A FHI 360 está a recrutar um Director Associado – Fortalecimento de Capacidades, COVida (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A FHI 360 é uma organização americana não governamental de desenvolvimento humano, que se dedica à melhoria da vida das pessoas de forma duradoura, através de soluções integradas e locais. A nossa equipa inclui especialistas em saúde, educação, nutrição, meio ambiente, desenvolvimento económico, sociedade civil, igualdade de género, comunicação, pesquisa e tecnologia - criando uma combinação única de capacidades para enfrentar os desafios actuais do desenvolvimento interrelacionado
- O COVida foi incumbido de preparar parceiros locais promissores para se candidatarem e gerirem o financiamento directo da USAID para implementar actividades comunitárias relacionadas com o HIV. Para assegurar o sucesso dentro de dois anos, a FHI 360 está a recrutar um Director Associado para o Fortalecimento de Capacidades (ADCS, sigla em inglês), baseado em Maputo, para o projecto COVida
- O ADCS deverá liderar esta iniciativa sendo responsável por assegurar que os resultados sejam alcançados. O ADCS deverá reportar ao director do projecto e irá trabalhar em estreita colaboração com outras componentes do projecto (gestão de sub-contratação, M&E, técnica, financeira e operacional) no desenvolvimento de materiais e prestação de formação e treino para parceiros locais
Funções
- Gerir a logística das formações e seminários, coordenando com as equipas financeiras e operacionais para assegurar a participação activa do pessoal do parceiro local em cada sessão
- Trabalhar com o Consultor Técnico de Desenvolvimento Organizacional (ODTA, sigla em Inglês) existente para realizar avaliações e desenvolver planos integrados de reforço de capacidade para cada organização
- Monitorar e gerir a implementação destes planos de trabalho, o progresso atempado para os objectivos declarados para esta iniciativa e o progresso dos parceiros locais no reforço da capacidade individual e organizacional
- Desenvolver materiais de formação e treinamento, solicitando a contribuição de colegas e outros recursos disponíveis, para realizar sessões de aprendizagem interactivas e práticas
- Assegurar o fornecimento de todo o apoio necessário ao reforço da capacidade - inclui o apoio directo, orientação e coordenação do apoio interno da organização e identificação e mobilização de recursos externos, se necessário
- Providenciar o treinamento e orientação às organizações seleccionadas na gestão das mudanças necessárias à estrutura, políticas, processos, etc. Assegurar o envolvimento e progresso contínuo
- Organizar seminários temáticos e de resolução de problemas, recorrendo a competências internas e externas. O ADCS irá liderar actividades de reforço da capacidade de gestão de projectos
- Analisar os resultados produzidos pelos parceiros locais para aplicar directamente a aprendizagem dos seminários, fornecer feedback atempado e monitorar o progresso dos parceiros na aplicação de novos conhecimentos e competências
- Comunicar regularmente com a equipa de gestão de topo e colegas sobre o crescimento, desafios e oportunidades dos parceiros locais individuais
- Prestar apoio a outras equipas de projecto, conforme necessário, para assegurar que o pessoal sénior chave esteja disponível para apoiar as organizações locais quando necessário. Isto pode incluir representação em reuniões, preparação de documentos ou relatórios ou análises
- Outras tarefas, conforme exigido pelo Director do Projecto (Chief Of Party)
Requisitos
- Grau de Mestrado mais 7-9 anos de experiência ou Grau de Licenciatura mais 9-11 anos de experiência em Ciências Sociais, Administração de Empresas, ou área relacionada
- Experiência na área de fortalecimento de capacidades das organizações locais, incluindo a avaliação da capacidade técnica e organizacional, o desenvolvimento de planos de capacitação personalizados, e a prestação de formação individualizada, treino e apoio no local em várias áreas de necessidade
- Experiência no trabalho com fundos da USAID/PEPFAR necessários, em Moçambique uma vantagem
- Experiência como Gestor de Projecto, o que compreende a integração de orçamentos, metas de projectos, estruturas organizacionais e abordagens técnicas, com capacidade de apoiar as organizações locais no desenvolvimento dos sistemas
- Experiência na gestão de consultores (conceber TDRs, seleccionar candidatos, rever os resultados)
- Excelentes habilidades de comunicação, em particular na vertente de formação
- Fluência em Inglês e Português - oral e escrita
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os candidatos interessados deverão enviar uma carta de candidatura, especificando a vaga, bem como o respectivo CV
- Todas as candidaturas a vagas na FHI360 são gratuitas. Não se cobra qualquer valor pelo processo de Recrutamento & Selecção na FHI360