O FNB Moçambique está a recrutar um Gestor de Segurança, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Criar e actualizar a documentação normativa do departamento de Segurança
- Gerir o processo de segurança do Banco
- Gerir a equipa do departamento de Segurança
- Elaborar e gerir o orçamento do departamento de Segurança
- Desenvolver projectos de Segurança do Banco
- Realizar avaliação de risco na fase de prospecção para instalação de novos pontos de presença em coordenação com a Direcção de Risco e Compliance
- Construir um sistema de avaliação periódica dos provedores de Segurança (Electrónica e Física)
- Desenvolver acções de sensibilização e formação sobre os procedimentos de segurança adoptadas pelo Banco e pelo Grupo
- Promover e implementar sessões de formação, consciencialização e alinhamento sobre regras de segurança bancária
- Garantir a implementação e cumprimento de medidas de segurança nas unidades orgânicas
- Elaborar relatórios mensais das actividades de segurança com enfoque para a situação de segurança no Banco e no País em geral
- Reportar todas as actividades relacionadas com segurança, segurança e higiene no trabalho e planos de resposta a incidentes de risco ao Comité de Segurança, e ao gestor de imediato
- Realizar e coordenar reuniões trimestrais da comissão de segurança do Banco
- Gerir e supervisionar a segurança física de todas as instalações do Banco, incluindo sistema de CCTV, alarmes, detectores de incêndio, etc.
- Assegurar que todos os edifícios/instalações do Banco cumpram com os requisitos mínimos de segurança conforme definido pelo Comité de Segurança
- Identificação dos riscos da área e implementação de controlos e outros instrumentos para mitigação dos riscos de Segurança
- Participar em reuniões e foruns na industria relacionados com a segurança
- Assegurar que os incidentes relacionados com segurança, sindicatos de crime organizado que ocorreram no mercado sejam comunicadas atempadamente aos intervenientes (Balcões, outros centros de manuseamento de valores, etc.) e assegurar que sejam tomadas medidas preventivas
- Responsável pelo serviço e manutenção de todos os equipamentos de segurança física
- Gerir projectos especiais relacionados com a segurança para mitigar o risco associado
- Negociar contratos de prestação de serviços relacionados com Segurança
- Assegurar que as responsabilidades do comité de segurança estejam definidas e que as reuniões ocorram de acordo com os estatutos
Requisitos
- Experiência de pelo menos 5 anos em áreas relacionadas com segurança com maior preferência em instituições bancárias
- Profundo conhecimento da indústria de segurança
- Boa compreensão e capacidade de formular e implementar políticas
- Capacidade de gerir equipas de diferentes áreas de especialização
- Domínio da Segurança Bancária, conhecimentos avançados de tecnologias de comunicação e análise de projectos
- Habilidades para desenvolvimento de projectos e soluções de segurança
- Conhecimento de planeamento e gestão de operações de transporte de valores
- Segurança física e sistema electrónicos de segurança
- Apetência para investigação e habilidade em lidar com pessoas e trabalhar em equipa
- Aptidão para resolver conflitos e lidar com situações imprevistas
- Atenção ao detalhe - Preciso, sistemático na recolha, análise e avaliação de dados a partir de uma variedade de perspectivas orientadas para a regra, inclui a capacidade de trabalhar com precisão e destacar imprecisões e inconsistências nas informações detalhadas
- Tomada de decisões - capacidade de fazer firme, por vezes difíceis, decisões com justiça baseada em factos, critérios, pensamento disciplinado e lógico
- Pró-activo na gestão de potenciais riscos de Segurança
- Capacidade de Liderança e Gestão
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados