A FHI360 está a recrutar um Especialista de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (m/f) para Nampula, em Moçambique.
Descrição
- O Especialista de MAA irá supervisionar as componentes de monitoria, avaliação e aprendizagem de um potencial projecto da USAID em Moçambique, focado na melhoria dos resultados de saúde reprodutiva, materna, neonatal e infantil, aumentando a utilização e o acesso a serviços de alta qualidade. Ele/ela irá liderar o desenvolvimento e gestão do Plano de MAA
- O Especialista de MAA desenvolve e mantém sistemas de colheita de dados e faz análises para produzir informações sobre entrada e saída de dados, bem como resultados e impacto do programa. Ele/ela colabora com e supervisiona as agências subvencionadas para dar feedback sobre colheita de dados e indicadores; analisa os dados reportados pelas agências subvencionadas e apoia na formação do pessoal de M&A nos métodos que garantem qualidade. Ele/ela colabora com a equipe do programa para desenhar pesquisas operacionais (PO) de modo a apoiar a aprendizagem, a avaliação e a planificação, bem como supervisionar a implementação, análise, disseminação e uso das PO. Ele/ela compartilha com a equipe, os dados de MAA e planos de melhoria, bem como estratégias para melhoria do programa com grande impacto para o programa
- A posição estará baseada em Nampula e reportará ao Director de Projecto. A contratação está dependente da adjudicação do projecto e a selecção do candidato final está sujeita à aprovação da USAID
Funções
- Desenha e supervisiona as actividades de monitoria, avaliação e aprendizagem do projecto
- Lidera a elaboração, desenvolvimento, planificação e implementação das actividades de avaliação do projecto. Isso inclui o desenvolvimento e a disseminação de ferramentas, materiais, relatórios, artigos e pesquisas ligadas à intervenção
Desenvolver estratégias e ferramentas para a elaboração e implementação de componentes técnicos específicos de monitoria
- Trabalhar em estreita colaboração com os responsáveis do projecto para juntos desenharem ferramentas de monitoria, seleccionando indicadores e determinando as responsabilidades de monitoria no campo. Trabalhar de modo a garantir a compatibilidade e consistência das ferramentas dentro da estrutura de M&A tendo em consideração os requisitos nacionais e do doador
- Responsável por dar assistência técnica, desenvolvendo e estabelecendo sistemas de colheita, gestão, análise e elaboração de relatórios atempadamente com dados válidos e fiáveis que atendam aos requisitos de reporte do doador
- Foco no fortalecimento do sistema de M&A, capacitação aos parceiros e a equipe, e melhoria do alinhamento e apoio aos sistemas de M & A do país
- Desenvolver e liderar a implementação de uma agenda de aprendizagem forte que sirva para colaboração e adaptação contínuas
- Realizar revisões periódicas do programa e/ou sistemas de M&A do país e participar na planificação de acções de fortalecimento do sistema de M&A. Fornecer orientação sobre sistemas de informação para garantir a qualidade, assim como documentação e relatórios de boas práticas
- Supervisionar a publicação e disseminação de informações sobre abordagens bem-sucedidas e promissoras, lições aprendidas e outros resultados do programa para os parceiros do programa, doador, Governo da República de Moçambique e outras partes interessadas
Requisitos
- Mestrado ou Licenciatura em Monitoria e Avaliação, Saúde Pública, Demografia, Gestão em Saúde, Ciências Sociais, Bioestatística, Estatística ou áreas afins
- Mais de 8 anos de experiência em actividades de monitoria, avaliação e pesquisa, com pelo menos cinco anos de experiência em cargos de gestão
- Fortes habilidades de análise de números e capacidade de se expressar de forma clara e eficaz para o público em geral e para pessoas da área técnica
- Experiência comprovada em métodos de análise de pesquisa quantitativa e qualitativa
- Experiência com projectos financiados pelo Governo dos EUA
- Forte conhecimento ou treinamento na avaliação de programas internacionais de desenvolvimento, tais como, mas não limitado, a Planeamento Familiar e Saúde Reprodutiva e/ou Saúde Materna e Infantil
- Excelente redacção de relatórios, habilidades de análise e de comunicação, incluindo habilidades de apresentação oral
- Ampla experiência em gestão do conhecimento e disseminação dos resultados de pesquisas
- Capacidade demonstrada de criar e manter relações de trabalho eficazes com o pessoal do governo, entidades interessadas, parceiros de ONGs e agências doadoras internacionais
- Fluência em Inglês e Português
- Fortes habilidades de apresentação interpessoal, escrita e oral em Inglês
- Capacidade de trabalhar de forma independente e gerir um fluxo de trabalho de alto volume
- Experiência e habilidades documentadas para elaboração, implementação e supervisão de ferramentas de colheita de dados electrônicos (DHIS2, DHIS2 Tracker, CommCare, SurveyCTO) e no uso de técnicas de visualização de dados e software (DHIS2, Tableau, PowerBI, etc.)
- Fortes habilidades no uso de MS Excel Word, PowerPoint e Access, e pelo menos um programa de software sobre gestão de dados (SAS, SPSS, Epi Info, Atlas) e experiência de treino a outras pessoas no seu uso é uma vantagem
Benefícios
- A FHI 360 oferece um pacote de remuneração competitiva e é uma organização de oportunidades iguais
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados