A Handicap International está a recrutar um Gestor Nacional de Recursos Humanos (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- A Handicap International/Humanity & Inclusion, Organização não-governamental humanitária sem fins lucrativos, operando em Moçambique há mais de 25 anos, pretende recrutar para Maputo, o Gestor Nacional dos Recursos Humanos HI Moçambique
- O gestor nacional dos recursos humanos assegura a gestão eficiente dos recursos humanos da região (incluindo os países associados) pelos quais é responsável. Participa ativamente na reorganização faseada das HI no terreno no âmbito do projeto ROOTS (reorganization of operational and technical services of HI) e nos esforços para manter o pessoal e abrir postos-chave ao pessoal nacional, ajudando a garantir que as HI sejam reconhecidas como "empregador de eleição no sector da ajuda" (estratégia 2016-2025)
Funções
Gestão dos recursos humanos
- Definir as necessidades de formação e assegurar a formação do pessoal, sob a supervisão do referente hierárquico
- Participar na avaliação do pessoal
Acompanhamento, análise e elaboração de relatórios
- Participar na elaboração do programa de actividades
- Acompanhar activamente e elaborar relatórios sobre as actividades dos projectos
- Planificar as necessidades relacionadas com as actividades, coordenar e garantir a boa execução dessas actividades, em conformidade com as normas de trabalho, avaliar estas actividades
- Garantir e coordenar todas as tarefas administrativas ligadas aos projectos
- Assegurar uma transferência de informação relevante para a próxima equipa de trabalho
- Comunicar imediatamente aos supervisores técnicos qualquer problema decorrente do serviço, especialmente a perda roubo/dano de equipamentos de trabalho
Objectivos
Objectivos específicos 1
Estratégia e Direcção
- Principais áreas de actividade:
- Contribui para a elaboração, revisão e implementação da estratégia operacional (StratOp) no âmbito da sua responsabilidade
- Fornece ao Director Nacional opções de RH para apoiar a implementação do StratOp localmente
- Produz e actualiza o mapa de riscos abrangendo seu escopo de responsabilidade. Propõe e implementa medidas de mitigação de riscos
- Contribui para a comunicação de incidentes dentro de seu escopo de responsabilidade
- Produz, compila e analisa dados do painel de controle; se necessário, cria KPIs de RH específicos para seu programa
- Representa externamente as IHH em questões de RH relativas à sua área geográfica (e.g. fóruns, alianças operacionais e estratégicas); assegura o desenvolvimento das parcerias locais necessárias ao desenvolvimento da sua área de actividade
Objectivos específicos 2
Normas e Prestação de Contas
- Principais áreas de actividade:
- Assegura o respeito e aplicação das normas HI HR para todo o seu sector profissional, no que diz respeito a políticas, processos e ferramentas
- Adapta e contextualiza as normas de RH de acordo com as características locais específicas
- Supervisiona o controlo interno de toda a sua área de responsabilidade
- Garante o cumprimento e a aplicação das regras dos doadores institucionais em todos os projectos implementados no seu âmbito
Objectivos específicos 3
Gestão Operacional de RH, Planeamento dos recursos do programa
- Principais áreas de actividade:
- Assiste o Director Nacional no dimensionamento de recursos (quantitativos e técnicos) e na elaboração e monitorização de planos de aprovisionamento e desenvolvimento de competências para a área dentro do seu âmbito geográfico, contribuindo assim para os esforços de retenção de pessoal e abertura de postos-chave ao pessoal nacional
- Auxilia na secção de RH dos orçamentos para propostas de projectos e na orientação do orçamento, incluindo projectos de RH/folha de pagamento
- Assegura a actualização das competências de gestão para todos os gestores que trabalham dentro de seu escopo geográfico através da implantação de políticas e ferramentas Manager 2.0 e melhoria contínua
- Organiza avaliações de talentos: identifica talentos e de baixo desempenho e adapta os planos de apoio do pessoal em causa em conformidade
- Monitora os riscos psicossociais no trabalho e garante que o apoio adequado é fornecido a qualquer funcionário envolvido
- Coordena situações específicas (trabalhadores com deficiência, mobilidade)
Objectivos específicos 4
Administração e folha de pagamento
- Principais áreas de actividade:
- Coordena e monitora a gestão da folha de pagamento dos funcionários nacionais em todo o programa
- Coordena a gestão administrativa gerada pelas Condições e Modalidades de Emprego do Pessoal Internacional directamente com os centros operacionais da sede (Unidade de Administração do Pessoal, Unidade de Recrutamento e Mobilidade)
Objectivos específicos 5
Auxiliar os gestores do seu programa na implementação de políticas de RH
- Principais áreas de actividade:
- Sobre questões colectivas
- Organização do trabalho
- Acompanhar a mudança: mudanças na organização, a emergência de novas profissões, a implementação de novos processos de RH, etc.
- Qualidade de vida no trabalho
- Sobre questões individuais:
- Disciplinar
- Remuneração
- Saúde, etc.
Objectivos específicos 6
Legal e social
- Principais áreas de actividade:
- Assegura um clima social positivo
- Representa a IH junto dos representantes do pessoal
- Assegura que as normas jurídicas e as alterações à jurisprudência sejam monitorizadas a nível local no que respeita especificamente à legislação laboral e à aplicação do quadro jurídico
Objectivos específicos 7
Implementação do Código de Conduta e das políticas institucionais da HI
- Principais áreas de actividade:
- Apoia o Director Nacional na aplicação do Código de Conduta de HI e da PSEA
- Contribui para a implementação operacional das decisões tomadas pelas células de crise
- Contribui para a implementação das acções decididas pelas células de investigação
- Gestão Profissional dos Canais
Objectivos específicos 8
Lidera o canal profissional do sector de RH dentro de seu escopo e ajuda a fazê-lo para a organização como um todo
- Principais áreas de actividade:
- Contribui para o canal profissional do sector de RH globalmente (comunidade de prática)
- Desenvolve um pool de talentos locais (realiza entrevistas técnicas com os candidatos e formula recomendações; identifica necessidades de formação)
- Preparação e resposta a emergências
Objectivos específicos 9
É responsável por prestar apoio adequado às respostas a emergências que ocorram dentro do seu âmbito geográfico
- Principais áreas de actividade:
- Participa na análise da capacidade dos seus programas e equipas para responder a emergências
- Contribui para a identificação de medidas de preparação em ligação com a Divisão de Emergência da sede; implementa essas medidas
- Em caso de resposta a uma emergência, mobiliza o seu departamento e os seus processos: dimensão da equipa, mecanismos de gestão de linha, coordenação e comunicação, ARCI, relatórios, etc.
- Reforça a coordenação externa com colegas de outras organizações
Objectivos específicos 10
Assume o papel e a posição do gestor em relação ao seu pessoal de RH
- Principais áreas de actividade:
- Fomenta o espírito de equipa e trabalha em equipa para assegurar as sinergias necessárias entre as divisões. Incentiva a troca de práticas dentro e entre as divisões
- Contribui para o desenvolvimento profissional dos membros da sua equipa: estabelece objectivos individuais, assegura que o know-how e as motivações dos seus colaboradores vão ao encontro das necessidades da organização
- Proporciona reconhecimento individual e colectivo
- Desenvolve a capacidade do seu pessoal para trabalhar autonomamente
- Incorpora e transmite os valores da IH, assegura o respeito pelo seu código de conduta e políticas institucionais e está atento às atitudes e comportamentos individuais e colectivos esperados
Requisitos
- Licenciatura ou equivalente em uma área da Lei, Direito, Economia, recursos humanos
- Um mínimo de 5 anos de experiência na gestão dos recursos humanos
- Objectivos e conteúdos dos projectos de transformação (simplificação, gestão da mudança, Manager 2.0, etc.)
- Quadros institucionais (políticas, directivas, normas)
- Visão, mandato, valores e estratégia da HI
- Princípios humanitários
- Ambiente humanitário
- Regras do doador
- Comando de Francês e Inglês
- Comando de ferramentas de TI (incluindo Excel e Word de nível avançado)
- Conhecimento dos métodos de gestão
- Capaz de representar o quadro jurídico e de RH da IH
- Habilidades analíticas e de síntese
- Capaz de liderar mudanças
- Exercício de profissões de RH em um ambiente humanitário
- Liderança e mobilização de equipas
- Positivo, construtivo
- Orientado para soluções
- Flexível
- Excelentes habilidades interpessoais
- Boas capacidades de resposta
- Capaz de gerir o stress
- Capaz de trabalhar em uma equipe multicultural e multidisciplinar
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Os candidatos (as) com a experiência e as qualificações exigidas são convidados(as) a submeter o CV em Português e Inglês, 3 cartas de recomendações; a carta de candidatura, deve referir especificamente aos requisitos desta posição
- Só os/as candidatos(as) que responderem devidamente aos requisitos serão convocados para um teste/entrevista
- Encorajamos candidaturas de mulheres e de pessoas com deficiência
- Aviso legal: A Handicap International/Humanity & Inclusion, não faz nenhum tipo de cobranças em quaisquer das fases de recrutamento e não procede por via de agentes de recrutamento
- A Humanity & Inclusion acredita e está comprometida com a salvaguarda e protecção dos direitos da crianças e pessoas vulneráveis em todo o seu trabalho. Qualquer candidato que obtenha a vaga na HI deverá conhecer, assinar e cumprir com as políticas de Protecção Contra Exploração sexual, Abuso e Assédio; Protecção da Criança, Política anti-fraude, suborno e corrupção; o Código de Conduta e o Estatuto do Pessoal como um anexo ao seu contrato de trabalho. Todo os colaboradores da HI comprometem-se a criar e manter um ambiente que previna a exploração e o abuso sexual e promova a implementação do código de conduta
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura