O Ministério do Turismo em coordenação com o UNDP/GEF pretende implementar um projecto denominado Financiamento Sustentável do Sistema das Áreas Protegidas em Moçambique, com vista à maximização do uso dos recursos naturais, em especial a flora e fauna bravia nelas existentes. O Projecto pretende recrutar um(a) Gestor de Projecto por um período de 5 anos.
Funções
- Coordenar e supervisionar a produção de resultados do projecto conforme previsto no documento do projecto
- Mobilizar todos inputs do projecto de acordo com procedimentos de projectos implementados no país
- Coordenar e supervisar todos trabalhos dos funcionários consultores e subcontratados
- Coordenar o recrutamento e selecção do pessoal do projecto
- Rever e preparar planos de trabalho e financeiro do projecto
- Manter a ligação com UNDP, agências, governo e todos parceiros relevantes do projecto, incluindo organizações doadoras, ONGs para uma efectiva coordenação de todas actividades do projecto
- Assegurar, prever e garantir a submissão atempada do relatório de lançamento da implementação do projecto, relatório anual da implementação e revisão do projecto (RIP/RAR) (PIR/APR), relatórios técnico, relatórios trimestrais financeiros e outros relatórios que podem ser solicitados pela UNDP, GEF, MITUR e outras agências relevantes
- Disseminar os relatórios do projecto e responder às questões relacionadas com os parceiros
- Prestar contas sobre progressos do projecto ao Comité de Pilotagem do Projecto e garantir o cumprimento das directivas do mesmo
- Prever a troca e partilha de conhecimentos, experiências e lições aprendidas com comunidades relevantes baseadas na conservação integrada e projecto de desenvolvimento a nível nacional e internacional
- Garantir a implementação atempada e efectiva de todas as componentes do projecto
- Assistir instituições do governo relevantes e parceiros do projecto incluindo organizações doadoras e ONGs com o desenvolvimento de habilidade essenciais através de treinamento, workshops e treinamento em serviço reforçando as suas capacidades institucionais
- Assistir e coordenar instituições científicas com iniciação e implementação de quaisquer trabalhos de campo e monitoria de componentes do projecto
- Assistir e assessorar as equipas responsáveis pelos documentários, reportagens dos medias, manuais de orientação e campanhas de educação ambiental, trabalhos de campos e outros
- Levar a cabo inspecções regulares às unidades de gestão do projecto
Requisitos
- Estudos pós-graduação em Gestão Ambiental ou Comércio
- Pelo menos 10 anos de experiência na planificação e gestão dos recursos naturais e ou comércio (preferivelmente no contexto da gestão e planificação financeira das áreas de conservação)
- Pelo menos cinco anos de experiência de gestão de projecto
- Experiências de trabalho com parceiros e instituições nacionais
- Habilidades de coordenar grandes projectos com diferentes parceiros
- Habilidades em administrar orçamentos, treinar e trabalhar com contrapartes a todos níveis
- Habilidades fortes de desenhar, apresentar documentos e prestar contas
- Domínio eficiente do computador
- Habilidades fortes de escrita e comunicação
- Domínio de inglês e português no trabalho é um requisito básico
Notas
As candidaturas deverão der endereçadas ao cuidado do Dr. Francisco Pariela e entregues na Direcção Nacional das Áreas de Conservação no endereço disponibilizado.