Vaga

Engenheiro Civil

CONTACT

A CONTACT está a recrutar para o seu cliente, um Engenheiro Civil, para Nhamatanda, Província de Sofala, em Moçambique.
Funções
  • Será responsável por elaborar, implementar e monitorar o plano anual de actividades da área de infra-estruturas, serviços básicos integrados no plano do municipio
  • Apoiar os municípios para garantir a implementação das actividades de infra-estruturas e serviços básicos sejam executadas dentro dos prazos programados e com garantia de segurança, conforto, estética, e respeito ao meio ambiente, higiene e segurança no trabalho e assegurar a solidez e qualidade dos empreendimentos; avaliar e apoiar sistematicamente e produzir informações periódicas sobre a capacidade técnica, para a implementação satisfatória do Projecto na sua área de jurisdição e actuação
  • Monitorar e implementar acções continuadas e modelos para fortalecimento das capacidades locais; supervisar a actividade da fiscalização e assistência técnica contratada para avaliar o progresso dos serviços, actividades e das obras executadas nos municípios e de forma articulada com os especialistas da equipe provincial
  • Comprovar se da conclusão dos serviços contratados, que incluem estudos, ensaios, projectos e empreitadas para permitir o pagamentos com base nos contratos estabelecidos, os relatorios de aprovacao dos produtos e as situacoes de trabalho previamente visados e aprovadas pela entidade competente, a fiscalizacao e o gestor do contrato
  • Realizar actividades de campo regulares na companhia da equipe técnica municipal, onde decorrem as actividades de obras para controlar e supervisar a actividade da fiscalização, processos de obras e outros serviços produzindo relatórios circunstanciados respectivos
  • Assegurar que nenhuma obra inicie sem a realização e a aprovação dos estudos gerais e de especialidade (viabilidade, projectos de engenharia) e licenças ambientais requeridos para pacotes de obras de infra-estruturas que exijam a componente de salvaguardas ambientais e sociais pelo PDUL
  • Assegurar e organizar as evidências de realização da consulta pública assinada pelos participantes incluindo a liderança loca e outros
  • Supervisionar e avaliar os indicadores de condição mínima e os indicadores anuais de desempenho relacionados à infra-estrutura e aos serviços básicos resultante da actividade do município onde decorrem actividades das áreas anteriormente referidas que incluem, vias de acesso e caminhos pedestres; (ii) pequenas pontes ( pontões) (iii) micro drenagem e controle de erosão; (iv) pequenos sistemas de esgoto (por exemplo, fossas sépticas comunitárias); (v) pequenos sistemas de abastecimento de água (furos e poços de agua); (vii) mercados e, (viii) espaços públicos em geral, para garantir que, sejam executados dentro dos critérios legais de licitação, fiscalização, segurança, estética, qualidade, salubridade e segurança contra, cheias/secas, ventos extremos e terramotos dentre outros eventos
  • Assegurar em coordenação com os especialistas das salvaguardas os aspectos ambientais do projecto de forma a avaliar os potenciais impactos ambientais, sociais e sugerir medidas mitigadoras; realizar em coordenação com os especialistas das salvaguardas, procurment, a equipe do município, as instituições locais como AIAS, FIPAG, SDPI e outras agências, a criação do banco de dados do município, sobre preços da construção de referência para estudos, serviços, projectos e execução dos empreendimentos para permitir avaliar os custos das propostas desses serviços ou produtos; e sugerir medidas periódicas de correcção/actualização dos dados; supervisionar e avaliar no estaleiro das obras, a aplicação de procedimentos de saúde, higiene e segurança ocupacional nas obras de construção civil e obras públicas
  • Assegurar a implementação das recomendações já contidas nos documentos específicos de salvaguardas ambientais e sociais do projecto nomeadamente: o quadro de políticas de gestão ambiental e social (QPGAS), os manuais operacionais, guião de salvaguardas ambientais e sociais, entre outros; facilitar a coordenação inter-institucional entre os vários actores (municipio, assistência técnica, AIAS, FIPAG, SDPI, MITA, MOPHRH e comunidades) na implementação dos sub-projectos
  • Apoiar os municípios nos preenchimentos dos modelos em uso no projecto; realizar visitas de campo regulares aos subprojectos em execução no municipio na companhia da equipe técnica municipal , de forma a monitorar a implementação adequada das obras e cláusulas ambientais e sociais,de saúde e segurança ocupacional dos PGA’s incluídas nos contratos de todas as empresas de construção
  • Realizar reuniões de consulta e acompanhamento junto das comunidades beneficiárias, líderes comunitários e outros intervenientes-chave (a nível municipal) para avaliar os impactos das obras e outros resultantes da implantação das actividades do projecto
  • Assegurar a notificação à PIU central em coordenação com o engenheiro civil provincial e autoridades locais sobre qualquer incidente na implementação do projecto relevante para sua província, e nos respectivos municípios e, para que seja (i) garantida a protecção do público, dos trabalhadores, e do ambiente; (ii) fornecido todo o apoio e compensação necessária; e notificado e assegurado que sejam seguidas as normas de salvaguardas sociais e ambientais do País e do Banco Mundial
  • Elaborar relatórios de trimestrais da execução das obras e aplicação das salvaguardas ao nível do municipio com vista a proporcionar uma visão geral de sucessos, oportunidades e desafios/lições aprendidas e recomendações que devem ser tomados em conta; prestar relatórios periódicos das actividades realizadas com recomendações sobre a implementação ao nível municipal no âmbito do PDUL, incluindo a actividade da AT
Requisitos
  • Licenciatura em Engenharia Civil e Obras Públicas
  • Pelo menos 5 anos de experiência profissional em projectos de engenharia relacionados com infra-estruturas nas áreas de estradas, drenagem, abastecimento de água e saneamento, pequenas pontes, e outras edificações urbanas incluindo gestão de risco de desastres
  • Pelo menos 2 anos de gestão e monitoria ambiental e de saúde e segurança ocupacional e experiência prévia em projectos que adoptaram as políticas de salvaguarda operacionais do Banco Mundial é uma vantagem
  • Experiência comprovada de trabalho em simultâneo nos distritos e municípios alinhada com a gestão de programas multi-sectoriais é uma vantagem
  • Conhecimentos e uso das normas da série ISO 9000 ou outros afins para a gestão de qualidade de serviços de projecto, construção e produtos e outros na actividade de construção civil constitui uma vantagem
  • Conhecimentos sobre projectos para edificações urbanas sustentáveis constitui também uma vantagem
  • Fluência na língua portuguesa, e conhecimentos da língua inglesa falada e escrita
  • Capacidade comprovada de gestão de equipas multidisciplinares de gestores, técnicos e consultores, na implementação de projectos integrados, congregando diferentes actores: públicos, privados, a sociedade civil e a comunidade
  • Possuir uma residência no local da vaga é uma vantagem
Benefícios
  • A possibilidade de trabalhar numa instituição que oferece condições salariais compatíveis com o grau de experiência e nível de responsabilidade da função, bem como, oportunidades de desenvolvimento pessoal
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados

Detalhes

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

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