A World Food Programme está a recrutar um Consultor em Marketing Social e Comunicação, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
2. Objectivo da Tarefa
- Apoiar o PMA e o Programa Nacional de Fortificação de Alimentos a desenvolver, implementar e monitorar um plano de marketing social e comunicação. Especificamente
- Rever e melhorar (se necessário) a actual estratégia de mobilização social do Comité Nacional para a fortificação de alimentos (CONFAM) e com base na mesma desenvolver um plano de marketing social e comunicação que inclua a implementação da fortificação do óleo vegetal e da farinha de trigo e o lançamento e implementação da fortificação do açúcar, farinha de milho e farinha de mandioca (fase 1)
- Implementar e monitorar o plano de marketing social e comunicação (fase 2) de modo a garantir que todos os grupos envolvidos no programa nacional de fortificação entendam a importância da fortificação de alimentos
3. Âmbito da Tarefa e Metodologia
- O foco das intervenções de comunicação e marketing social é de aumentar a consciencialização do consumo de alimentos fortificados e para assegurar que os parceiros comerciais, que incluem as moageiras de trigo, milho e mandioca, refinarias de óleos, fábricas de açúcar e retalhistas, compreendam o valor da fortificação e que estão envolvidos na promoção do consumo de alimentos fortificados. A comunicação terá como audiências os diferentes consumidores alvos na população em geral, através de uma série de mensagens baseadas em evidências e culturalmente apropriadas usando os canais de comunicação com um custo-benefício maior e com maior alcance. Além disso, as intervenções específicas de advocacia serão definidas para atingir os tomadores de decisão e actores influentes
- O objectivo da fase I é melhorar e/ou adaptar a estratégia de marketing social do CONFAM e torná-la operacional através de um plano de marketing social e de comunicação para promover o consumo de alimentos fortificados (primeiro a farinha de trigo e o óleo vegetal e depois, o açúcar, a farinha de milho e farinha de mandioca) pelos grupos-alvo. A estratégia de marketing social já melhorado e o consequente plano devem abraçar os objetivos mais amplos do PAMRDC, e ter uma ligação com campanhas nutricionais/SBCC existentes no país. A estratégia deve incluir, para cada um dos segmentos populacionais identificados: uma descrição do comportamento actual, o comportamento desejado, objectivos de comunicação, as actividades planificadas, possíveis mensagens de comunicação, materiais de informação educacional e canais de disseminação a serem utilizados. A estratégia deve incluir também um plano de monitoria e avaliação, bem como um orçamento detalhado para a Fase II (implementação do plano de marketing social de comunicação). O final desta fase será marcada por uma aprovação da estratégia de marketing social e do plano de marketing social de comunicação pelo CONFAM
- O principal objectivo da fase II é a implementação do plano de marketing social e de comunicação plano aprovado. Em particular, isto implicará realização das atividades do dia-a-dia para atingir as metas
4. Tarefas/Termos De Referência
- Sob a supervisão do Facilitador do Projecto ODM1c, o consultor será responsável pelas seguintes atividades:
- Revisão de toda informação nacional existente no âmbito da disseminação do programa nacional de fortificação de alimentos: estratégia(s) de marketing social, plano(s), meios e materiais de comunicação para a fortificação de alimentos e avaliar os pontos fortes e as limitações de cada um
- Melhorar, se aplicável, a (s) estratégia (s) de marketing social em curso (s) ou desenvolver uma nova estratégia, se necessário
- Formular um plano de implementação detalhado de custos para a estratégia acima, incluindo todas as actividades planificadas (incluindo desenvolvimento de materiais educacionais, reprodução, difusão, custos de comunicação de massa, etc.), resultados esperados, prazos, responsáveis e orçamento
- Apoiar ao PMA e ao CONFAM na elaboração dos termos de referência para a chamada de expressão de interesse para o processo de selecção de empresas de comunicação
- Apoiar ao PMA a definir os critérios de selecção das empresas de comunicação
- Apoiar na concepção ou melhoria de opções de mensagens e de materiais de informação educacional
- Implementar todas as actividades definidas no plano de marketing social e de comunicação
- Apoiar na organização de seminários, conferências de imprensa, feiras e outras actividades semelhantes e garantir a cobertura da mídia
- Monitorar as actividades durante todo o período de execução
- Apoiar ao CONFAM na identificação do Campeão da Fortificação
- Desenvolver um boletim informativo do CONFAM
- Apoiar no desenho e relançamento da página Web do CONFAM
- Melhorar a página do facebook do CONFAM
- Comunicar com os grupos de mídia para garantir a cobertura das acções do programa nacional de fortificação de alimentos
- Elaborar relatórios periódicos e feedback para CONFAM e PMA, conforme especificado nas exigências do contrato assinado
- Coordenar com os departamentos de comunicação do MIC e MISAU no que diz respeito a fortificação de alimentos
- Participar nas reuniões da equipe técnica para a Mobilização Social do CONFAM
- Apoiar os campeões identificados no desenvolvimento de actividades/campanhas
- Desenvolvimento e divulgação de materiais para mídia de massas que incluam spots para TV e rádio e materiais promocionais e educacionais
- Desenvolvimento de acções detalhadas a serem implementadas ao nível das fábricas e dos retalhistas, para garantir que estes estão cientes da importância do uso do logotipo da fortificação de alimentos em seus produtos e estabelecimentos
- Desenvolvimento de materiais de ponto de venda, usando o logotipo da fortificação de alimentos, em colaboração com os fabricantes e retalhistas
- Desenvolvimento de acções para o nível das comunidades para garantir contacto interpessoal
- Produtos
- Um plano de trabalho detalhado
- A estratégia de marketing social
- O plano de marketing social e de comunicação
- Plano de monitoria e avaliação
- Orçamento para a implementação do plano de marketing social e de comunicação
- Contractos com prestadores de serviços de comunicação para a elaboração e divulgação de materiais de comunicação
- Relatórios e actas das actividades/acções realizadas no âmbito da implementação do plano de marketing social e de comunicação
Requisitos
- Licenciado em Ciências da Comunicação e Marketing ou áreas similares
- Pelo menos 3 anos de experiência profissional relevante
- Experiência significativa em comunicação para mudança de comportamento, mobilização social, incluindo o desenvolvimento de materiais para a mobilização social/marketing social
- Experiência comprovada em consultorias semelhantes
- Excelentes habilidades de comunicação, coordenação e facilitação
- Excelentes habilidades analíticas e de escrita
- Excelente rede de contactos com mídia local; rede de contactos com mídia internacional será uma vantagem
- Fluente em Português (comunicação escrita e oral)
- Proficiência em Inglês será uma vantagem
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- O contrato tem a duração de 9 meses – iniciando em Fevereiro de 2016