Vaga

Gestor de Projecto para o Fundo de “Estudos, Assistência Técnica e Preparação de Projectos no âmbito do Clima / Intervention Manager for the Studies, Technical Assistance and Project Preparation (STEP) Facility of the BE-MOZ Portfolio 2023-2028

SDO Moçambique

A SDO Moçambique está a recrutar um Gestor de Projecto para o Fundo de “Estudos, Assistência Técnica e Preparação de Projectos no âmbito do Clima / Intervention Manager for the Studies, Technical Assistance and Project Preparation (STEP) Facility of the BE-MOZ Portfolio 2023-2028, para, Maputo, em Moçambique.
Descrição
  • A Enabel é a Agência Belga de Desenvolvimento. Executa a cooperação governamental belga. A Agência também implementa acções para outras organizações nacionais e internacionais. Juntamente com os seus parceiros belgas e internacionais, a Enabel fornece soluções para enfrentar os desafios globais prementes - alterações climáticas, urbanização, mobilidade humana, paz e segurança, desigualdades sociais e económicas - e para promover a cidadania global. Com 2.000 colaboradores, a Enabel gere cerca de 170 projectos em cerca de vinte países, na Bélgica, em África e no Médio Oriente
  • Antecedentes: Em Moçambique, através da carteira de cooperação 2023-2028, a Enabel tem como objetivo consolidar as lições aprendidas nos últimos 20 anos, apoiando simultaneamente temas emergentes. O portefólio de 25 milhões de euros visa apoiar o país na concretização do seu percurso de desenvolvimento hipocarbónico, justo e inclusivo e na transição energética, promovendo uma abordagem integrada de várias partes interessadas com base nas necessidades locais, prioridades nacionais e tendências globais. O clima é o tema subjacente à carteira, com destaque para três serviços públicos (água, resíduos e energia), bem como para a promoção do diálogo sobre a transição energética e o trabalho sobre perdas e danos
  • A primeira intervenção é um projeto com várias partes interessadas, que visa desenvolver a experiência e os conhecimentos locais em matéria de serviços públicos à prova de alterações climáticas relacionados com perdas e danos, acesso à energia, acesso à água, bem como gestão de resíduos e economia circular, a fim de melhorar as condições de vida das comunidades locais, por um lado, e, por outro, alimentar a componente global relacionada com o diálogo político
  • A segunda intervenção é um mecanismo de estudo, peritagem e preparação, que funcionará como catalisador para a mobilização de financiamento climático para as prioridades nacionais no âmbito dos sectores prioritários do projeto principal. Este facto reforça ainda mais a criação de sinergias, complementaridades e agilidade
  • A Enabel Moçambique está também a implementar projectos para outros doadores:
  • Gestão financeira pública no sector da saúde (Governo da Flandres)
  • Resíduos e economia circular a nível municipal (Mecanismo de Ação de Mitigação)
  • Infra-estruturas hídricas sustentáveis (Região de Bruxelas-Capital)
  • Programa de preparação (Fundo Verde para o Clima)
  • Tendo em vista as necessidades futuras de desenvolvimento das suas actividades, a Enabel está actualmente à procura de um Gestor de Projecto para o Fundo de “Estudos, Assistência Técnica e Preparação de Projectos no âmbito do Clima (m/f/x), para ficar baseado em Maputo, Moçambique
  • Objectivo do carg: O cargo de Gestor de Projecto para o Fundo de “Estudos, Assistência Técnica e Preparação de Projectos no âmbito do Clima diz respeito à segunda intervenção da carteira. A segunda intervenção visa estabelecer um novo “mecanismo de estudo, especialização e preparação – STEP - para a resiliência climática e a transição energética” como um instrumento flexível que contribuirá para aprofundar a investigação, gerar conhecimento e reforçar capacidades em áreas e tópicos ligados aos sectores de a principal intervenção com vista a apoiar e facilitar a mobilização do financiamento climático nestes sectores e prioridades relacionadas
  • À luz do actual contexto e dos desafios que Moçambique enfrenta para alcançar - e financiar - uma transição justa para uma economia de baixo carbono, o mecanismo terá um foco particular no apoio às capacidades de desenvolvimento e coordenação do governo para melhorar a mobilização da luta contra o clima financiamento para as prioridades do país, bem como apoio à capitalização e preparação de projectos para contribuir para a concepção de programas de investimento inclusivos e transformadores, conforme identificados e priorizados através dos diálogos políticos apoiados ao longo da intervenção 1, actuando assim como um catalisador e ajudando a desbloquear recursos adicionais recursos e investimentos para a transição justa e de baixo carbono do país
  • Gestor de Projecto para o Fundo de “Estudos, Assistência Técnica e Preparação de Projectos no âmbito do Clima você será responsável pela gestão geral da Intervenção 2 (STEP-CRET) como parte do Portfólio, a fim de:
  • Garantir que todos os domínios de gestão da intervenção sejam cobertos (conteúdo/âmbito, planeamento, orçamento, qualidade, etc.), a fim de garantir um bom arranque, progresso e os resultados da intervenção e a sua contribuição para os resultados do desenvolvimento
  • Coordenar as atividades e garantir a sua execução, em conformidade com as disposições e procedimentos estabelecidos, a fim de atingir os objetivos da intervenção
  • Contribuir para a implementação da intervenção, fornecendo informações especializadas, a fim de garantir que os objectivos da intervenção sejam alcançados
  • Coordenar o processo de aprendizagem de como uma intervenção contribui para o desenvolvimento de um (sub)setor, a fim de garantir que o conhecimento e/ou resultados gerados através deste processo sejam disseminados
  • Liderar a equipa alocada à intervenção 2 – STEP Facility, de forma a ter pessoal qualificado e motivado
  • Fornecer os contributos e informações necessários para o desenvolvimento futuro de escolhas, métodos e ferramentas de estratégia de carteira, a fim de otimizar a execução da carteira do país
Funções
  • As principais responsabilidades incluem, mas não estão limitadas a, o seguinte:
  • Assegura a coerência e coordenação eficaz da intervenção e implementação das actividades no âmbito dos diferentes resultados
  • Garante que os procedimentos e o manual operacional da instalação STEP sejam bem projectados e apropriados por todos os membros do portfólio e principais partes interessadas
  • Supervisiona a gestão diária do mecanismo STEP de acordo com os procedimentos aprovados, garantindo sua modificação como e sempre que necessário para garantir uma implementação mais eficaz do fundo
  • Facilitar intercâmbios e sinergias entre as intervenções 2 e 1 para apoiar a identificação e o processamento de pedidos prioritários para apresentação ao mecanismo STEP, em coordenação com os peritos e equipas em financiamento climático (gestores de intervenção e peritos técnicos) envolvidos na intervenção 1, nomeadamente no Resultado 1 sobre o diálogo político sobre a resiliência climática e a transição energética
  • Apoio na elaboração de TdR relevantes para solicitações prioritárias submetidas ao mecanismo STEP, inclusive através da mobilização de consultores externos sempre que necessário
  • Fornecer apoio às fases iniciais de concepção e desenvolvimento de programas prioritários submetidos ao mecanismo STEP para apoio
  • Garante o acompanhamento adequado das solicitações processadas pela instalação STEP, envolvendo equipes administrativas e de compras conforme relevante, e supervisiona sua conclusão
  • Facilitar a gestão do conhecimento e a capitalização sobre o funcionamento do mecanismo STEP, garantindo a ligação com parceiros, doadores e partes interessadas relevantes
Requisitos
  • Mestrado em Desenvolvimento, Economia Ambiental, Negócios, Finanças Sustentáveis, Ciência Política e relações internacionais ou áreas afins (obrigatório)
  • Pelo menos 5 anos de experiência relevante na condução de intervenções/projectos de cooperação internacional Conhecimento e compreensão das alterações climáticas, transição energética e desafios e tendências de sustentabilidade
  • Experiência comprovada em monitorização e acompanhamento orçamental no contexto de gestão de projectos
  • Competências TIC em word, excel, powerpoint, plataformas de comunicação Dinâmica, capacidade de trabalhar num ambiente internacional com múltiplas partes interessadas, manter relações eficazes e de cooperação com as autoridades nacionais, bem como com os doadores
  • Capacidade de analisar e sintetizar informações qualitativas e quantitativas
  • Competências ou conhecimentos específicos considerados uma vantagem
  • O conhecimento e a compreensão do financiamento climático são altamente desejáveis
  • Uma boa compreensão da estrutura institucional e governamental moçambicana e dos processos políticos é altamente desejável
Benefícios
  • Contrato de dois anos (renovável) – contrato local de acordo com a legislação laboral moçambicana ou está incluído na reserva de recrutamento por um período de 3 anos
  • Uma experiência de trabalho fascinante num ambiente internacional
  • Pacote salarial que compreende o salário bruto mensal, de acordo com nossas escalas salariais (Classe 6) e Seguro Saúde
Notas
  • Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactado
Esta vaga não aceita mais candidaturas

Detalhes

  • Entidade SDO Moçambique
  • Local
  • Categoria
  • Tags
  • Publicado 27.11.2023
  • Expira 06.12.2023
  • Partilhar Vaga
  • Reportar erro

Perguntas Frequentes

Como posso candidatar-me a vagas através do emprego.co.mz?

Ler artigo
...