A SolarWorks está a recrutar um Director Nacional de Vendas (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Elaborar o plano anual de actividades para a área comercial de acordo com os objectivos propostos
- Definir objectivos de vendas, incentivos, e tempo de execução
- Definir KPI’s para os subordinados directos, método de avaliação e monitoria
- Motivar e animar a força de vendas, em conjunto com os gestores regionais
- Tomar conhecimento dos planos de acção comercial das regiões, enriquecê-los e controlá-los
- Definir e controlar a execução dos objectivos superiormente fixados
- Contribuir e zelar pela manutenção da imagem da empresa em termos de rapidez, qualidade e um serviço de excelência
- Identificar parcerias que possam elevar o nome da empresa e serviços bem como facilitar e profissionalizar o trabalho das equipas e empresa no geral
- Vigiar a qualidade de vendas e zonas em actuação por forma a elevar a taxa de cobranças
- Controlar a situação dos riscos, onde se revelam, seus motivos e identificar soluções viáveis e de custo baixo
- Definir processos e procedimentos de vendas que sejam seguros para empresa, cliente e colaborador
- Exercer a competência delegada pela Administração em termos de revisão de preços/produtos, autorização de despesas, pagamentos pertencentes a regiões e departamentos sob sua tutela, etc.
- Visitar os hubs regularmente com objectivo de auditá-los e motivar as equipas
- Produzir relatórios periódicos sobre vendas, pagamentos, colletion rate, e produtividade geral das áreas, contendo planos de acção para melhoria constante da produtividade
- Traçar mecanismos de segurança e controle de valores pagos pelos clientes a serem canalizados na empresa; bloqueio de fraudes e burlas
- Adoptar procedimentos de gestão numa perspectiva global da empresa
- Identificar, prospectar, e apresentar propostas sobre futuras localizações de lojas e programas de instalação bem como executar o plano pós aprovação
- Pronunciar-se sobre recrutamento, dotação e plano de formação base exigido ao pessoal
- Dar parecer sobre acções comerciais de lançamento e campanhas promocionais
- Participar na negociação e revisão dos objectivos anuais das respectivas Redes, e na elaboração do orçamento das hubs?
- Emitir a opinião sobre o aumento de quadros solicitados
- Apoiar a organização dos hubs em termos de eficiência, produtividade e níveis de serviço
- Incentivar planos de rotação de pessoal dentro das hubs
- Avaliar a performance global das equipas comerciais dos hubs
- Acompanhar o processo de avaliação e aconselhamento dos gestores regionais e gestores de lojas
- Procurar harmonizar os critérios de acompanhamento e avaliação utilizados pelos gestores regionais na apreciação de Colaboradores dos seus hubs/equipas que integram
- Visitar/auditar áreas com Clientes que tenham baixo colletion rate por forma a perceber a real dificuldade dos mesmos e solucioná-las
- Realizar todas as actividades inerentes a função atribuídas pelo superior hierárquico
Requisitos
- Licenciatura em Gestão, Economia, Marketing ou outras áreas similares, formação em vendas constituí vantagem
- Mínimo de 8 anos de experiência em trabalhos similares
- Experiência preferencial no gerenciamento de equipas ou organizações orientadas para vendas
- Excel avançado
- Idade superior a 35 anos
- Português e Inglês falado e escrito fluentemente
- Capacidade comprovada de desenvolvimento de orçamentos, produzir relatórios e analisar resultados operacionais
- Capacidade comprovada de liderar e gerenciar funcionários e fortes habilidades interpessoais
- Capacidade de organização comprovada e capacidade de tomar decisões sob pressão
- Experiencia em trabalhos de campo e com energias renováveis
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Remuneração: Competitivo e negociável de acordo com os atributos e qualificações do candidato