A Ideialab está a recrutar um Coordenador da Área Financeira, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Avaliar o sistema actual de gestão financeira, como diagnóstico para apresentação de soluções de melhoria, desenvolvimento de processos e políticas relacionadas
- Apoio à administração na tomada de decisão
- Realizar a gestão de tesouraria (bancos e caixas), incluindo pagamentos e respectivos registos, reconciliações das contas e registos gerais
- Actualizar o fluxo de caixa mensal
- Implementar políticas e procedimentos financeiros adaptados à realidade da organização, dos stakeholders, clientes e leis do país
- Planificar, controlar e tomar decisões com foco na resolução de problemas para cumprimento dos prazos de relatório da área financeira e manter alta qualidade e relatórios precisos
- Apresentar relatório integrado à administração para tomada de decisão e proposta de estratégias de mitigação de problemas
- Manter actualizados os mapas financeiros
- Rever e analisar os orçamentos mensais, comparando os reais e as previsões e preparar relatórios de análise de variação
- Trabalhar no desenvolvimento de propostas e orçamentos com equipa
- Participar nos aspectos mais críticos e confidenciais da análise financeira
- Preparar e monitorar os orçamentos aprovados para os projectos indicados, incluindo a elaboração de relatórios de exercício, previsões financeiras, realinhamentos orçamentais e outros exercícios financeiros
- Actualização constante e prática de regras e regulamentos dos doadores
- Efectuar a entrega dos mapas de despesas e respectivos documentos de suporte à contabilidade, assim como o registo das receitas
- Efectuar a ligação com a contabilidade e obter informação relevante para a tomada da decisão
- Obter e analisar a informação providenciada pela contabilidade e preparar recomendações para tomada de decisão
- Definir ordens de compra, preparar pagamentos de projectos, realizar pagamentos online e garantir o pagamento a tempo do staff e fornecedores
- Conhecimentos sobre PHC e/ou outro software que sirva os mesmos fins
Requisitos
- Formação Superior na área de Gestão Financeira, Gestão de Empresas, Contabilidade e áreas semelhantes
- Sólidos conhecimentos sobre a área do empreendedorismo (por via da experiência pessoal ou profissional) logística e operação
- Proficiência em Microsoft Office (word, excel, powerpoint e acess), software financeiros
- Mínimo 3 anos de experiência em contabilidade, gestão financeira e gestão operacional com forte componente de análise e prospecção financeira
- 1 ano de experiência de trabalho com projectos financiados por doadores e conhecimentos das nomenclatura e modelos do sector
- Conhecimentos e capacidade de compreender os requisitos das auditorias nos projectos
- Demonstrar a habilidade de pensamento crítico, focado na resolução de problemas, boa gestão de tempo e de prazos e preferências por trabalhar em ambientes colaborativos com diferentes interlocutores
- Demonstrar competência na gestão de prioridades e de várias actividades num ambiente dinâmico com atenção ao detalhe e qualidade
- Habilidades demonstradas de Gestão, Supervisão e Liderança
- Capacidade para definir prioridades realistas e planificação para implementação bem sucedida dos programas
- Sensibilidades para com as diferenças culturais e compreensão das questões políticas e éticas
- Experiência com relatórios financeiros para fins de gestão de projectos
- Experiência com compras, logística e administração em geral
- Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita (Português e Inglês), e conhecimentos de informática
- Excelente conduta e atitude interpessoal e profissional
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Envie Carta de Apresentação (explica porque gosta deste desafio, porque é que a sua experiência faz de si um forte candidato a esta oportunidade e diz-nos onde viu esta oportunidade, indica-nos uma pessoas de referência e indica que competências essa pessoa pode atestar)