Vaga

Consultor de Comunicação (m/f)

International IDEA

O International IDEA está a recrutar um Consultor de Comunicação (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • O Escritório do International IDEA em Moçambique está a gerir um Programa financiado pela União Europeia e co-financiado pela Áustria com a duração de cinco anos (2018-2023) para apoiar a consolidação da democracia em Moçambique. O Programa procura alcançar seus objectivos através do apoio à capacidade e iniciativas de observação eleitoral nacional, acções de educação cívica e eleitoral, fortalecimento da resiliência da administração eleitoral para responder a riscos eleitorais, apoio a reformas eleitorais e desenvolvimento de capacidades de instituições eleitas e dos seus membros e funcionários
  • Para reforçar a equipa do Escritório e alcançar os resultados do Programa mais eficazmente, estamos a contractar um(a) (1) Consultor de Comunicação em regime parcial. A vaga está aberta apenas para cidadãs/ãos moçambicanas/os ou residentes permanentes em Moçambique. A prestação da consultoria terá uma duração aproximada de 18 meses. Os detalhes estão descritos abaixo
  • Programa: “Consolidação da Democracia em Moçambique”
  • Supervisor: Gestor de Programas
  • Duração das tarefas: Aproximadamente 18 meses
  • Financiado pela União Europeia e co-financiado pela Agência Austríaca de Desenvolvimento, o Programa “Consolidação da Democracia em Moçambique” é um programa de longo prazo concebido para apoiar o processo democrático de Moçambique e é implementado pelo International IDEA
  • O Consultor(a) de Comunicação contribuirá para todas as actividades de informação pública do Programa, através de meios impressos, digitais e de radiodifusão e actuará como elemento de ligação com os parceiros de implementação do Programa em todos os assuntos relacionados com comunicação pública e visibilidade do Programa. Essas tarefas exigem interacção com vários parceiros para colectar informação, desenvolver e priorizar conteúdo e estar ao corrente de notícias e eventos. O Consultor lida com a redacção, edição e divulgação de eventos e resultados do Programa, sob a orientação e supervisão do Gestor do Programa. O Consultor(a) de Comunicação irá garantir que os resultados estejam em linha com as estratégias de comunicação do International IDEA e da UE e fornecerá suporte de acordo com as necessidades e requisitos do Programa
Funções
  • Fornecer suporte de comunicação e media ao escritório do International IDEA em Moçambique e a todos os parceiros dentro do Programa de Moçambique
  • Coordenar e realizar reuniões de comunicação regulares com os pontos focais de comunicação de todos os parceiros para se manter bem informado sobre as actividades planificadas, próximos eventos e fornecer orientação e suporte
  • Coordenar os inputs de comunicação dos parceiros do Programa e inserir o conteúdo gerado pelo Programa nas plataformas de comunicação relevantes
  • Gerar conteúdos de alta qualidade e manter activas as redes de media social do Programa
  • Responder a perguntas da comunicação social, produzir e publicar histórias de sucesso do Programa
  • Manter actualizada a base de dados de materiais de visibilidade do Programa, solicitando contribuições dos parceiros de implementação e incluindo do International IDEA em Moçambique
  • Realizar monitoria regular da media (tradicional e digital) para captar referências às actividades do Programa de Moçambique e mantê-las arquivadas numa base de dados
  • Manter actualizada a lista dos órgãos de comunicação socia
  • Servir como editor de conteúdos, escrever e editar artigos da web, tweets, publicações em plataformas de media social, comunicados de imprensa e outros conteúdos, conforme necessário
  • Coordenar o desenvolvimento de um boletim informativo regular com colegas do Programa e gerir um calendário editorial para o conteúdo e temas propostos
  • Trabalhar em estreita coordenação com o Gestor do Programa para garantir que o Programa se comunique de acordo com a Estratégia de Comunicação e Visibilidade da UE
  • Criar infográficos e produtos digitais para uso online e em apresentações
  • Fornecer conteúdos para os canais de comunicação pública da União Europeia em estreita coordenação com o coordenador de comunicação da Delegação da UE e garantir a visibilidade adequada da União Europeia e da ADA como doadores do Programa em todas as actividades de comunicação do Programa de Moçambique
  • Monitorar e relatar impacto e análises e gerar relatórios analíticos regulares, conforme apropriado, para todas as plataformas de media social e para o boletim informativo
Requisitos
  • Conhecimento profundo, excelentes habilidades e experiência relevante no seu campo de trabalho
  • Capacidade de conduzir reuniões e discussões, supervisar as comunicações do Programa e analisará as contribuições dos actores externos
  • Capacidade de trabalhar com o mínimo de orientação e supervisão
  • Agrega valor às equipes de implementação das actividades nas suas respectivas unidades e colabora com outras entidades do Instituto
  • Disponibilidade para viajar para qualquer área geográfica envolvida no âmbito do Programa
  • Seguir os procedimentos internos para garantir elevados padrões de desempenho em conformidade com as directrizes institucionais
  • Integrar uma perspectiva de género e de diversidade em todos os produtos e conteúdos
  • Possui profundo conhecimento em comunicação e media para ser capaz de abordar questões programáticas de forma holística
  • Ter uma boa compreensão e experiência da ligação entre comunicação e programas de desenvolvimento em Moçambique
  • Demonstrar integridade, espírito colaborativo, senso de realização e compreensão da gestão de riscos em experiências anteriores
  • Resolução de problemas:
  • Identifica e resolver problemas complexos; abordando as questões com novas perspectivas e abordagens
  • Analisas situações com referência para multiplicidade de factores intervenientes
  • Habilidades comunicacionais e interpessoais:
  • Ligação com todas as partes interessadas internas e externas envolvidas no Programa; actuar e ser percebido como um iniciador de comunicação relevante para resolver problemas
  • Conduzir projectos e as suas actividades com energia pessoal comunicativa e engajamento
  • Capacidade de expor e explicar informações sensíveis com diplomacia, construindo consensos
  • Grau universitário em Comunicação, Jornalismo ou outras especialidades relevantes
  • Mínimo de cinco (5) anos de experiência profissional em comunicação para desenvolvimento, e preferencialmente, para Programa relacionados com a UE ou outra agência internacional
  • Mínimo dois (2) anos de experiência profissional em desenvolvimento e implementação de estratégias de comunicação
  • Habilidades e especialização em design gráfico e capacidade de usar todas as ferramentas da Adobe
  • Especialização em desenvolvimento e gestão de plataformas e ferramentas de media social
  • Proficiência em Português e conhecimentos sólidos de Inglês são requeridos
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
  • Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
  • As propostas recebidas após o prazo estabelecido não serão consideradas. O International IDEA e o IMD reservam-se ao direito de responder apenas aos consultores que reúnam os requisitos necessários
  • Submissão de Candidaturas: As candidaturas devem ser compostas de dois documentos, ambos em português, escritos em fonte tipo Arial 11, com espaçamento simples e ter uma polegada de margens: (i) uma carta de candidatura, com o máximo de 2 páginas, indicando a que vaga a/o candidata/o concorre, a motivação para se candidatar a essa vaga e os pontos fortes da candidatura relativamente aos requisitos da vaga e (ii) um curriculum vitae, com o máximo de 3 páginas
Como se Candidatar
1. Documentação
  • Carta de Apresentação
  • Curriculum Vitae
  • Proposta Técnica
  • Proposta Financeira
2. Candidatura
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

Ler artigo
...