Uma empresa anónima que actua na área de saúde, está a recrutar um Director Comercial (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Objectivo: Actuar na supervisão e administração de gestores e técnicos do departamento Comercial. Experiência na indústria farmacêutica é uma vantagem
- Posição no Organograma: Director Comercial; Reporta ao Administrador Executivo
Funções
- Elaboração de Planos Estratégicos Comerciais, em coordenação com os objectivos globais da empresa
- Definir o cenário e as premissas para a elaboração de estratégias e política de vendas
- Aprovar o planeamento de operação de vendas e de acções promocionais
- Promover qualidade sistematizando rotinas, fluxos informacionais e processos internos do departamento
- Definir estrutura de atendimento ao cliente pelo segmento e negócio
- Estabelecer metas de custo por produto
- Promover cooperação e compartilhamento de conhecimento na equipa
- Criar abordagens comerciais inovadoras com impacto potencialmente significativo a curto, médio e longo prazo
- Coordenação da estratégia de marketing tais como: lançamento de novos produtos, acompanhando o mercado, política de preços e negociações comerciais
- Elaborar estratégias de fidelização de clientes
- Ampliar a carteira de clientes
- Definir e implementar a estratégia comercial da Companhia, promovendo o aumento do número de vendas
- Elaborar o relatório sobre a evolução comercial e financeira, assim como analisar os desvios face ao orçamento
- Definir objectivos e estratégia de Vendas
- Analisar o mercado e a concorrência, potenciando a identificação de riscos e oportunidades
- Realizar a prospecção de Clientes e potenciais oportunidades de negócio
- Selecção, treinamento e gestão da equipa do Departamento Comercial
- Motivar e gerir a equipa de Vendas
- Desenvolvimento de produtos e formatos de Programas e formatos comerciais que agreguem valor em imagem ou financeiro à Instituição
- Alinhar a área e a equipa com os objectivos e posicionamento estratégico da empresa
- Gerir importações de mercadorias e os processos aduaneiros em coordenação com os demais departamentos
Requisitos
- Licenciatura em Gestão de Empresas, Marketing, Economia e outras áreas afins. Pós-Graduação ou Mestrado em Gestão de Negócio ou Marketing
- Fluência na língua inglesa (Oral e Escrita)
- Mínimo de 10 anos de experiência
- Capacidade de trabalhar em ambiente de pressão
- Ser Proactivo
- Idoneidade e pontualidade
- Comprometimento com o trabalho
- Autonomia e Orientação para soluções
- Disponibilidade para trabalhar fora do horário normal de trabalho
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Este posto exige grande capacidade analítica e de decisão, gestão de equipas e trabalho com autonomia. Candidatos com mais experiência são incentivados e constitui vantagem