A Fundación Ayuda en Acción está a recrutar um Coordenador de Gestão Financeira (m/f) para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- A Fundação “Ayuda en Acción Moçambique” está a recrutar candidatos experientes para implementar metodologias e sistemas corporativos de gestão de financiamentos públicos e privados, acompanhamento contínuo do financiamento dos projectos, assegurar a elaboração de relatórios adequados e o arquivo e compilação da documentação necessária, de acordo com as exigências dos doadores e da própria Ayuda en Acción, garantindo a correcta execução e justificação financeira das subvenções, o cumprimento dos compromissos assumidos com os doadores e a optimização dos fundos afectos aos projectos
Funções
- Implementar sistemas, metodologias, formatos e ferramentas de planeamento, seguimento e prestação de contas dos projectos financiados por doadores privados ou públicos
- Identificar e propor com o Departamento de Suporte Corporativo melhoras e adaptações, desenvolvendo conjuntamente materiais de difusão e manuais de formação, implementando um plano de formação interno
- Fornecer relatórios financeiros dos projectos desenvolvidos, garantir o mais alto padrão de qualidade e o seu alinhamento com os objectivos
- Garantir o preenchimento das ferramentas internas da fundação Ayuda en Acción para o seguimento financeiro a nível agregado corporativo
- Desenvolver avaliações periódicas e auditorias internas, para assegurar a implementação dos sistemas corporativos e o cumprimento das normas estabelecidas pelos doadores e regulamentos internos da Ayuda en Acción
- Coordenar e rever os relatórios periódicos e finais realizados em nossas áreas de desenvolvimento, verificando se as informações financeiras dos projectos e programas cumprem com os regulamentos dos doadores de acordo com o plano de implementação aprovado e dos prazos estabelecidos
- Apresentar a documentação aos doadores, ao Departamento de Suporte Corporativo ou à equipa que mantém a relação com eles, comunicar os possíveis actos irregulares que sejam identificados na gestão
- Coordenar os processos de auditoria e avaliação interna ou externa, comunicar os resultados) e acompanhar a execução das propostas de melhoria emitidas nos relatórios
- Participar na formulação de novos projectos
- Desenvolver o planeamento financeiro e orçamental dos projectos com base nas propostas aprovadas e recursos financeiros disponíveis, emitir relatórios de acompanhamento sobre a situação financeira de cada projecto, propor medidas para optimizar os recursos financeiros com base nos regulamentos financeiros para garantir a correcta prestação de contas aos doadores e reduzir o risco de retorno dos fundos
- Juntamente com o Director do Programa Nacional, dimensionar as necessidades de recursos humanos; participar na selecção, identificar necessidades de formação internas e externas, etc.
- Garantir o cumprimento dos requisitos no âmbito legal, fiscal, contabilista e tributário, respeitando os procedimentos internos e normas locais em vigor
- Assegurar a justificação dos fundos conforme a normativa interna de Ayuda en Acción e dos doadores;
- Garantir junto com o Departamento de Impacto, e em coordenação com o pessoal de Gestão Financeira, a correcta prestação de contas segundo o regulamento de cada doador
- Preparar o plano orçamental dos projectos, em colaboração com a Sede na Espanha e monitorar execução financeira e analisar os desvios nas diferentes rubricas orçamentais a contribuírem para os objectivos pretendidos pela organização
- Realizar visitas no terreno no quadro dos projectos feitos com nossas equipas locais e com nossos parceiros locais para monitorizar e garantir o cumprimento de los acordos assinados pelas partes e, ao mesmo tempo, com nossos doadores
- Gestão e controlo das actividades de tesouraria, proceder as reconciliações bancarias e gerir os níveis de liquidez baseados nas directrizes do Departamento Financeiro na Sede, assegurando a disponibilização de recursos financeiros suficientes para a execução dos projectos
- Coordenar o desenvolvimento e revisão dos procedimentos de compra e verificar o control do inventário, de acordo com procedimentos administrativos internos estabelecidos pela organização em colaboração com o departamento logístico
- Realizar todas as tarefas que lhe forem incumbidas pela Direccao da Ayuda en Accion
Requisitos
- Formação Universitária em Economia/Contabilidade/Finanças ou Administração de Empresas
- Mínimo 08 anos de experiência em gestão financeira, idealmente dentro de uma Organização Não Governamental (ONG)
- Experiência demonstrável de gestão de projectos co-financiados com grandes doadores (UE, ONU, AECID, etc.)
- Excelente domínio da informática (Excel, PowerPoint, Word, etc.)
- Experiência do software de contabilidade informatizada (o conhecimento do ERP SAP será avaliado positivamente)
- Excelente capacidade de comunicação tanto em Português como em Inglês (falado e escrito). Capacidade de comunicação em Macua é um plus
- Disponibilidade para viajar e para deslocar-se às zonas rurais
- Sólidos conhecimentos e a aplicação da legislação laboral e tributária em vigor
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Incorporação imediata
- Remuneração de acordo com a política salarial da Ayuda en Acción