O CICV está a recrutar um Generalista de Segurança Económica 2, para Pemba, em Moçambique.
Descrição
- Esta posição terá um papel duplo no departamento de Segurança Económica (assistente administrativo e responsabilidades gerais de um oficial de campo EcoSec 2)
- Realiza análises no terreno e acompanha de perto o ambiente humanitário para compreender muito bem as preocupações e vulnerabilidades das comunidades e propor atividades pertinentes e viáveis para responder às necessidades numa abordagem centrada no beneficiário. Planeia e executa as atividades EcoSec em equipas multidisciplinares sob a supervisão e orientação do coordenador EcoSec. Faz o acompanhamento dos resultados e propõe os ajustamentos necessários para garantir a pertinência e a adequação do programa EcoSec
- Será responsável pelo apoio à gestão dos dados estatísticos do programa e pela formulação dos relatórios estatísticos mensais utilizando as ferramentas internas fornecidas. Assegura a introdução regular de dados no EcoSec PAM (ferramenta de gestão de projetos e atividades) e a atualização das estatísticas mensais. O titulars do cargo deverá também prestar apoio administrativo ao departamento EcoSec. Deverá desempenhar tarefas relacionadas com a formulação de SRs, no que respeita à logística, ao arquivo dos documentos do programa e à transmissão interna de mensagens, conforme necessário, incluindo o arquivo eletrónico e físico dos documentos relacionados com o EcoSec no Espaço da Equipa (TS)
Funções
Avaliação, implementação da resposta EcoSec, monitorização e elaboração de relatórios
- Recolher dados utilizando instrumentos e dispositivos de recolha de dados com uma abordagem centrada no beneficiário
- Introduzir os dados na base de dados do inquérito; manter e atualizar as bases de dados
- Efetuar avaliações no terreno, distribuição nas zonas prioritárias do CICV
- Trabalhar em estreita colaboração com o ponto focal para o acompanhamento da distribuição e assegurar a reconciliação e o carregamento dos ficheiros
- Recolher informações sobre os agregados familiares durante a monitorização pós-distribuição.Contribuir para a identificação das opções de resposta com base numa análise das componentes principais da EcoSec (consumo/produção de alimentos, condições de vida, apoio ao rendimento e reforço das capacidades), bem como do "princípio de não prejudicar" e da atenuação dos riscos associados à assistência
- Contribuir para a conceção de um bom método de registo dos beneficiários
- Contribuir para o desenvolvimento de métodos, planos, execução, logística e relatórios para a distribuição da ajuda
- Participar na distribuição da ajuda no local
- Contribuir para a conceção e execução de programas de ajuda e de subsistência
- Contribuir para a análise do ambiente de segurança, socioeconómico, cultural e político no que se refere ao CICV
- Contribuir para a elaboração de relatórios internos
- Traduzir documentos para uso interno e interpreta a pedido
- Apoiar as equipas no terreno noutras regiões administrativas quando necessário para o registo, verificações e distribuições
- Preparar o material e a logística para as deslocações no terreno
Tarefas de assistente administrativo
- Introduzir dados operacionais e apoiar a gestão da aplicação EcoSec (ferramenta de gestão de projetos e actividades)
- Assegurar que os dados estatísticos no terreno sejam apresentados atempadamente através das ferramentas e procedimentos estabelecidos
- Apoiar a coordenação na monitorização e acompanhamento com a logística do processo de aquisição de todos os bens no sistema logístico, por exemplo, previsão, IRIS, etc.
- Apoir no acompanhamento financeiro com o FAD sobre a previsão mensal de tesouraria e as despesas EcoSec
- Apoiar o ponto focal PAM na ligação com a equipa GIS na produção de mapas do programa com base nas atualizações estatísticas mensais/trimestrais/anuais da equipa
- Facilitar a organização de reuniões internas e externas, redigir as atas das reuniões e assegurar o acompanhamento necessário,
- Gerir o arquivo de documentos eletrónicos e registos físicos conforme os procedimentos internos e assegurar que os ficheiros sejam atualizados atempadamente e estão disponíveis no departamento
- Contribuir para a elaboração de relatórios institucionais (relatórios trimestrais, EcoSec, destaques mensais, correspondência para os ministérios da tutela e factos e números)
- Criar pedidos de fornecimento (SR) conforme necessário e estabelecer contactos com os respetivos departamentos para garantir a formulação e o acompanhamento adequados e atempados dos fornecimentos
- Apoiar a coordenação na gestão do sistema de gestão da informação EcoSec no Outlook, do espaço da equipa e do preenchimento físico
- Acompanhar os dias de ferias da equipa
- Prestar qualquer outro apoio administrativo
Relatórios
- Apoiar o ponto focal do PAM na preparação e apresentação de relatórios mensais do PAM/MSR à pessoa focal do PAM da EcoSec na GVA
- Apoiar o ponto focal do PAM na formulação dos relatórios estatísticos mensais do EcoSec e partilhar-los internamente e com o responsável do WatHab GIS para garantir a produção atempada dos mapas dos projectos/programas
- Redigir as atas das reuniões internas do EcoSec e assegurar a sua circulação interna e arquivo
- Contribuir para os relatórios trimestrais, fornecendo as atualizações estatísticas para a intervenção do EcoSec
Requisitos
- Diploma universitário em administração de empresas, economia, antropologia, agronomia, veterinária, nutrição, saúde pública, ou experiência equivalente sólida na área humanitário
- 3 anos de experiência profissional em domínios semelhantes; experiência em programas de ajuda de emergência, segurança alimentar e meios de subsistência
- A experiência em gestão de informação e de bases de dados será uma vantagem adicional
- Conhecimentos avançados de informática, especialmente em Excel e gestão de bases de dados
- Capacidade de trabalhar de forma autónoma sem supervisão
- Flexibilidade e disponibilidade para viajar para o terreno
- Conhecimento profundo do ciclo do projecto
- Proficiência em português e em inglês falado e escrito
- Desejável a fluência noutras línguas locais, tais como makonde, mwani e swahili
- Boas capacidades de organização e planeamento
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Estamos procurando alguém metódico, responsável, orientado para o beneficiário, organizado com boas habilidades organizacionais, com bom senso de trabalho em equipe, boas habilidades de comunicação, comprometimento, iniciativa e respeito aos valores do CICV. Encorajamos as candidaturas femininas
- Oferecemos um trabalho dinâmico e gratificante em um ambiente humanitário e multicultural, com salários e benefícios sociais atraentes, e oportunidades de desenvolvimento por meio de treinamento interno
- Por favor, envie sua candidatura: CV, carta de apresentação, cópias de diplomas/certificados