O IFAPA-Beira está a recrutar um Formador para Capacitação em Matéria de Contratação de
Empreitadas de Obras Públicas, Fornecimento de Bens e Serviço de acordo com o do
Decreto 79/2022 de 30 de Dezembro e outros Instrumentos de Procurement Internacionais, para Beira, em Moçambique.
Descrição
- O Governo de Moçambique tem vindo a introduzir reformas na gestão das suas finanças públicas, sempre
no intuito de assegurar maior eficácia e eficiência na alocação financeira e disponibilização de mais bens
e serviços públicos a todos moçambicanos
- Na sequência do processo de descentralização e desconcentração em curso, os Órgãos Locais do Estado
e as Autarquias estão recebendo novas competências e consequentemente passando a gerir cada vez
mais recursos
- Preocupado em melhorar a transparência na contratação de empreitadas, bens e serviços junto dos
principais fornecedores, o Governo tem vindo a produzir e disponibilizar instrumentos orientadores sobre
o processo. É nosso entendimento que nem sempre estes instrumentos têm sido de fácil compreensão
por parte dos utilizadores, levando a ineficácia na sua actuação
- Com a aprovação do novo regulamento, através do Decreto 79/2022 de 30 de Dezembro, que regula a
matéria de Contratação de Empreitadas de Obras Públicas, Fornecimento de Bens e Serviço, cujo âmbito
de aplicação abrange também as autarquias locais, o pressuposto essencial para conferir maior
transparência e assegurar a efectiva implementação dos procedimentos de contratação de empreitadas
de obras públicas. Outrossim, estas normas internas são acompanhadas pelas outras internacionais que
ajudam garantir a transparência na gestão de projecto cujo financiamento é externo
- O Conselho Municipal da Cidade da Beira desempenha um papel importante na tomada de decisões e na
formulação de políticas públicas tendentes à solução de problemas de natureza diversa que apoquentam
a vida dos munícipes. Neste contexto e no âmbito do projecto MUDAR, com a implementação do Projeto-piloto no Bairro de
Macuti estão previstas a construção e edificação de infraestruturas públicas, criação de espaços verdes,
requalificação e todos outros serviços conducentes à satisfação das necessidades colectivas públicas dos
munícipes
- Face esta situação, urge a necessidade de reforçar os conhecimentos e habilidades aos técnicos da UGEA
do Conselho Municipal da Beira e outros parceiros que trabalham nas áreas de procurement, de
ferramentas que asseguremr o cumprimentos dos procedimentos de
Contratação de Empreitadas de Obras Públicas, Fornecimento de Bens e Serviço ao Estado e as regras da
União Europeia, visando a boa gestão da coisa pública
Objectivo da Capacitação
- Assegurar a boa implementação, por parte do Conselho Municipal da Beira, de todo o processo de
procurement inclusive dos procedimentos de Contratação de Empreitadas de Obras Públicas,
Fornecimento de Bens e Serviço de acordo com o do Decreto 79/2022 de 30 de Dezembro e outros
instrumentos de procurement internacionais.
Resultados de aprendizagem esperados
- No final da formação cada participante será capaz de
- Descrever o enquadramento legal e ciclo geral das contratações de empreitadas de obras públicas,
fornecimento de bens e prestação de serviço do Estado
- Identificar principais intervenientes no processo de contratação de empreitadas de obras públicas,
fornecimento de bens e prestação de serviço do Estado
- Distinguir os regimes e modalidades de contratação para a contratação de empreitadas de obras
públicas, fornecimento de bens e prestação de serviço do Estado
- Analisar o ciclo e fases do processo de planificação para a gestão de contratação de empreitadas
de obras públicas, fornecimento de bens e prestação de serviço do Estado
- Identificar e demonstrar conhecimento operacional dos documentos que devem acompanhar a
nota de remessa ao TA na instrução do processo de contratação de empreitadas de obras públicas,
fornecimento de bens (passos de cada fase do processo, lista dos critérios de elegibilidade etc.
- Aplicar os procedimentos para recepção e abertura das propostas de empreitadas de obras
públicas, incluindo regras internacionais
- Aplicar os Critérios de Avaliação e Decisão das Propostas do processo de contratação de
empreitadas de obras públicas, fornecimento de bens incluindo regras internacionais
- Identificar os tipos de garantias previstas nos processo de contratação de empreitadas de obras públicas, fornecimento de bens incluindo regras internacionais
- Alistar documentos para instrução do processo de contratação ao TA
- Reconhecer as Práticas Anti-Éticas e as respectivas sanções
Produtos esperados
- Técnicos do Conselho Municipal da Beira capacitados no domínio dos procedimentos de
Contratação de Empreitadas de Obras Públicas, Fornecimento de Bens e Serviço de acordo com o do
Decreto 79/2022 de 30 de Dezembro e outros instrumentos de procurement internacionais
- Um guião prático/compêndio/kit de ferramentas passo a passo sobre os principais procedimentos
de Contratação de Empreitadas de Obras Públicas, Fornecimento de Bens e Serviço, incluindo referências
à legislação nacional para orientar a consulta (aprox. 10 pag)
- Avaliação contemplando aspectos como avaliação geral do evento, alcance do objectivo geral,
alcance dos resultados específicos das sessões, nível de satisfação em relação aos conteúdos, facilitação
e apoio logístico
- No fim a apresentação de relatórios detalhados com a indicação de números de participantes por
géneros, conteúdos formulados e avaliação do processo
Metodologia
- O consultor deverá preparar e lecionar os conteúdos tendo em conta o Ciclo de Aprendizagem Vivencial
(CAV) que prioriza a metodologia ativa utilizando a vivência para consolidar as informações. Como forma
de garantir uma aprendizagem que salvaguarde (CHA) conhecimentos, habilidades e atitudes positivas na
gestão de instituições públicas, requerem-se a realização de actividades práticas, discussões e trabalhos
de grupo, exercícios e simulações para aprimorar os conhecimentos e as habilidades técnicas dos formandos
Requisitos
- Competências gerais e Qualificações exigidas:
- Diploma de licenciatura na área de Economia e Finanças ou outro campo relacionado
- Mínimo 5 anos de experiência na área de contratação pública ( procurement)
- Domínio da legislação nacional e internacional sobre procurement
- Óptima experiência no uso de metodologias de formação ativa e participativa (simulações,
exercícios práticos)
- Experiência na facilitação de processos formativos de adultos
- Experiência de elaboração de guião prático
Documentação
- CV actualizado
- Certificado de habilitação literária
- Certificado de participação em formações em matérias de contratação público será uma vantagem
- Certificado de participação em cursos de formação de formadores (andragogia) será uma
vantagem
- Proposta de programa de formação, (objectivo, conteúdo, resultado de aprendizagem e metodologias)
- Proposta de Orçamento
Duração, lugar e período da formação
- 5 dias ( 30 horas)
- IFAPA, Beira, Sofala
- Final de Janeiro - início de Fevereiro
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados