A Grindrod está a recrutar um Director Geral, para Nacala, em Moçambique.
Funções
- Fazer gestão dos contratos alocados, garantir a rentabilidade do negócio e atender o desempenho contínuo e os principais indicadores de desempenho, conforme os objectivos estabelecidos contratuais
- Fazer crescer organicalmente o negócio e também fora dos actuais mercados industriais
- Gestão Financeira:
- Controle de custos dentro dos parâmetros do orçamento
- Garantir o facturamento de receitas de acordo com os acordos contratuais em diversos contratos
- Garantir orçamento anual para os contratos
- Rever trimestralmente o orçamento
- Rever e actualizar diariamente a previsão no rastreamento de receitas e nos painéis dos KPI
- Gerir devedores e credores
- Gerir diariamente os custos do contrato i.e. pneus, combustível e frota
- Garantir que as operações sejam rentáveis, influenciando as actividades do dia a dia para atender o orçamento
- Agrupar e enviar um relatório completo no final do mês (Pacote da receita)
- Resultados Críticos:
- Analisar e monitorar as receitas, custos e lucros e implementar uma estratégia correctiva e preventiva para atingir os objectivos orçamentais
- Gerir o cumprimento nos relatórios de auditoria
- Previsão, objectivos desenvolvidos, estratégias desenvolvidas, programações, agendamento, orçamentos, desenvolvendo políticas, procedimentos e processos
- Gestão de Operações e Excelência Operacional:
- Planeamento, Organização, Liderança, Controle
- Cumprir o acordo de nível de serviço legal exigido em cada contrato
- Manter e monitorar operacional os processos e procedimentos e identificar soluções para resolver quaisquer desvios dos processos e procedimentos operacionais
- Identificar e melhorar oportunidades de melhoria
- Analisar operacionalmente os dados e fazer avaliação comparativa internamente e externamente
- Resultados Críticos:
- Pré determinação das funções operacionais e acções em curso para que os recursos sejam usados optimamente
- Arranjar, delegar e organizar o trabalho, por forma a atingir o trabalho proposto, para que o trabalho seja efectivamente realizado por aqueles que são responsabilizados
- Influências subordinadas , para que eles desempenhem um trabalho efectivo dos quais eles são responsabilizados
- Desenvolver e implementar planos de mitigação de risco e manter actualizado
- Preparar e submeter relatórios mensais gerais
- Controlar os contratos por forma a garantir a conformidade de todas auditorias internas e externas
- Cumprir com a governança corporativa
- Resultados Críticos:
- Assegurar e regular o trabalho em progresso e os resultados atingidos, para que acções correctivas sejam levadas a cabo, para garantir que os objectivos departamentais sejam atingidos
- Auditorias internas e auditorias de clientes alinhados aos resultados da unidade de negócio
- Desenvolvimento do Negócio e Marketing:
- Organizar auditorias anuais de clientes
- Comunicar o nível de serviços alcançados para todos
- Perceber o plano de negócio da empresa e implementar um Marketing estratégico em torno desse plano
- Perceber a cadeia de abastecimento de clientes, e ofertas de Mercado que adicionem valor ao serviço
- Desenvolver modelos de negócio
- Desenvolver fortes relações com clientes ao nível apropriado
- Monitorar os níveis de atendimento de clientes (aplicar estratégicas acções correctivas e preventivas)
- Resultados Críticos:
- Fazer crescer o negócio não só no mercado actual, mas, diversificar as operações para manter a lucratividade
- Gestão de Relações com Cliente:
- Garantir e manter em andamento aos relações de trabalho operacional com os clientes
- Criar um ambiente de intimidade com o cliente
- Gerir um nível de atendimento com os clientes
- Resultados Críticos:
- Compreensão complete dos contratos relevantes e requisitos dos clientes
- Recursos Humanos/Relações Industriais/Gestão de Pessoal:
- Gerir no terreno, os processos operacionais, em termos de Políticas, Procedimentos, Avaliação de Desempenho, Treinamento, Desenvolvimento, Recrutamento, Planeamento de Recursos Humanos, Disciplina, etc.
- Criar um ambiente efectivo de trabalho e definir um tom para a gestão de contratos
- Representar a empresa e abraçar a cultura do Grupo
- Conduzir periodicamente avaliações de desempenho de acordo com os requisitos da empresa
- Planear e aprovar férias para todos que o reportam directamente
- Avaliar a implantação de recursos e tomar medidas correctivas adequadas
- Realizar entrevistas disciplinares e fazer perguntas se necessário
- Realizar entrevistas de emprego e participar na selecção do candidato
- Resultados Críticos:
- Garantir uma gestão efectiva e implantação eficaz de todos os funcionários, alinhados aos requisitos e padrões da empresa
- Relações com as partes interessadas
- Manutenção das viaturas:
- Gerir, monitorar todas as actividades de manutenção planeadas
- Gerir, monitorar os veículos disponíveis e tomar acções correctivas necessárias
- Providenciar feedback para a gestão, no que diz respeito aos requisitos de futuras manutenções relacionadas com a frota nacional
- Clareza com o Gestor Nacional de Manutenção, na manutenção e custos de frotas
- Realizações de inspecções e auditoria ad-hoc
- Reportar o estágio das frotas e o tempo de inactividade diária ao CEO
- Padrões de Manutenção, Políticas, Conformidade de procedimentos, e todos os requisitos regulamentares sejam realizados e aderidos a toda hora
- Resultados Críticos:
- Padronização de frotas sejam mantidas a toda hora e optimizados o uso de recursos humanos
- Minimizar a inactividade e maximizar a disponibilidade de frotas, acompanhar os gastos diários, os orçamentos sejam aderidos para a gestão de todos activos da empresa, recursos, infra-estruturas e inventários acima do controle directo
- Defeitos e reparação de avarias:
- Analisar incidentes de avarias por forma a providenciar detalhes para a manutenção estratégica e padronizada
- Controle da gestão de manutenção e dos recursos desenvolvidos, relacionados com a reparação de avarias
- Interagir com o Gestor Nacional de Manutenção, por causa dos eventos de avarias, reparação de defeitos e acτões correctivas
- Monitorar os motoristas, relacionados com abuso e danos de viatura; Reportar os mesmos para o Executivo
- Resultados Críticos:
- Avarias e reparação de defeitos devem ser reparadas dentro dos padrões exigidos, com o tempo mínimo de inactividade da frota
- As causas principais devem ser direccionadas para minimizar custos
- Gestão de Recursos e Instalações:
- Inpeccionar e auditar instalações de depósito e manutenção
- Auditar e seleccionar contratos e fornecedores
- Monitorar o uso de manutenção de viaturas
- Garantir que todo equipamento e instalações relacionadas sejam usadas de acordo com os procedimentos relevantes e legislações exigidas
- Responsabilizar-se pelos serviços de limpeza, manutenção geral, depósitos e instalações
- Resultados Críticos:
- Instalações internas e a deTerceiros, contratos/fornecedores cumpram com os requisitos e padrões
- Controle do uso da manutenção das viaturas da empresa
- Conformidade com os padrões da empresa, Ética, segurança exigida:
- Garantir que todos os procedimentos de segurança, padrões e legislações exigidas sejam aderidas
- Garantir que os funcionários e os contratados terceários cumpram com os procedimentos relevantes de trabalho, legislações e exigências do site do cliente
- Trazer todas as questões relacionadas com a não conformidade e desonestidade, a atenção do CEO
- Providenciar assistência técnica durante a investigação do incidente e acidente
- Resultados Críticos:
- Manter-se actualizado com as legislações actuais
- A Empresa não pode estar exposta ao risco de não conformidade
Requisitos
- Licenciatura em Gestão ou áreas afins
- Qualificação em Logística/Transporte/Cadeia de abastecimentos
- 8-10 anos de experiência em Gestão de Transporte
- Sólidos conhecimentos em logística/Armazenamento/Distribuição
- Gestão de SHEQ
- Eficiência em gestão financeira e relatórios
- Eficiência em gestão operacional e relatórios
- Eficiência e proactividade de gestão de clients e relações interpessoais
- Eficiência em gestão de segurança, saúde, risco ambiental e legislação de qualidade e procedimentos
- Eficiência em gestão de Recursos Humanos
- Conhecimentos relevantes da Legislação Laboral
- Conhecimentos soídos de Informática
- Fluente em Português e Inglês
- Marketing/Gestão de desenvolvimento-Organica e novos negócios e industriais
- Efectiva gestão de recursos
- Efectiva gestão em cuidado do activo
- Utilização optimizada dos recursos
- Fortes habilidades de relatórios escritos (Word e Excel)
- Vantagem em experiência de SAP MM
- Conhecimento de procedimento de contratos
- Acordos com Sindicatos
- Relevante o conhecimento de tráfego rodoviário
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados