A SOCODEVI está a recrutar um Consultor-Designer Gráfico, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- SOCODEVI é uma rede de cooperativas canadianas que partilha a sua perícia e conhecimentos estratégicos e técnicos com os seus parceiros nos países em desenvolvimento. Com o empenho das suas instituições membros, e através do desenvolvimento de cooperativas ou outras formas de associação, a SOCODEVI contribui para o desenvolvimento sustentável dos países onde opera, colaborando com as comunidades locais para a melhoria de suas condições de vida. Desde 1985, tem vindo a medir o seu sucesso pela capacidade dos parceiros apoiados de se tornarem referências na sua comunidade, devido à sua sustentabilidade e ao impacto das suas actividades
- O Projecto de Empoderamento Económico das Mulheres Rurais em Moçambique (PAEF) é um projecto de seis anos financiado pelo governo de Canada através da SOCODEVI. O PAEF tem como objectivo o empoderamento económico das mulheres rurais em Moçambique, nas províncias de Maputo e Gaza, através de uma série de intervenções, incluindo uma importante componente comercial de estabelecimento de cooperativas e de capacitação em Escolas na Machamba SOCODEVI (EMS), com enfoque no desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas de hortícolas, feijões e batata-doce, nos distritos de Marracuene, Manhiça, Chókwè, Guijá e Manjakaze
Contexto Geral da Tarefa
- O presente Termos de Referência (TdR) pretendem definir os requisitos mínimos e o âmbito do processo de Produção de imagens gráficas e publicitárias das Cooperativas. Os potenciais consultores qualificados são, portanto, convidados a apresentar as suas ofertas/propostas para o exercício descrito neste documento
Funções
Objectivos Principais da Tarefa
- Concepção e Edição de Materiais Gráficos e Vídeos 2D e 3D
- Concepção, Manutenção e Suporte de conteúdo para as Redes Sociais
- Criação da logomarca das cooperativas, tendo identificação com a realidade das comunidades
- Manual de aplicação da logomarca
- A identidade visual será utilizada no site, redes sociais e impressões e outros documentos das Cooperativas
- Elaboração de peças (layout) com a identidade: kit promocional e materiais de visibilidade (canetas, agendas, embalagens, bonés, camisetas, etc)
- Organizar um banco com ilustrações, com peças que poderão ser aplicadas em boletins, materiais promocionais e outras necessidades
- Desenhar a website da cooperativa tendo em conta a área de actuação, produtos e serviços, abrangência dos seus membros
- Actualizar e elaborar todo o tipo de material de identidade institucional (logotipos, cartões de visita, brochuras, roll-Ups, stand, backdrops, embalagens, folhetos, autocolantes, incluindo o manual de identidade institucional das Cooperativas, etc.)
- Apoiar no processo de criação e registo da marca das cooperativas, no âmbito legal como também de definição do conceito da marca
- Realizar consultas periódicas aos membros das Cooperativas para actualização do processo e obter as devidas aprovações pelos beneficiários
- Capacidade de resolução de problemas e aptidão para a tomada de decisões em matéria de concepção
Outras responsabilidades
- Colaborar periodicamente na avaliação e alcance dos resultados relacionados com o desenvolvimento do projecto e o processo de construção e identidade institucional da cooperativa
- Participar de todo o processo de construção, elaboração de conteúdos e impressão do material
- Contribuir para a documentação dos processos no que diz respeito ao arquivo administrativo
- Acompanhar sempre que necessário as missões de monitoria e avaliação realizadas pela SOCODEVI e os membros da Cooperativa
Requisitos
- Formação em Design e Marketing digital/ e Motion Graphics ou áreas afins
- Pelo menos 4 anos experiência comprovada em trabalhos de Desenho Gráfico
- Conhecimento comprovado em Criação e Desenho Gráfico
- Proficiência com as ferramentas de edição eletrónica necessárias
- O consultor pode ser assistido por profissionais com competências comprovadas na mesma área
Resultado esperados e entregáveis
- Outputs/Milestones:
- Fase 1 – Pesquisa e Análise do material existente após a assinatura do contrato. - Concluído 05 dias
- Fase 2 - Definição de estratégia de marca (inclui uma consulta aos membros das duas cooperativas (membros, C.A. e empregados)- Concluído dentro de 15 dias após concluída e aprovada a fase 1
- Fase 3 - Design do Logotipo e registo para aprovação (inclui 2 consultas aos membros das duas cooperativas membros, CA e empregados))- Concluído dentro de 20 dias após concluída e aprovada a fase 2
- Fase 4 - Aplicação da Marca e entrega do guião (Inclui 3 visitas para revisão e aprovação pelos membros)-Concluído no prazo 30 dias após concluída e aprovada a fase 3
- Fase 5-Avaliação e Ajustes. - Concluído no prazo de 15 dias concluída e aprovada a fase 4
- Número total de dias 90 dias
Metodologia
- A/O consultor(a) especificará de maneira precisa a metodologia, os instrumentos de avaliação a serem seguidos para a realização da consultoria. Descreverá claramente o plano de trabalho e as diferentes etapas a seguir, bem como o cronograma para a realização da consultoria e atenderá a todos os resultados esperados e entregáveis descritos abaixo
- O consultor reportará directamente e trabalhará de perto com a Oficial de Comunicação e as Gestoras das Cooperativas
- O processo seria iniciado por meio de reunião de inception, revisão e análise do material existente
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
Como se Candidatar
1. Documentação
- CV do consultor indicando a experiência relevante e a taxa dos honorários propostos (indicar o número de dias de trabalho e o orçamento total)
- A proposta deve indicar a duração da consultoria
- Certificados de formação, prémios, reconhecimentos e cartas abonatórias relevantes
- Portfólio (com imagens ilustrativas dos trabalhos já realizados)
- 3 Referências profissionais, (preferencialmente de empresas)
2. Candidatura