonas urbanas e rurais
  • Excelentes habilidades interpessoais e de networking; capacidade excepcional para se familiarizar com as práticas da comunidade local e simpatizar e compreender as necessidades das mulheres e jovens empreendedores locais
  • Experiência de trabalho com programas de formação e/ou orientação de jovens e mulheres
  • Compromisso demonstrado para fazer avançar a igualdade de género
  • Capacidade de equilibrar múltiplas prioridades e cumprir prazos exigentes
  • Fortes capacidades de gestão de projectos, análise financeira e atitude empreendedora
  • Capacidade de trabalhar de forma eficaz com supervisão mínima
  • Disponibilidade para estar baseado e trabalhar a tempo inteiro com as comunidades rurais
  • Postura, maturidade, bom senso e capaz de resolver problemas e gerar soluções inovadoras
  • Excelente comunicação verbal
  • Fluência na língua Portuguesa, fluência em línguas locais será uma vantagem
  • Experiência no contexto sócio-económico da região norte, será uma vantagem
  • Compreender, respeitar e promover os valores, a visão e a estratégia da TechnoServe na implementação das tarefas atribuídas
Notas
  • Encoraja-se fortemente candidaturas de profissional de género feminino
  • Serão contactados (as) todos (as) que estiverem seleccionados para fase seguinte
  • A TechnoServe é uma empregadora de oportunidades iguais para minorias, mulheres, veteranos protegidos e pessoas com deficiência
Perfil da empresa

  • TechnoServe, Inc., é uma Organização Não Governamental sem fins lucrativos, que foi incorporada em 1969 sob as leis do Estado de Nova Iorque, nos EUA.
  • A TechnoServe trabalha com pessoas empreendedoras no mundo em desenvolvimento para construir farmas, empresas e indústrias competitivas. Somos uma organização sem fins lucrativos que desenvolve soluções empresariais para pobreza, interligando as pessoas, à informação, ao capital e os mercados. O nosso trabalho está enraizado na ideia de que, dada a oportunidade aos homens e mulheres trabalhadores, mesmo em lugares mais pobres, podem gerar renda, empregos e riqueza para as suas famílias e comunidades. Com mais de cinco décadas de resultados comprovados, acreditamos no poder empresarial privado para transformar vidas. Em Moçambique operamos desde 1998, e desenvolvemos as nossas actividades nas províncias de Cabo Delgado (Pemba), Nampula, Zambézia (Quelimane), Manica (Chimoio), Inhambane (Maxixe) e em Maputo onde está o nosso escritório central.

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Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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