A USAID, Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional em Moçambique, pretende recrutar um Especialista em Gestão de Projectos (Malária), para o Sector de Saúde Integrada (IHO), para Maputo.
Funções
- Liderança técnica, de gestão e de coordenação dum conjunto de programas/projectos/actividades concebidos para a Iniciativa Presidencial contra a Malária (PMI) através da educação, prevenção e esforços de tratamento
- Inclui a responsabilidade de desempenhar as funções de gestor de projecto para alvos e intervenções significativas, prestar assistência técnica ao Ministério da Saúde, no desenvolvimento de políticas para os programas/projectos/actividades elaborados e administrados pelo país beneficiário, reflectindo as melhores práticas na prevenção e tratamento da malária; trabalhar com o Governo de Moçambique (GdM) e outros doadores para assegurar uma abordagem da PMI devidamente coordenada, incluindo apoio complementar com contribuições de outros doadores e garantir o fluxo de informação sobre as melhores práticas relacionadas com o aperfeiçoamento da prevenção e tratamento da malária, de modo a transmitir outras decisões da USAID e do Governo dos Estados Unidos da América (GEUA)
- Trabalhará num país em contexto de rápido e complexo desenvolvimento que requer contacto e colaboração regulares a nível técnico e de política com parceiros e membros seniores do GdM, com empresas privadas, outros doadores e organizações internacionais e com outras entidades do GEUA
Requisitos
- Exige-se nível de mestrado em Saúde Pública (MPH) ou em Enfermagem, ou um médico especialista em Saúde Pública numa área clínica e/ou trabalho de campo relacionado com educação, prevenção e tratamento da malária
- Requere-se um mínimo de 5 a 7 anos de experiência progressivamente responsável na área clínica e/ou trabalho de campo relacionado com educação, prevenção e tratamento da malária; esta experiência deve demonstrar que o/a Especialista tem fortes habilidades médicas/clínicas na área
- Deverá ter capacidade comprovada de prover liderança técnica nas áreas de educação, prevenção e tratamento da malária, em gestão de programas, planeamento estratégico, experiência em políticas e habilidades de resolução de problemas complexos durante o seu trabalho em programas/projectos/actividades em ambiente altamente sensível
- Exige-se experiência de trabalho na África Subsaariana, bem como em ambiente de trabalho em língua inglesa, com a USAID ou em programas de saúde financiados pela USAID
- Será uma vantagem, mas não é exigido, que já tenha experiência de trabalho com o Governo dos Estados Unidos
- Fluência nas línguas inglesa e portuguesa, falada, lida e escrita
- Deverá ter um conhecimento profissional profundo dos princípios de desenvolvimento, conceitos e práticas, especialmente relacionadas com actividades de educação, prevenção e tratamento da malária em Moçambique, bem como dos problemas e políticas nas perspectivas de negócios, políticas, sociedade civil e social em Moçambique
- Deverá ter conhecimento e compreensão das características económicas, políticas, sociais e culturais de Moçambique; dos problemas de desenvolvimento no sector da saúde em Moçambique e na região; compreensão dos recursos, dos constrangimentos e das perspectivas globais de desenvolvimento, bem como das prioridades de Moçambique e da região
- Deverá ter conhecimento, ou o potencial para o adquirir, da legislação do Governo dos Estados Unidos, políticas e práticas relacionadas com a assistência ao desenvolvimento; políticas de programação da USAID, das normas, procedimentos e documentação e ainda dos objectivos, metodologia e situação das actividades atribuídas
- Deverá ter conhecimento e compreensão da organização e dos respectivos papéis dos diferentes níveis no GdM, a fim de melhorar a comunicação efectiva e obter consenso na estratégia e implementação do programa/projecto/actividade
- Deverá demonstrar ter um bom conhecimento e experiência na concepção de programas/projectos/actividades de educação, prevenção e tratamento da malária e do papel da prevenção e tratamento da malária com outras áreas de saúde, tais como sistemas de fortalecimento de saúde, PTV, saúde materno-infantil e planeamento familiar
- Deverá ser capaz de facilitar e interligar avaliações culturalmente adequadas, aconselhamento, défice de tratamento e outras questões relacionadas e facilitar as ligações com programas de segurança alimentar, incluindo água, saneamento e promoção de higiene; e ainda ser capaz de usar esses dados para a tomada de decisão
- Deverá ter a capacidade de prover liderança técnica no planeamento da malária e aplicar esse conhecimento para uma programação avançada em Moçambique e na região
- Exige-se conhecimento de uso de computador, incluindo facilidade e habilidade no uso de programas de processamento de texto, correspondência electrónica, aplicação de tabelas, software de apresentação e familiaridade com a internet
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Para mais informações ligue para +258 21 355452
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae em Inglês
2. Candidatura
- Envie um email para maphrrecruitment@state.gov e indique o assunto "Application for Project Management Specialist (Malaria)"
- Envie uma carta fechada para o seguinte endereço: Av. Kenneth Kaunda, nº 193, C.P. 783, em Maputo
- Envie um Fax para +258 21 490114