A Chemonics está a recrutar um Consultor de Curto Prazo para o Instrumento de Avaliação da Capacidade de Implementação do IMaP (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Programa Integrado de Malária de Moçambique (IMaP, Mozambique Integrated Malaria Program)
- Chemonics International, uma organização internacional de consultoria de desenvolvimento baseado nos Estados Unidos, pretende contratar um Consultor de Curto Prazo para o Instrumento de Avaliação da Capacidade de Implementação para Programa Integrado de Malária de Moçambique (IMaP), um projecto de saúde financiado pela USAID por cinco anos para apoiar o Governo de Moçambique. O IMaP foi concebido para reduzir a mortalidade, morbidade e parasitemia da malária em províncias em Moçambique. Isso será alcançado através do aumento da utilização e adopção de intervenções de prevenção e controle de malária de qualidade. As actividades do projecto melhorarão a qualidade da implementação e uso de instalações e serviços de malária baseados na comunidade e fortalecendo o fluxo de dados entre esses sistemas
Funções
- Dentre várias responsabilidades que o candidato irá desempenhar destacam – se as seguintes:
- Consultor de Curto Prazo para o Instrumento de Avaliação da Capacidade de Implementação para IMaP. Fornecerá assistência técnica de curto prazo (STTA) a fim de revisar e finalizar o instrumento de avaliação da capacidade de implementação que será utilizado pelo projecto em suas províncias alvo. Supervisionada pelo Assessor Técnico Sênior de Vigilância, Acompanhamento e Avaliação (PME STA), o consultor realizará uma análise e comparação de outras ferramentas financiada pela USAID para determinar quais são outras modificações que devem ser feitas ao instrumento de avaliação de capacidade de implementação. O consultor também irá analisar comentários e resultados do uso da ferramenta em uma das províncias alvo do IMaP. Paralelamente a equipa sênior do IMaP, o consultor também irá consultar partes interessadas, incluindo o Programa Nacional de Controlo da Malária (PNCM) e a Iniciativa do Presidente dos EUA Contra a Malária (PMI) para comentários. Ao final da consultoria, IMaP terá um Instrumento de Avaliação da Capacidade de Implementação finalizado e fácil de usar, que pode identificar e monitorar adequadamente o progresso e em atender as lacunas existentes na aplicação e gestão do Programa de Malária a nível províncias e distritais
- Sob a orientação da Directora Técnica do IMaP baseado em Maputo, o consultor será localizado no escritório do IMaP e será responsável pelas seguintes funções:
- Rever a versão actual do Instrumento de Avaliação da Capacidade de Implementação, que está a ser pilotado em uma das províncias alvo do IMaP
- Rever instrumentos existentes fundada pelo USAID de avaliação do reforço do sistema de saúde e da liderança de instrumentos de avaliação que têm sido usados para apoiar o Ministério da Saúde e o sistema de saúde em Moçambique, incluindo quaisquer avaliações concluídas usando essas ferramentas
- Conduzir visitas as províncias alvo do IMaP para entrevistas a membros da equipa do SDSMAS e que estão a usar a versão actual do instrumento
- Rever e sistematizar os resultados da avaliação inicial realizada em uma província alvo do IMaP e desenvolver recomendações para orientar actividades de capacitação na província e revisões adicionais para a ferramenta antes de expansão
- Apoiar o desenvolvimento do módulo de formação sobre como utilizar o Instrumento de Avaliação da Capacidade de Implementação
Requisitos
- Licenciatura em Saúde Pública ou áreas afins, ou experiência em reforço do sistema de saúde
- Mínimo de quatro anos ou mais de experiência progressiva em responsabilidade no reforço do sistema de saúde e/ou na avaliação de programas de saúde
- Experiência demonstrado na realização de avaliações de programas a níveis nacionais e sub nacionais, de preferência em Moçambique
- Experiência demonstrado na produção de ferramentas de avaliação de necessidades e de apoio na formação e orientação sobre o uso das ferramentas, de preferência no sector da saúde
- Capacidade de trabalhar eficazmente e de forma independente e em um ambiente de equipa com uma ampla variedade de pessoal e parceiros locais e do governo dos EUA, comunicar informações ao profissionais da saúde e não
- Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita em Inglês e Português, tacto e diplomacia são necessárias para estabelecer e desenvolver relações de trabalho e um alto nível de confiança com de organizações públicas e privadas, bem como preparar relatórios regulares e ad hoc, documentação de actividades e “briefings”
- Excelentes conhecimentos de informática (MS Word, Excel, PowerPoint e Outlook) são necessários para implementar, analisar, monitorar e gerir eficazmente os objectivos, metas, resultados e sucessos da actividade
- Disponibilidade de viajar às províncias e distritos
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Não serão aceitos nenhuma solicitação por telefone
- Chemonics é uma empresa que oferece igualdade de oportunidades/acção afirmativa e não discrimina na sua selecção e as práticas de emprego. Todos os candidatos qualificados serão recebidos em consideração para o emprego sem discriminação de raça, cor, religião, sexo, origem nacional, filiação política, orientação sexual, identidade de gênero, estado civil, deficiência, ou protegidos de status de veterano, informação genética, idade, a pertença a uma organização de funcionários ou outros factores, a não ser por mérito