A Global Programs está a recrutar um Gestor de Apoio à Implementação de Sistemas de Informação de Saúde para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Global Programs for Research and Training baseada em Maputo é uma Organização Não Governamental registada em Moçambique para representar os projectos da Universidade de Califórnia, incluindo a Universidade de Califórnia, São Francisco (UCSF) e a Universidade de Califórnia, Los Angeles (UCLA)
- A Global Programs foi estabelecida em 2016 para dar continuidade ao trabalho da UCSF em Moçambique que há mais de 8 anos em colaboração com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), na iniciativa de PEPFAR, empenha-se no desenvolvimento de capacidades a longo prazo, com vista a apoiar na tomada de decisões baseadas em dados, sobre o atendimento e tratamento do HIV/SIDA no país. Mediante o reforço da presença e da qualidade de informação estratégica em Moçambique, o objectivo do apoio técnico é melhorar a utilização dos dados de âmbito nacional para o nível das unidades sanitárias, contribuindo para uma redução sustentável da transmissão do HIV
- Actualmente, a Global Programs concentra-se nos sistemas de vigilância nacional, de informação sobre saúde, melhoria da qualidade de dados, gestão, disponibilidade e uso de informação. A UCLA em colaboração com a Global Programs concentra-se em fortalecer e treinar os médicos estagiários no tratamento do HIV
- O objectivo básico desta posição é coordenar a implementação do sistema de Registos Electrónicos Médicos (EMR) e garantir o uso de dados e monitoria do sistema. Sob a orientação dos assessores técnicos da UCSF e a supervisão do Director do SIS da Global Programs, ele(a) coordenará a formação de formadores (TOTs/workshops), supervisionará o desenvolvimento do currículo de treinamento e plano de formação, preparará e gerenciará um escopo do trabalho, garantirá que os dados colhidos no sistema estejam completos e sejam usados correctamente, bem como, desenvolver e conduzir planos de monitoria. Além disso, ele(a) supervisionará a equipe da IT Help Desk para garantir que as necessidades dos usuários sejam atendidas
- Como parte integrante da Global Programs em Moçambique, o Gestor de Apoio à Implementação de SIS deverá encontrar-se com as partes interessadas, financiadores e funcionários do Governo para coordenação, feedback e monitoria. Esta posição será orientada pelo Director do SIS e pelos assessores técnicos séniores por forma a alinhar as necessidades no país com as melhores práticas técnicas e padrão da indústria de implementação de SISs. O Director do SIS fornecerá orientação sobre os fluxos de trabalho do programa de HIV e os requisitos de dados para garantir que a implementação do EMR liderada pela Gestor de Apoio à Implementação de SIS atenda essas necessidades
- Local de Trabalho: Maputo - Com viagens dentro e fora do país
Funções
- Coordenar a implementação das actividades de apoio ao sistema de registos médicos electrónicos (EMR) de cuidados do HIV (C&T) em colaboração com o MISAU, os parceiros implementadores, os stakeholders de CDC/PEPFAR
- Desenvolver cronogramas e planos de monitoria para a implementação do EMR de C&T do HIV
- Monitorar a implementação de equipamento de saúde, incluindo a identificação da necessidade de treinamento adicional, apoio à implementação e modificações ao Software
- Gerir o desenvolvimento de currículo e o plano de formação para a implementação do EMR de C&T do HIV
- Elaborar e coordenar a Formação de Formadores (TOT) para a implementação do EMR de C&T do HIV
- Liderar e gerir a equipe de HIS e as cargas de trabalho do projecto para garantir que as necessidades dos usuários e dos stackholders estão sendo atendidas usando o sistema do EMR de C&T do HIV
- Colaborar com o Gestor do Projecto de HIS para desenvolver cronogramas e identificar desafios para todos os trabalhos relacionados à implementação do HIS
- Outras tarefas atribuídas relacionadas com a descrição de tarefas
Requisitos
- Um grau apropriado em Saúde Pública, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, ou outro campo relacionado
- Pelo menos dois (2) anos de experiência comprovada com saúde pública ou serviços de saúde
- Pelo menos dois (2) anos de experiência comprovada ou conscientização com desenho instrucional, desenvolvimento curricular, treinamento, treinamento técnico e/ou treinamento em informática/software
- Um sólido histórico de liderança: liderar e gerir actividades de implementação a nível de programa e capacidade comprovada para produzir resultados comprováveis de boa qualidade
- Capacidade de criar rede e trabalhar com os stakeholders principais (governo, doadores, financiadores, ONGs), pesquisadores internacionais e nacionais, estatísticos, desenvolvedores de software e gerentes de programas
- Disponibilidade de viajar dentro de Moçambique
- Fluência em Inglês e Português, escrito e oral
- Experiência em saúde sistemas de informação e HIV
- Experiência em trabalhar em Moçambique em qualquer uma das áreas acima referidas
- Experiência em Monitoria e Avaliação (M&A) ou avaliação de programa
- Disponibilidade para trabalhar ocasionalmente fora das horas normais de trabalho
- Flexibilidade para executar alguns componentes do trabalho fora do local habitual de trabalho, por exemplo, numa entidade governamental
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Os CV´s entregues pessoalmente não serão considerados, devem ser enviados por email
- Os candidatos interessados são convidados a submeter uma carta de candidatura indicando o titulo da vaga acompanhada do CV em Português e Inglês
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura