A IFLOMA está a recrutar um Gestor de Marketing, Vendas e Armazém para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Finalidade geral do trabalho: Responsável pelo desenvolvimento, gestão e implementação de estratégias e iniciativas de marketing e vendas da empresa IFLOMA bem como a gestão do Armazém
- Usar a pesquisa de mercado, para desenvolver uma a estratégia de marketing e vendas, assim como o plano de implementação
- Desenvolver orçamentos anuais de vendas e promoções baseado nos volumes de vendas projectadas e preços médios dentro das áreas alocadas
- Desenvolver planos de promoção e de vendas baseados na metas de vendas mensais, trimestrais e anuais e submeter ao Director Geral para revisão e aprovação bem como o plano de monitoria para o cumprimento das metas
- Analisar o mercado para entender os diferentes segmentos de mercado, identificar clientes e desenvolver uma base de clientes para atingir as metas de vendas projectadas
- Manter e aumentar a participação de mercado através da identificação de novos clientes e novos mercados
- Negociar com os clientes sobre o tipo de produto, preços e volume de madeira e agregar valor ao cliente, identificando produtos alternativos
- Receber os pedidos e verificar se as informações (ou seja, classificação e dimensões) correspondem às informações acordadas pelo cliente e enviar para ao sector de produção
- Preparar o Plano de Produção com detalhes sobre as dimensões dos toros, planos de corte etc. e enviar para a serração
- Actualizar continuamente a serração com indicação clara de vendas vs. Planos de produção
- Fazer um acompanhamento permanente do trabalho da serração para actualizar os clientes em relação as entregas das encomendas e confirmar se o que foi pedido corresponde ao produto entregue (ou seja, quantidade, qualidade, dimensões dos produtos, etc.)
- Inspeccionar pedidos que não atendam ao pedido inicial do cliente e entrar em contacto com a serração para determinar se deve vender o produto para outro cliente ou renegociar a venda do produto com o cliente actual
- Garantir que a receita seja alcançada e as vendas directas representem mais de 80% das vendas totais
- Garantir bom relacionamento com os clientes e realizar visitas
- Resolver todas as dúvidas e reclamações do cliente
- Planear, projectar, promoções, organizar eventos de marketing para os produtos da empresa, maximizar a promoção da marca da empresa e avaliar o sucesso das iniciativas
- Gerir o controle de crédito do cliente de acordo com as políticas e procedimentos e dentro do prazo alocado
- Fornecer relatórios mensais e trimestrais sobre vendas e marketing
- Desenvolver e rever as políticas e procedimentos de Marketing, Vendas e Armazém e submeter os mesmos para aprovação
- Supervisionar e gerir as operações do armazém
- Desenvolver e implementar padrões e melhores práticas para o armazém e gestão de stocks
- Gerir o controlo de stock e o processamento de pedidos e manter registos de controlo de stock actualizados
- Monitorar e realizar inspecções de qualidade do produtos recebidos de acordo com os padrões de qualidade da Empresa
- Gestão eficiente de operações de armazém para garantir o carregamento atempado das encomendas dos clientes
- Desenvolver e implementar um plano para garantir uma gestão de risco adequada do armazém
- Cumprir a legislação no que se refere aos requisitos de armazenamento, manuseamento de materiais e distribuição
- Salvaguardar as operações e conteúdos do armazém, estabelecendo e monitorando procedimentos e protocolos de segurança
- Controlar os níveis de estoque por meio da realização de contagens físicas e da reconciliação com registros de inventário
- Manter o sistema de arquivo adequado
- Manter o controle de stock sem movimento e informação para a tomada de acções correctivas
- Preparar o orçamento de Marketing e Vendas alinhados as estratégias operacionais e enviar para aprovação e monitorar os gastos em relação ao orçamento e reportar os desvios numa base mensal
- Realizar revisões de desempenho semestrais de relatórios directos e abordar áreas de não desempenho
- Liderar e gerir funcionários de acordo com as políticas e procedimentos da Empresa
Requisitos
- Licenciado em Marketing/Negócios ou área afim
- Pelo menos 8 anos de experiência em marketing e vendas
- Conhecimento do programa MS Office
- Carta de Condução válida
- Capacidade de falar e escrever em Inglês será uma vantagem adicional
- Boa capacidade de liderança
- Boas habilidades analíticas
- Experiência na Gestão Financeira e Orçamentação
- Habilidades de comunicação
- Orientação para o cliente
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Todos os interessados e qualificados devem enviar o CV em Português e Inglês