A GIZ está a recrutar para o Programa de Educação, um Coordenador de Gestão Educativa (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A GIZ é uma empresa alemã que oferece serviços a nível mundial, na área da cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável. A GIZ actua principalmente mandatada pelo Ministério Federal da Cooperação Económica e do Desenvolvimento (BMZ). Também presta serviços para outras entidades federais, governos de outros países, outros clientes internacionais e empresas do sector privado
- O Programa ProEducação tem como objectivo melhorar a qualidade do ensino básico e técnico-profissional em Moçambique. O Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH) e a Secretaria de Estado do Ensino Técnico-Profissional (SEETP) são os seus parceiros políticos principais
- O programa trabalha nas áreas de 1. Gestão educativa no nível descentralizado, 2. Formação de professores, 3. Prevenção de riscos de saúde, promoção da equidade de género, 4. Melhoria das capacidades das instituições do ensino técnico-profissional, e 5. Cooperação com o sector privado. As províncias de foco são Sofala e Inhambane
Funções
- O/A Coordenador/a será responsável pela implementação do Output 1 do programa Pro Educação em colaboração com os Assessores Seniores:
- Desenvolver os Planos anuais, quadrimestrais e mensais de implementação do Output nas províncias de Sofala e Inhambane
- Desenvolver instrumentos de monitoria do impacto do Programa, em termos de uso das várias intervenções para avaliar os impactos atingidos no Output 1
- Participar nas reuniões de monitoria e planificação do programa e contribuir para o desenvolvimento estratégico do programa, assim como para o desenvolvimento estratégico na área de gestão educativa
- Analisar os impactos em comparação com as outras províncias não abrangidas pelo Pro-Educação, onde for possível
- Participar nos Grupos de interesse dos parceiros de cooperação, nos Grupos de trabalho do MINEDH e em eventos nacionais nas áreas de planificação, finanças, recursos humanos, controlo interno e de gestão
- Garantir a circulação de informação do nível central para o nível provincial por forma a manter os assessores séniores informados sobre estratégias da contraparte e levar experiências do nível descentralizado no âmbito da intervenção do Programa para o nível central
- Assegurar a integração de medidas de prevenção de riscos à saúde (com foco no HIV/SIDA) e de equidade de género no programa
- Trocar informações com os homólogos dos outros Outputs do Programa, incl. Ensino Profissional, e apoiar a criação de sinergias onde for possível
- Contribuir na produção dos relatórios anuais para o Ministério Federal Alemão para a Cooperação Económica e Desenvolvimento (BMZ) e em outros documentos requeridos pelo comitente, por exemplo em preparação das consultas ou negociações intergovernamentais, visitas oficiais etc.
- Dar assistência Técnica na área do Desenvolvimento Institucional com foco nos distritos (SDEJT):
- Acompanhar o processo de implementação das directrizes da supervisão distrital como uma das formas de contribuir para a melhoria do desempenho (gestão e aprendizagem) do sector da Educação e emitir recomendações para a melhoria da supervisão
- Garantir a assessoria à Inspecção da Educação nos níveis descentralizados por forma a melhorar a sua eficiência em termos de qualidade e implementação das recomendações, com foco na assiduidade do pessoal do sector educativo
- Apoiar na produção e implementação de um novo módulo POEMA sobre estatísticas a nível dos distritos, que visa melhorar a capacidade de recolha e análise de dados;apoiar na revisão dos outros módulos POEMA existentes, assim como na sua implementação continua; garantir a qualidade dos formadores POEMA
- Implementar e documentar uma estratégia de capacitação no local de trabalho para os técnicos dos SDEJT, por forma a capacitar novos técnicos com custos reduzidos. Apresentar os resultados ao MINEDH
- Realizar a análise e a pesquisa sobre assuntos de interesse do programa, com base na informação recolhida e demais dados qualitativos a serem recolhidos
- Gestão:
- Planificar os recursos financeiros necessários mensalmente e assegurar o uso responsável dos mesmos
- Gerir os assessores do Output 1, incl. avaliações anuais, orientação, medidas de desenvolvimento do pessoal
- Apoiar na gestão de conhecimentos do Output 1, incl, promover as relações públicas, assegurar a actualização do DMS, Onsite Operations e outros instrumentos digitais obrigatórios na gestão do Output
Requisitos
- Mestrado em Pedagogia, Gestão Educativa, Ciências Políticas ou Sociais
- Pelo menos 7 anos de experiência profissional na área de gestão educativa e na área da assistência técnica, pelo menos 3 anos de experiencia na gestão de equipas
- Bom conhecimento prático das tecnologias TIC (software relacionado, telefone, fax, e-mail, internet) e aplicativos (ex: MS Office, MS Teams)
- Conhecimento fluente, escrito e oral de Português, Inglês é uma vantagem
- Competências profundas na criação e manutenção de redes de diferentes parceiros e grupos alvo
- Competências muito boas na comunicação e coordenação
- Vontade de melhorar as qualificações, conforme exigido pelas tarefas a serem executadas - medidas correspondentes estão de acordo com a gestão
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- O Posto será baseado na Cidade de Maputo, com viagens frequentes à Sofala, Inhambane e outras quando necessário