A mothers2mothers está a recrutar um Gestor Provincial de Programa (m/f) para Sofala, em Moçambique.
Descrição
- A mothers2mothers (m2m) é uma ONG internacional com actuação em África, que emprega e forma mulheres seropositivas em agentes comunitários de saúde, chamadas “mães mentoras”, que fornecem serviços de saúde, aconselhamento e apoio às mulheres e suas famílias nas unidades sanitárias e nas comunidades
- A organização iniciou as suas actividades com enfoque na eliminação da transmissão vertical do HIV mas hoje, o modelo “Mães Mentoras” está evoluído e abrange todas as fases da vida em resposta as necessidades dos diferentes utentes. Até 2017, a m2m implementa programas em sete países africanos, nomeadamente: Swatini (Suazilândia), Quénia, Lesoto, Malawi, África do Sul, Uganda e Zâmbia. Em Moçambique, a m2m começou as suas operacções em 2018
- Para mais informações, visite www.m2m.org
Funções
- O Gestor Provincial é responsável pela gestão operacional, liderança e coordenação das actividades da m2m a nível provincial e local. O titular da posição deve implementar políticas a nível provincial e assegurar o funcionamento eficaz do Escritório Provincial. Deve, também, desenvolver políticas e procedimentos, gerir recursos e apresentar relatórios regularmente ao escritório central em Maputo. Adicionalmente, deve implementar e melhorar práticas e iniciativas que visam alinhar o Escritório Provincial aos requisitos estratégicos da organização. Igualmente, deve gerir a utilização eficaz dos recursos do Escritório Provincial. Esta posição subordina-se ao Assessor Técnico Sénior
Gestão e Liderança (60%)
- Desenvolver fortes relações com os parceiros de implementação a nível provincial, distrital e da unidade sanitária, com foco no impacto e em resultados
- Responder pela gestão, atribuição de tarefas e supervisão de trabalhadores a nível local
- Colaborar com o Assessor Técnico Sénior na elaboração de planos de trabalho e orçamentos para a província
- Gerir o recrutamento, a capacitação e a orientação dos colaboradores
- Promover os benefícios da integração do programa da m2m dentro dos actuais serviços de PTV na província
- Realizar reuniões periódicas de coordenação para alinhamento de directrizes técnicas e administrativas
- Realizar avaliações de desempenho
- Participar nas reuniões da equipa de gestão da m2m Moçambique
- Reflectir sobre os avanços registados no programa e fazer recomendações para melhoria da equipa de coordenação geral
- Garantir comunicação precisa e em tempo útil com as equipas do campo assim como com o Gestor Sénior do Programa
- Coordenar a actualização mensal dos planos e actividades e partilhar questões-chave com a gestão para devido seguimentos
- Prestar assistência técnica aos parceiros para garantia da qualidade dos resultados acordados e partilhar com a gestão do projecto para seguimento
- Realizar encontros mensais da equipa provincial de coordenação do programa e documentação
Gestão Financeira e Operacional (25%)
- Assegurar controlos financeiros e operacionais adequados
- Garantir o cumprimento dos requisitos dos doadores, normas e regulamentos legais e administrativos locais
- Aprovar os relatórios financeiros e provinciais dos projectos
- Em colaboração com as Mães Mentoras, liderar a elaboração de orçamentos das actividades do campo, monitoria e apresentação dos relatórios das despesas de acordo com os mecanismos de controlo financeiro
Supervisão (10%)
- Supervisionar a implementação do programa em toda a província
- Realizar regularmente visitas de supervisão, através de viagens de rotina em toda a província, de modo a garantir a qualidade da implementação do programa
- Supervisionar os Coordenadores Provinciais e Oficiais do campo
Outras tarefas (5%)
- Desempenhar quaisquer outras tarefas atribuídas pelo Assessor Técnico Sénior
Requisitos
- Formação em Enfermagem, Ciências Sociais ou áreas afins
- Excelente conhecimento/familiarização com a política de PTV/SSR/SMI com o mínimo de 5-7 anos de experiência de trabalho no campo, de preferência na área de HIV/SIDA ou numa ONG
- Pelo menos dois anos de experiência em funções de supervisão
- Experiência na gestão de projectos e conhecimento aplicado de Gestão de Recursos Humanos e ferramentas de M&A
- Experiência em gestão de orçamentos e reconciliação de contas
- Excelentes competências comunicativas, de gestão de tempo, elaboração de relatórios e de escrita
- Experiência em manutenção de relações estratégicas com parceiros externos a vários níveis
- Proficiência informática em Office (Word, Excel, Outlook) e Internet
- Excelentes habilidades de tutoria
- Fortes competências interpessoais e de formação e motivação de equipas
- Fluência em Português e Inglês será uma vantagem
- Capacidade de trabalhar de forma independente e resolução de problemas de forma colectiva e inovadora
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- mothers2mothers é um empregador de oportunidades iguais. Nós particularmente encorajamos candidaturas de pessoas vivendo com HIV e SIDA, pessoas com deficiências, mulheres e pessoas previamente desfavorecidas
- Os pacotes salariais são competitivos e serão negociáveis de acordo com as políticas de remuneração da m2m
Como se Candidatar