A Right to Play está a recrutar um Gestor de Programas para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- O Gestor de Programas reporta directamente ao Director Nacional (CD) e, tecnicamente, ao Director de Programas da África. É responsável pela planificação, desenho e desenvolvimento de programas, angariação de recursos e fundos, parcerias, representação e implementação do programa. Ele/ela também é responsável pela gestão financeira eficaz, relatórios, monitoria do orçamento e cumprimento dos regulamentos dos doadores. Lidera e geri directamente uma equipe de profissionais para garantir a implementação do programa de qualidade
Funções
- De acordo com as políticas e procedimentos aprovados pela Right to Play (RTP), o Gestor de Programas desempenha o seu papel da seguinte forma:
Planificação Estratégica e Desenvolvimento do Programa
- Lidera a gestão programática de todos os projectos no país
- Lidera o desenho e desenvolvimento de estratégias e planos do programa com a equipe de programas e garante o seu alinhamento com as estratégias da RTP ao nível global
- Garante que as equipes do programa estão implementando as actividades do projecto de acordo com os requisitos dos doadores para alcançar os resultados do projecto
- Coordena a preparação de planos operacionais, orçamentais e estratégicos oportunos e económicos com a equipe do programa
- Supervisiona o desenvolvimento de iniciativas de advocacia baseadas em evidências em torno da Abordagem Baseada em Jogos como ferramenta para alcançar os planos de desenvolvimento do país através da colaboração com a equipe do programa e as partes interessadas locais
- Apoia ao Director Nacional no desenvolvimento de propostas de projectos para novos projectos alinhados com os objectivos estratégicos da organização
Qualidade, inovação, prestação de contas e relatórios do programa
- Mantém o processo de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (MEL) e o sistema de relatórios existentes da RTP
- Apoia a equipe de Monitoria e Avaliação no desenvolvimento e implementação de planos de monitoria, revisão, avaliação para melhorar o desenvolvimento e a entrega do programa
- Garante a adesão aos padrões do programa da RTP na elaboração e implementação de programas
- Supervisiona a apresentação de responsabilidades adequadas dos fundos do programa e relatórios narrativos de qualidade, em conformidade com os requisitos dos doadores
Política e Advocacia, incluindo protecção da criança, género e meio ambiente
- Engajamento de redes e coalizões em Campanhas de Direitos da Criança à Educação sobre a Política de Salvaguarda da Criança da RTP e a metodologia de Aprendizagem Baseada em Jogos Centrada na Criança para incorporação em sua abordagem
- Participar de comités técnicos e grupos de trabalho sectoriais com vista a influenciar a adopção no currículo da Educação em Moçambique da Metodologia da Right To Play Baseada em Jogos Centrada na Criança
- Apoia no processo contínuo de actualização periódica dos progressos realizados na actualização do documento de estratégia nacional
- Facilita apresentações em workshops consultivos e reuniões dos parceiros de programas para discutir as Políticas de Salvaguarda da Criança, Políticas de Género e meio Ambiente da RTP
Gestão financeira do programa
- Coordena com a equipe de finanças para desenvolvimento de capacidades na gestão financeira para a equipe de gestão do programa do país
- Apoia os processos de planificação orçamentação para garantir que os fundos do programa sejam gastos de acordo com os procedimentos e planos
- Colabora com a equipe do programa no desenvolvimento das novas iniciativas para serem integradas ao orçamento
Gestão de equipe, conformidade e capacitação
- Comunica a visão do programa à equipe de programas, conduz e direcciona-os para alcançar as metas e objectivos do programa
- Garante que a equipe do programa tenha uma compreensão clara de suas funções, responsabilidades; apoiado por descrições de trabalho claras para garantir um desempenho de qualidade
- Participa do recrutamento da equipe de programas e realiza a avaliação de desempenho de pessoal e apresenta recomendações ao CM sobre as necessidades de desenvolvimento do trabalhadores
- Facilita a capacitação da equipe do programa para garantir que eles tenham os níveis de habilidade apropriados para suas posições e estejam se desenvolvendo em sua plena capacidade
- Fornece suporte direito à equipe do programa na forma de sistemas e ferramentas
- Desenvolve e fortalece o entendimento da equipe do programa sobre gestão do ciclo do projecto
Parceria, angariação de recursos, representação e colaboração
- Facilita os vínculos, a colaboração e o trabalho em rede com outras organizações da sociedade civil e o governo e outras instituições relevantes para melhorar a visibilidade da RTP e as actividades do programa
- Representa a RTP em várias plataformas e mantém relações positivas com governos e outras partes interessadas relevantes em relação às actividades da RTP
- Identifica e desenvolve novas parcerias com ONGs locais, Organizações Baseadas na Comunidade (CBOs) e as comunidades
- Junta-se à Directora Nacional em reuniões e representa-a quando necessário
- Participa de reuniões de parceria com doadores
Requisitos
- Licenciatura em Ciências Sociais, Estudos de Desenvolvimento Comunitário/Internacional ou outras disciplinas relacionadas
- 5 anos de experiência em gestão de programas internacionais de desenvolvimento e contacto com funcionários do governo e doadores
- Experiência comprovada em planificação de projectos, desenvolvimento de propostas, elaboração de relatórios, mobilização de recursos, trabalho em rede, construção de parcerias e trabalho com ONGs
- Fluência em Inglês e Português e idiomas locais escritos e falados
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Os interessados devem submeter suas candidaturas (CV e carta de motivação em Português e Inglês)