A SDO Moçambique está a recrutar para a ENABEL, um Financial Controller, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Enabel é a agência belga de desenvolvimento. No âmbito da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, realizamos missões de serviço público na Bélgica e no exterior. Além disso, a Enabel aumenta o impacto da Bélgica no desenvolvimento internacional, realizando atribuições para doadores terceirizados belgas e internacionais
- Os seus Colaboradores em Bruxelas e no exterior representam o compromisso do Estado Belga e de outros parceiros de desenvolvimento com a solidariedade internacional
- O novo programa para a cooperação Belgo - Moçambicana 2023 – 2028 centra-se no clima que é transversal e com enfoque em 3 serviços públicos (água, energia e resíduos), transição energética e perdas e danos. A Enabel Moçambique está também a implementar projectos para outros doadores em:
- Flandres: a saúde PFM (Public Finance Management)
- MAF (Fundo de Ações de Mitigação): resíduos e economia circular
- Região de Bruxelas: água
- Tendo em conta as necessidades futuras para um maior desenvolvimento das suas actividades, a Enabel procura neste momento um (f/m) Financial Controller
- Sob a supervisão do Gestor de Contratos e Finanças (sedeado no Ruanda), este cargo assegura 1) a qualidade da informação financeira que permite a tomada de decisões e contribui para a eficiência e eficácia com que são conduzidas as operações que devem conduzir à concretização dos objetivos da intervenção e 2) o domínio dos riscos fiduciários
Funções
- Assegurar a verificação e apoio à elaboração do planeamento e acompanhamento orçamental de forma a permitir uma gestão orçamental de qualidade
- Verificar as demonstrações financeiras mensais
- Verificar a exactidão do planeamento do orçamento
- Fornecer suporte à elaboração de propostas de alteração orçamentária e validá-las seguindo as directrizes da Enabel
- Produzir relatórios periódicos de acompanhamento do orçamento, incluindo análises e recomendações
- Analisar os custos de funcionamento e custos das actividades e formular recomendações com vista à melhoria da eficiência na utilização dos fundos
- Assegurar o acompanhamento das operações de tesouraria para assegurar que os fornecedores/beneficiários/etc. sejam pagos correctamente e no devido tempo
- Verificar os pedidos de chamada de caixa
- Analisar a situação da tesouraria e preparar o pedido de fundos
- Autorizar os pagamentos
- Efectuar a conciliação bancária
- Assegurar a gestão diária das relações bancárias
- Controlar os relatórios para garantir que as despesas estejam em conformidade com os Contratos de Doação
- Contribuir para as avaliações organizacionais
- Controlar os relatórios financeiros e os pedidos de parcelamento
- Preparar as conclusões relativas ao feedback a enviar aos beneficiários/parceiros contratantes:
- Planear e realizar missões de controlo das beneficiárias da contratação
- Preparar e apoiar as eventuais auditorias externas (administrativas e financeiras) dos beneficiários
- Gerir as questões relativas aos domínios fiscal e social de forma a assegurar informação completa e qualitativa nestas matérias
- Assegurar a actualização das normas fiscais e sociais aplicáveis ao abrigo da legislação dos países parceiros e informar/formar a intervenção sobre eventuais alterações às mesmas
- Analisar os riscos fiduciários, acompanhar os planos de ação de controlos internos e auditorias de forma a destacar os riscos e minimizar o impacto
- Elaborar questionários de auto-avaliação da gestão financeira
- Apoiar a preparação de auditorias
- Apoiar a implementação de recomendações de auditoria e controles internos
- Assegurar que as normas e procedimentos em vigor no âmbito da intervenção estão atualizados e em conformidade com as normas e procedimentos da Enabel e de outros doadores
- Liderar a equipa da qual é o superior hierárquico de forma a ter quadros qualificados e motivados
- Supervisionar e orientar a gestão administrativa e financeira da intervenção
- Desenvolver as competências dos quadros
- Capacitação das entidades parceiras de forma a contribuir para a melhoria da sua organização, processos e sistemas e das competências dos seus quadros
- Participar e apoiar a avaliação de necessidades e a implementação de um plano de capacitação dos beneficiários
- Apoiar a elaboração de instrumentos de apoio e gestão a favor das entidades parceiras
- Apoiar a intervenção nos domínios financeiro, contabilístico, administrativo e logístico
Requisitos
- Licenciatura em Gestão, Finanças ou Contabilidade ou sector similar
- Mínimo de 7 anos de experiência profissional relevante em posição similar
- Experiência com gestão de equipas
- Gestão de orçamentos e análise financeira
- Controlo e auditoria financeira.
- Domínio avançado de Excel e Word, utilização de software financeiro é uma mais valia
- Capacidade de lidar com questões delicadas com discrição em um ambiente multicultural
- Proficiente em Português e Inglês
- Capacidade de trabalhar em um ambiente internacional com várias partes interessadas, manter relações efectivas e cooperantes com autoridades nacionais e doadores
- Possuir nacionalidade moçambicana
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Duração do contrato: Contrato de dois anos (renovável) – contrato local de acordo com a legislação laboral moçambicana