A FEC está a recrutar um Gestor de Projecto (m/f) para Niassa, em Moçambique.
Descrição
- O/a Gestor de Projecto (GPROJ) Othukumana - Juntos III é responsável pela gestão, acompanhamento e implementação do projecto nas dimensões técnica, financeira e de recursos humanos. É igualmente responsável pela implementação das actividades de Capacitação Institucional da Comissão Diocesana de Educação; Capacitação e Assessoria mensal ao Secretariado Executivo da Comissão Diocesana de Educação; e Capacitação Institucional à ACABE (Associação da Criança Amigos Boa Esperança)
Funções
- Reportando, ao Coordenador de Programa de País da FEC em Moçambique (CPP_MOÇ), o Gestor/a de Projecto terá como principais atribuições:
Gestão e a acompanhamento técnico
- Garante o cumprimento dos objectivos e metas do projecto
- Acompanha e monitoriza a implementação do projecto através de instrumentos de gestão FEC, analisando pareceres, indicadores e tendências e propondo modificações à intervenção quando necessário
- Garante o cumprimento dos princípios e regras de procurement dos financiadores, na contratação de serviços, fornecimentos e obras
- Assegura o arquivo físico e digital relativo ao projecto seguindo os procedimentos da FEC
- Reporta as actividades do projecto, através de instrumentos de monitorização mensal e mantém actualizado o cronograma das actividades
- Participa em reuniões com parceiros para retorno da execução técnica e financeira do projecto
- Assegura que resultados relevantes, melhores práticas e lições aprendidas são difundidos entre a equipa de projecto, parceiros, beneficiários e doadores
- Participa, analisa e dá retorno a todos os documentos relacionados com o projecto
Concepção de programas de formação/capacitação e de intervenção
- Apoia na concepção e supervisiona a implementação de modelos de levantamento de necessidades na província onde exerce funções, garantindo informação de qualidade
- Identifica necessidades de intervenção, em articulação com a Diocese de Lichinga, a Comissão Diocesana de Educação (CDE), os responsáveis de infraestruturas diocesanas do Pré-Escolar e a entidade da tutela
- Identifica necessidades de intervenção, em articulação com a ACABE
- Elabora programas e calendários anuais de formação, dirigidos aos públicos-alvo e equipa técnica da Diocese de Lichinga e ACABE
- Sistematiza as metodologias e materiais de formação
- Participa na concepção de programas de intervenção, incluindo calendários anuais de actividades
Gestão de equipa
- Coordena e supervisiona a equipa que lhe reporta, estabelecendo linhas de orientação e cumprimento das responsabilidades no âmbito dos termos de referência de cada função
- Coordena as reuniões de equipa relativamente às das actividades sob sua responsabilidade
- Participa no processo de recrutamento e contratação, em articulação com o CPP_MOÇ e avaliação desempenho dos recursos humanos da equipa que lhe reporta
- Identifica necessidades de formação da equipa e participa na implementação de procedimentos de apoio ao desenvolvimento profissional de cada um, em articulação com o CPP_MOÇ
- Aprova e gere o mapa de férias e compensações dos colaboradores de reporte directo
- Contribui para a criação de condições de bom funcionamento da equipa no Niassa, de acordo com manual de procedimentos FEC e tendo em conta as linhas de orientação estabelecidas pelo CPP_MOÇ
Gestão financeira
- Mantem informação actualizada sobre a execução financeira do projecto, em articulação com o GFIN_PT
- Assegura em estreita colaboração com o GFIN_PT que os parceiros cumprem as regras financeiras estabelecidas em protocolo
- Dá feedback mensal sobre a execução financeira com a colaboração do CPP_MOÇ e do GFIN_PT
- Elabora mapas previsionais de despesas para obtenção atempada de fundos de maneio;
- Apoia a fundamentação técnica para a elaboração dos relatórios de prestação de contas aos financiadores do projecto, em conjunto com o GFIN_PT
Monitorização e avaliação
- Implementa os instrumentos de diagnóstico, monitorização e avaliação definidos e orienta a sua equipa relativamente à recolha e compilação dos dados
- Garante a recolha, tratamento e sistematização atempado e rigoroso dos dados decorrentes da aplicação de instrumentos de avaliação do projecto
- Reorienta a equipa em função da análise dos dados em conjunto com equipa
- Elabora os relatórios técnicos, com o apoio do SP e CPP_MOÇ, através de uma análise crítica aos dados recolhidos e resultados atingidos pelo projecto
- Colabora com as missões de monitorização e avaliação (intercalares e final)
Gestão de parcerias, comunicação e imagem
- Gere as parcerias e contactos no âmbito do projecto e participa, sob orientação do CPP_MOÇ, em grupos de trabalho de desenvolvimento de políticas e procedimentos na área da Educação, Protecção e Direitos da Criança
- Participa nas reuniões de projecto (com parceiros, financiadores, organizações governamentais, etc.)
- Coordena as acções de sensibilização e comunicação sobre Educação, Protecção e Direitos da Criança junto das comunidades do projecto
- Colabora com o Técnico de Comunicação em Portugal (TCOM_PT) no desenho do Plano de Comunicação do projecto, em articulação com o SP
- Articula com o TCOM_PT a implementação e divulgação das actividades do projecto
- Assegura a implementação dos termos de divulgação e comunicação do apoio de financiadores e parceiros associados à intervenção, respeitando os requisitos de visibilidade dos financiadores
- Colabora na criação de condições para promover o bom-nome da instituição junto da comunidade, público-alvo e parceiros da FEC
Produtos esperados e data de apresentação
- Dossiês técnicos de projecto (em suporte digital e em papel) – actualização regular
- Pontos de situação/Instrumento de Monitorização – actualização mensal
- Cronograma de actividades – actualização mensal
- Plano de comunicação – actualização trimestral
- Relatórios técnicos – de acordo com calendário definido com financiadores e parceiros
- Orçamento mensal
- Execução financeira (Mango) – análise mensal
- Matriz de tarefas e procedimentos relativo às suas funções em suporte digital - no final do tempo de contrato
- Programas de formação/capacitação, antes do início de cada acção de formação/capacitação
- Dossiers Técnico e Pedagógicos (versão impressa e digital) entregues, 15 dias após o final de cada formação/capacitação
Requisitos
- Formação Superior em Gestão, Ciências da Educação e/ou Ensino e/ou Ciências Sociais e Humanas ou com experiência comprovada em funções similares
- Experiência de trabalho em gestão de projectos e em funções equivalentes, (preferencial 2 anos)
- Experiência de trabalho em países em desenvolvimento, em especial países africanos (mínimo de 1 ano)
- Experiência de trabalho com organizações da sociedade civil
- Experiência de gestão de projecto financiados por doadores internacionais (preferencial)
- Experiência de trabalho em Educação, em particular Educação de Infância (preferencial)
- Conhecimento da metodologia de gestão de ciclo do projecto
- Conhecimento de procedimentos administrativos e financeiros (preferencial)
- Domínio de ferramentas informáticas profissionais básicas
- Fluência em Português e Inglês
- Disponibilidade para viajar no país de intervenção, nomeadamente nas regiões previstas no projeto, ou outras, de acordo com as necessidades
- Competências mínimas:
- Competências em trabalhar e planificar estrategicamente, com recursos limitados e com supervisão reduzida, orientado para a obtenção periódica de resultados
- Capacidade de trabalhar de forma flexível, sob pressão e, por vezes, em condições adversas, marcadas pela imprevisibilidade
- Competências de análise, sistematização e síntese
- Competências de gestão do tempo, resolução proativa de problemas e trabalho autónomo
- Competências de comunicação e representação institucional
- Excelente capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal
- Capacidade de automotivação e autoaprendizagem
- Flexibilidade no desempenho das suas funções e fácil adaptação em contextos de mudança permanente
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados