A Care International está a recrutar um Coordenador de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (MEAL) (m/f), para Nacala-Porto, em Moçambique.
Descrição
- O/A Coordenador(a) de MEAL será responsável pelo M&A geral e aprendizado para o projecto, incluindo (i) desenvolver o sistema geral de M&A e ferramentas relacionadas e garantir que ele seja implementado para atender às necessidades de M&A do projecto (ii) assumir a liderança na linha de base e pesquisas finais para os projetos, bem como as revisões intermediárias (iii) integrar novas abordagens no plano de M&A continuamente para se manter actualizado com as tendências socioeconômicas em evolução nos níveis comunitários (iv) garantir a documentação de todos os principais projetos eventos e desenvolver e manter um sistema de gestão de conhecimento para as iniciativas (v) apoiar intensivamente o processo de pesquisa e aprendizagem sobre o impacto das atividades do projeto na segurança alimentar, nutrição e redução da vulnerabilidade às mudanças climáticas e outros riscos na zona rural de Moçambique, garantindo essas lições são usados para melhorar a relevância, eficácia e qualidade das abordagens no projeto e além (vi) apoiar a equipe na identificação dos principais lições aprendidas e descobertas do projecto para informar o desenvolvimento de resumos de políticas e apoiar no desenvolvimento desses resumos
Funções
Processos de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem
- Responsável pelo desenvolvimento de um sistema de monitoramento e avaliação baseado em desempenho para o projecto com o apoio do Sénior de MEAL Advisor, se consultores de linha de base, incluindo a formulação e seleção de indicadores SMART com base nos documentos existentes do projecto e no requisito do doador
- Operacionalizar indicadores e desenvolver as ferramentas e métodos necessários para coletar dados contra esses indicadores; manter atualizada a tabela de acompanhamento de indicadores para o projecto
- Treinar colegas e parceiros que estarão envolvidos na colecta e interpretação e análise dos dados
- Apoiar o Gestor de Projecto com a análise de indicadores para determinar o progresso em relação aos planos e até que ponto os objetivos estão sendo alcançados e os resultados (produtos e resultados) alcançados
- Apoiar os consultores com avaliações de linha de base, intermediárias e finais, incluindo a preparação do TOR, trabalhando com aquisições para recrutar e selecionar o consultor, fornecer suporte total aos consultores, compartilhar documentos-chave, revisões e comentários sobre relatórios de consultores, etc.)
Documentação e Gestão do Conhecimento
- Responsável por garantir a documentação dos principais eventos e processos relacionados ao projecto, garantindo que a equipe diretamente responsável por documentar uma atividade tenha a orientação e as ferramentas certas para fazê-lo
- Desenvolver um sistema de arquivamento e gerenciamento de conhecimento fácil de usar, permitindo que os colegas da CARE acessem facilmente documentos, recursos, ferramentas e relatórios relevantes
- Apoiar o gestor de projecto para escrever todos os relatórios narrativos necessários para relatórios internos e de doadores, incluindo histórias de interesse humano dos participantes do projecto a cada trimestre e histórias de sucesso e resumos de aprendizado a cada 6 meses
- Desenvolver um banco de dados de todas as atividades de treinamento realizadas pelo projecto, incluindo listas de participantes em todos os níveis, em conformidade com as orientações da CARE
Supervisão e Capacitação do Pessoal
- Apoiar os parceiros que trabalham na criação e manutenção de um sistema de M&A ao seu nível que lhes permita cumprir os requisitos de M&A da CARE
- Treinar os funcionários no uso de métodos de M&A mais qualitativos que lhes permitirão desenvolver uma compreensão mais profunda da situação socioeconômica predominante nas comunidades em que trabalham
- Supervisionar o oficial de M&A, definir objectivos de desempenho anuais, avaliar o desempenho, fornecer treinamento e suporte contínuos conforme necessário
- Gerenciar recenseadores, trabalhadores de entrada de dados e outros funcionários temporários contratados para fins de pesquisa e M&A
Requisitos
- Licenciatura em ciências sociais ou outro campo relevante (desenvolvimento, sociologia, antropologia). O treinamento específico em análise e pesquisa social, monitoramento e avaliação é uma vantagem adicional
- Pelo menos 5 anos de experiência prática na concepção e implementação de planos de monitorização e avaliação para projectos de desenvolvimento e/ou assistência humanitária de grande complexidade, 3 dos quais em Moçambique
- Conhecimento de nível especializado em M&A com experiência em pesquisa quantitativa e qualitativa e métodos de M&A
- É exigida fluência em português falado e escrito e proficiência em inglês. A capacidade de se comunicar em Emakhua é uma vantagem adicional
- Experiência comprovada como formador e facilitador
- Fortes habilidades de alfabetização em informática, incluindo capacidade para desenvolver e usar bancos de dados Access
- Experiência em projetar e conduzir pesquisas participativas em nível comunitário, usando ferramentas de avaliação rural participativa
- Experiência com a integração de gênero em sistemas de M&A
- Familiarizado com software de processamento de dados (CSPro, SPSS ou outro) é uma vantagem
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- A CARE Moçambique é um empregador com Igualdade de Oportunidades. Incentivamos candidaturas de mulheres, as pessoas com deficiência e outros grupos desfavorecidos
- Não toleramos qualquer tipo de assédio, Abuso e Exploração Sexual entre trabalhadores, Parceiros de Implementação e Beneficiários
- Não fazemos nenhum tipo de cobranças para nenhum tipo de contratação e não procedemos por via de agentes de recrutamento
- Oferecemos um pacote de compensação competitiva e a possibilidade de construir uma carreira no sector de desenvolvimento, através de um engajamento a longo prazo e acesso aos recursos e experiência pelo mundo