Uma empresa anónima que actua no sector bancário, está a recrutar um Especialista de Contabilidade, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Missão Genérica da Função: Desenvolver actividades para garantir os registos dos factos patrimoniais, por via do desenvolvimento e manutenção de um sistema de informação de gestão eficiente e eficaz, em conformidade com as orientações estratégicas e com a legislação e regulamentação aplicável
Funções
- Gerir o Plano de Contas do Banco, baseado nas Normas Internacionais de Contabilidade e Instruções das Entidades Reguladoras
- Assegurar a contabilização adequada de toda a actividade do Banco, de acordo com a legislação vigente
- Assegurar a convergência e a coerência de saldos entre as aplicações de negócio e a aplicação de suporte à contabilidade, nomeadamente a reconciliação de todas as contas do Banco
- Produzir documentação contábil para submissão às Entidades Reguladoras (ex: Banco de Moçambique) e às estruturas dos Accionistas responsáveis pela consolidação das contas dos respectivos Grupos
- Assegurar o cumprimento das obrigações declarativas de natureza fiscal
- Apurar, controlar e pagar impostos
- Prestar informação à auditoria interna e externa
- Colaborar no processo anual de planeamento e orçamento e controlo da actividade do Banco
- Promover cultura de controlo de custos e manutenção de um sistema de informação de gestão eficiente e eficaz e de actividades de planeamento
- Responsabilidades Transversais:
- Realizar e participar na recolha, consolidação, análise e reporting dos indicadores da sua área de actuação, efectuando propostas concretas sempre que seja pertinente, assegurando a produção e disponibilização atempada de informação de suporte à tomada de decisão
- Analisar, de forma permanente, os processos inerentes à sua área de actuação, propondo superiormente a implementação de acções de melhoria que visem maximizar a produtividade e/ou a qualidade do trabalho desenvolvido e/ou minimizar os custos existentes
- Realizar outras actividades superiormente definidas
Requisitos
- Formação Superior (preferencialmente, em Contabilidade e Auditoria, Gestão ou Economia)
- Experiência na área de contabilidade, (preferencialmente, em banca corporativa ou banca de investimento)
- Especialista: experiência igual ou superior a 3 anos
- Conhecimento do negócio e dos indicadores financeiros e da banca (ex: área financeira e comercial, banca corporativa, banca de investimento)
- Domínio da Língua Inglesa (oral e escrito)
- Conhecimentos de utilização das tecnologias de informação na óptica do utilizador (ex: Microsoft Office – Excel, Word, PowerPoint)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados