A SNV está a recrutar um Gestor Nacional de Finanças, para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Contribuir para o desenvolvimento da estratégia do país, acordo de gestão e projectos
- Analisar e contribuir para o desenvolvimento de procedimentos e directrizes financeiras globais
- Organizar as funções das Finanças no país e gerir os funcionários, actividades e todos os aspectos dentro da equipe, de acordo com o plano aprovado, orçamento e procedimentos relevantes, para realizar os objectivos do departamento
- Monitorar os requisitos internos e dos doadores e supervisionar o desenvolvimento e implementação de métodos e procedimentos de trabalho actualizados
- Actuar como expert e Business Partner para gestão e os gestores de projecto sobre questões relativas à gestão financeira, indicadores de desempenho e questões legais e outras relacionadas
- Como Líder Financeiro em colaboração com a equipe de propostas do país, desenvolver revisão e o aperfeiçoamento dos orçamentos dentro dos limites aprovados, de acordo com as directrizes corporativas e compatíveis
- Apresentar mensalmente os relatórios financeiros consolidados para o “Country Management”
- Rectificar e aconselhar o Director do País sobre questões relativas à situação financeira dos projectos e participar das discussões dos gestores dos projectos responsáveis, sobre a sua viabilidade
- Informar regularmente sobre a situação financeira geral do país, usando os formatos de relatórios corporativos e dentro das directrizes da Unidade de Suporte Global Finance para discussão de gestão
- Analisar e interpretar o desempenho financeiro, as tendências dos países/projectos, o registo do tempo versus o planejamento e o status financeiro dos projectos
- Apoiar e orientar os gerentes de projecto e os administradores de projectos no fornecimento de dados financeiros precisos e oportunos aos doadores de SNV de acordo com os requisitos dos mesmos
- Em colaboração com o Project Manager e o Project Administrator, assegurar o encerramento financeiro adequado e administrativo de projectos de acordo com as directrizes do doador e SNV
- Apoiar os destinatários do orçamento e assegurar o cumprimento dos procedimentos e regulamentos internos e externos e das directrizes da SNV e dos doadores em relação à administração financeira das operações e projectos do país
- Assegurar o controle, monitoramento e execução de todas as actividades financeiras relacionadas no país, incluindo logística, compras e TIC
- Executar todas as actividades e verificações de contabilidade financeira necessária, assegurando a alocação completa e correcta de custos e tempo e assegurar que os relatórios financeiros internos e externos estejam em conformidade com as normas e regulamentos financeiros relevantes
- Assegurar a adesão aos requisitos relacionados com impostos e ao cumprimento dos regulamentos locais (tributários), incluindo imposto de renda corporativa, IVA, imposto sobre o rendimento das pessoas singulares quando aplicável
- Criar provisões adequadas
- Realizar a reconciliação das administrações, gerir as contas contabilísticas e gerir os níveis de liquidez
- Assegurar o cumprimento das transacções financeiras da LCB com a ICF e todos os pagamentos são fundamentados com facturas, ordens de compra e provas satisfatórias de conclusão do trabalho
- Assegurar o registro, a documentação e o arquivo adequados dos documentos financeiros relevantes
- Verificar e consolidar dados financeiros para os orçamentos do país e/ou do projecto
Requisitos
- Mínimo de 10 anos de experiência em Finanças
- Experiência em trabalhos com parceiros/agências governamentais, ONG's
- Mestrado em Gestão Financeira
- Sensibilidade Multicultural, capacidade de trabalhar no sector de desenvolvimento
- Forte orientação a resultados, com a capacidade de aceitar desafios
- Habilidade comprovada em gestão de carga de trabalho complexa e exigente
- Fluente em Inglês e Português
- Excelente habilidades em uso de aplicativos da Microsoft (particularmente Excel e Word)
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados