A USAID procura um(a) Especialista em Gestão de Projectos (Especialista na Educação da Rapariga), para o Sector de Educação, para Maputo.
Funções
- Reportando ao Chefe do Sector de Educação da USAID, terá um papel importante na implementação do novo Programa de Educação Básica para a expansão das oportunidades de educação e formação de qualidade, especialmente para mulheres e raparigas
- Irá apoiar a administração das iniciativas educacionais da USAID/Moçambique e um portfólio crescente que foi aprovado para os 3 países piloto na área da educação
- Irá apoiar na avaliação dos recursos necessários para ajudar os serviços a alcançar os objectivos da Missão nesta área, bem como na organização de toda a programação crítico-estratégica para o Sector de Educação
- Irá expandir contactos e liderar os esforços de colaboração com os parceiros bilaterais e multilaterais no Sector de Educação, organizações da sociedade civil e parceiros do sector privado
- A responsabilidade primária será dar assistência ao desenvolvimento, à implementação e à monitoria do Programa de Educação Básica, que apoia os esforços do Governo de Moçambique (GdM) no fornecimento de serviços de educação equitativos e de qualidade para mulheres e raparigas, unir e concentrar a participação da sociedade civil e do sector privado nos esforços para melhorar a qualidade da escola e promover a protecção da criança e ambientes de aprendizagem seguros e saudáveis, especialmente para as raparigas
- Será responsável pela coordenação com o Sector de Saúde Integrada da USAID/Moçambique, especialmente com o Assessor de Género da Missão e o Especialista em Gestão do Programa de Crianças Orfãs e Vulneráveis
- Será responsável por coordenar com a Direcção de Programas Especiais do Ministério de Educação (MINED), para desenhar e implementar programas com informações rigorosas sobre género, populações vulneráveis e HIV/SIDA direccionados a raparigas, rapazes e funcionários em escolas primárias e secundárias moçambicanas
- Espera-se que participe no grupo de interesse do doador e em reuniões de grupos de trabalho em assuntos transversais tais como género, HIV/SIDA e crianças vulneráveis
Requisitos
- Exige-se grau universitário, de preferência numa das grandes áreas da educação, como Planificação, Política, Monitoria e Avaliação, Formação de Professores, Desenvolvimento Curricular
- Pelo menos 5 anos de experiência na revisão e aprovação de planos de trabalho de projectos, orçamento, despesas e resultados, bem como experiência comprovada na abordagem de questões de implementação de projectos/programas e ligação com o GdM, assessores técnicos, parceiros de implementação locais e internacionais e sociedade civil, de preferência ao nível da escola comunitária local
- Conhecimento e experiência em programação bilateral e multilateral no Sector da Educação em Moçambique e na gestão de actividades de comparável complexidade e diversidade, incluindo integração de resultados de áreas transversais tais como a redução das disparidades de género, acesso e uso de tecnologia, de descentralização e de trabalho à escala nacional, para mitigação das disparidades geográficas existentes
- Fluência nas línguas inglesa e portuguesa, fala, escrita e leitura
- Conhecimento abrangente de todas as facetas do Sector da Educação Básica, especialmente no que se refere aos desafios e oportunidades na educação das raparigas em Moçambique
- Requere-se que tenha bom conhecimento da história, cultura e desenvolvimento sócio-económico de Moçambique, bem como do papel e do potencial da educação como elemento fundamental do desenvolvimento
- Exige-se compreensão das regras e regulamentos sobre todas as questões relacionadas com a execução do projecto e programa de apoio, em termos de estrutura de ensino e programação em Moçambique; compreensão das normas de género, crenças, práticas e leis que dizem respeito ao acesso à educação para raparigas e outras populações vulneráveis em Moçambique
- Requere-se familiaridade com sistemas de organização e gestão, com os papéis e as relações no Sector da Educação em Moçambique, desde o nível nacional ao nível da escola/comunidade; familiaridade com as normas internacionais de monitoria e avaliação, incluindo as da Educação para Todos, Objectivos do Desenvolvimento do Milénio, Fast Track Initiative e da USAID/Governo dos Estados Unidos
- Deverá demonstrar capacidade de produzir documentos analíticos de gestão de projectos de qualidade profissional; de fazer apresentações orais de forma lógica e persuasiva a funcionários séniores do GdM, a outros parceiros bilaterais e multilaterais, ONGs e a outros oficiais do Governo dos Estados Unidos
- Exige-se excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal; capacidade de interagir eficazmente com uma diversidade de parceiros internos e externos
- Competência para trabalhar eficazmente num ambiente de equipa multidisciplinar e multicultural, habilidades de liderança para promover parcerias responsáveis entre o MINED e os seus parceiros, os parceiros de implementação da USAID e outras agências do Governo dos Estados Unidos que trabalham no Sector da Educação
- Deverá estar disposto(a) a viajar para zonas remotas e desafiantes de Moçambique, de modo a se comunicar com parceiros locais e monitorar actividades do projecto; deverá ter conhecimentos eficazes de informática, particularmente em aplicações de MS Office
Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
Notas
- Apenas os candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga (emprego.co.mz)
- Contactos para efectuar a sua Candidatura e solicitar Termos de Referência encontram-se listados acima, no lado direito