A Adra Mozambique está a recrutar um Director de Administração e Finanças (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Funções
Financeira
- Actuar como Director Nacional, quando solicitado
- Monitorar a implementação geral do projecto e propor adaptações em tempo hábil para garantir que os objectivos sejam alcançados
- Fornecer integridade financeira e responsabilidade e manter controles internos nas operações dos escritórios da ADRA
- Trabalhar em estreita colaboração com o Director do País para desenvolver e monitorar o orçamento financeiro e a estratégia da Agência e garantir que ele se alinhe com a direcção estratégica geral da agência
- Garantir que as transacções e decisões financeiras cumpram os regulamentos do concedente e atendam a todos os requisitos do doador
- Produzir relatórios financeiros mensais, trimestrais, anuais e específicos em tempo hábil, em conformidade com os princípios contábeis geralmente aceitos (GAAP)
- Supervisionar as actividades de auditoria e garantir a conformidade com os regulamentos do governo e dos doadores. Trabalhe com auditores para garantir a emissão oportuna de relatórios de auditoria
- Coordenar com o Director do País e o Comité Administrativo (ADCOM) para criar e gerenciar o orçamento organizacional anual da ADRA
- Elabore orçamentos para propostas em conjunto com o Gerente de Desenvolvimento de Negócios e o Director do Programa
- Fornecer suporte ao Director e Gerente do Programa no desenvolvimento da Análise de Valor Agregado (EVA)
- Responsável pela gestão do orçamento e pelo manuseio de vários tipos de acordos (acordos cooperativos, subvenções, subvenções, subcontratos, acordos de serviços pessoais, etc.) e solicitar aconselhamento jurídico quando necessário para garantir a conformidade com as regras e regulamentos governamentais aplicáveis
- Guie o Director do País e o Conselho de Administração sobre as direcções estratégicas dos negócios, conduzindo o planeamento financeiro, a análise, a previsão, o desenvolvimento de cenários para informar a tomada de decisões e o aconselhamento sobre as principais direcções e opções de desenvolvimento
- Participar do desenvolvimento de políticas corporativas como membro da equipe sénior de gestão (SMT)
- Engajar o comité de finanças do conselho para desenvolver planos e projecções financeiras de curto, médio e longo prazo
- Representar a empresa para parceiros financeiros, incluindo doadores, auditores, funcionários públicos, bancos, etc.
- Desenvolver e utilizar modelos preditivos e prospectivos e análise financeira baseada em actividades para fornecer informações sobre as operações e planos de negócios da organização, incluindo requisitos de caixa
- Coordenar com o Director dos Programas para garantir que as despesas em um período relatado estejam alinhadas com as actividades implementadas no mesmo período e de acordo com o DIP
- Entenda e mitigue os riscos organizacionais
Administração
- Actuar como Director Nacional, quando solicitado
- Supervisionar a função de Recursos Humanos, em conjunto com o Director Executivo
- Responsável pelo acompanhamento e actualização de procedimentos relacionados com os assuntos de pessoal no manual de administração e pessoal Política de Pessoal da ADRA Moçambique
- Supervisionar o escritório de administração do dia-a-dia nos escritórios de Maputo e de campo
- Supervisionar os departamentos de logística e TI
- Manter relações profundas com todos os membros da equipe de gestão por meio de julgamento comercial demonstrado, combinado com a capacidade de influenciar efectivamente os outros
- Execute outras tarefas, conforme solicitado pelo Director Nacional
Requisitos
- Bacharel em Contabilidade, Finanças, Administração de Empresas ou áreas afins
- Um mínimo de 7 anos em administração financeira com crescimento progressivo da responsabilidade. Com pelo menos 3 anos de experiência com uma ONG nacional ou internacional, gerenciando um escritório ou programa, supervisionando a equipa composta por RH, Compras, Logística, TI, Segurança, Equipa administrativa, Drivers e produtos de limpeza
- Sólida experiência trabalhando com doadores como USAID/CDC/UNITAID
- Experiência com contabilidade de exercício, alocação de custos, elaboração de orçamento e relatórios administrativos e financeiros
- Experiência prática em contabilidade com o sistema contábil Sun (o conhecimento da Sunplus é altamente preferido
- Excelente comunicação escrita e verbal em Português e Inglês
- Proficiente em Microsoft Word, Excel e outros pacotes de computadores
- Habilidades operacionais, administrativas e de gestão de tempo
- Altamente organizado, capaz de gerenciar várias tarefas e pensar de forma inovadora
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- O Director Financeiro reporta ao Director Nacional
- Encoraja-se fortemente a candidatura de indivíduos do sexo Feminino