A TechnoServe está a recrutar um Gestor Sénior de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem (MEAL) (m/f), para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- Trabalhando com o Director de Programas, Director de Operações e Directora Nacional, esta posição garante um desempenho de alta qualidade dos sistemas de Montoria, Avaliação e Aprendizagem (MEL) em toda a plataforma do país, com um foco especial em garantir a qualidade dos dados, gerenciamento adequado dos dados e gestão adaptativa
- Para tal, o (a) Gestor (a) da MEL apoia a estratégia e implementação de M&A em todos os projectos em Moçambique. Incluindo a criação e supervisão de sistema de monitoramento de cada Projecto para facilitar a recolha, análise e comunicação de dados de qualidade através de estreita colaboração com os membros da equipe de Projecto, em particular o (a) oficial de M&A. O/A Gestora de MEL também irá promover a tomada de decisão baseada em evidências entre a liderança do país e as equipas de Projectos
- Enquanto o a) Gestor (a) de MEL trabalha em todos os projectos, o plano de trabalho detalhado é feito sob medida das necessidades de cada Projecto. O/A Gestor (a) de MEL deve trabalhar em comunicação directa e constante com o (a) Oficial de M&E e Director/Gestor de Programa de cada projecto, coordenadores (as) da vários componentes do Projecto e seus/suas respectivos (as) liderados, bem como o Assessor Regional da MEL para a África Austral
Funções
- A principal responsabilidade do Gestor de MEL é apoiar o sistema de M&A de cada Projecto nas seguintes áreas:
- Desenvolver e rotineiramente auditar/adaptar planos e ferramentas de M&E de projetos individuais, incluindo:
- Quadro lógico do projecto com excelentes indicadores e claramente definidos e compreensíveis para Verificação, plano de recolha de dados e estratégia de análise e divulgação de resultados
- Ferramentas e instrumentos de recolha de dados para monitorização de rotina, bem como para avaliação; Bancos de dados e ferramentas/sistemas de gerenciamento de dados, especialmente AppSheet, PowerBI, Google Suit, Salesforce, SurveyToGo, Excel e outras plataformas tecnológicas personalizadas
- Planos de trabalho específicos de M&A e matriz RASCI com funções e responsabilidades para a equipe do projecto
- Supervisionar a implementação da colecta de dados de rotina e controles de qualidade de dados; realizar auditorias de qualidade de dados em cada programa, trimestralmente
- Apoiar todas as equipes de Projectos durante os Relatórios Trimestrais de situação do Programa; rever os PSRs com o Director de Programas e o Director (a) Nacional e, quando relevante, o (a) Director (a) Regional
- Actuar como principal ligação com a equipe de Medição Corporativa durante os relatórios de cada Projecto e durante qualquer relatório de grande impacto/resultados necessários no escritório do país, inclusive para parceiros e doadores externos. Equipas de apoio com uma Pesquisa Anual de Qualidade do Programa, assegurando que os padrões globais de MEL são cumpridos por todas as equipes
- Elaborar políticas e procedimentos para esclarecer expectativas e estabelecer padrões na implementação de M&A em todos os Projectos (por exemplo, melhores práticas de MEL a nível nacional, padrões de qualidade de dados, etc.), em coordenação com a equipa da Global Impact
- Realizar treinamentos contínuos e orientação consistente um (a)-a-um (a) para os funcionários (as) de M&A a nível de Projectos, adaptados às necessidades específicas cada liderado e do Projecto, a fim de reforçar a capacidade interna de M&A e construir uma cultura de responsabilidade, aprendizagem e tomada de decisão baseada em evidências
- Facilitar o intercâmbio de conhecimentos e aprendizagens entre as equipas numa base consistente (ex: mensalmente todos (as) os (as) funcionários (as) de M&A) para partilhar as melhores práticas e aprendizagens-chave para apoiar as melhorias de cada Projecto
- Assegurar a implementação da Estratégia de Género de Moçambique na MEL
- Envolver a equipe de Desenvolvimento do Programa na fase de proposta; contribuir para a teoria de mudança e estratégia de avaliação do projecto e recomendar a alocação de M&A nos orçamentos
- Identificar as necessidades do pessoal de M&A e consultores, esboçar descrições de funções e apoio no recrutamento. Indução a novos contratados (as) e monitorar o desempenho do trabalho
- Apoiar equipes em sessões trimestrais de gestão adaptativa para traduzir dados em aprendizados que melhorem a qualidade e o impacto dos Programas
- Liderar o (a) responsável de comunicação e garantir que o boletim informativo, as redes sociais, os websites e outras ferramentas de comunicação estão a captar as histórias mais impactantes e a partilhar o nosso impacto
Resultados
- O/A Gestor (a) MEL será responsável pelos seguintes resultados:
- A equipe do Projecto implementa e mantém o Plano de M&A, incluindo a implementação da avaliação na linha de base, na linha média e na linha vermelha
- O ciclo de fluxo de dados é eficiente e eficaz; a informação é recolhida, analisada e divulgada de forma atempada
- As ferramentas de colecta e análise de dados são adequadamente projectadas, pilotadas e implementadas
- As verificações de qualidade dos dados são realizadas rotineiramente e o pessoal visita frequentemente os locais do Projecto para observações e verificação de dados
- Relatórios internos com resultados de M&A são compartilhados com as equipes de gerenciamento e implementação do Projecto para reportar as actividades do Programa
- Garantir um forte ambiente de aprendizagem em todo o país, no qual as melhores práticas de M&A são implementadas e os sucessos são celebrados
Relações com os Parceiros
- O Gestor da MEL trabalha de perto e reporta directamente ao/a Director (a) de Programas, com estreita ligação com o/a Director (a) Nacional, e é apoiado (a) pelo Director de Operações (que também faz parte da Equipa de Qualidade do Programa). O/A Gestor (a) de MEL fará a ligação com o Assessor Regional da MEL da África Austral e com o Líder de Impacto Global e interagirá frequentemente com o (a) Oficial de M&A dentro de cada equipa de Projecto individualmente
Requisitos
- Mestrado em administração pública ou ciências sociais com cursos em aprendizagem organizacional, gestão organizacional, desenvolvimento internacional e avaliação
- Conhecimento demonstrado de métodos e metodologias de M&A (incluindo métodos qualitativos, quantitativos e participativos); conhecimento de M&A em abordagens de desenvolvimento de Sistemas de Mercado constitui uma vantagem
- Conhecimento detalhado e compreensão das cadeias de valor agrícola e empreendedorismo
- Competência avançada em Windows, Microsoft Office e Google Suite, particularmente Excel e Google Sheets; competência em PowerBI a plus
- Experiência com plataforma de colecta de dados móveis como AppSheet, SurveyToGo ou Farmforce, uma vantagem
- Preferência pela fluência em Inglês
- Bacharelado com dez anos de experiência em M&A, gestão do conhecimento e aprendizagem estratégica, ou mestrado com 7 anos de experiência, com responsabilidades específicas em:
- Planeamento e implementação de sistemas de M&A, desenvolvimento de ferramentas de M&A e análise de dados qualitativos e quantitativos
- Gestão de bases de dados como Excel, Access, PowerBI, e/ou SalesForce
- Proporcionar formação a pessoas de diversos níveis de educação, incluindo a facilitação de sessões em equipa e a aprendizagem e correcção de cursos
- Liderança:
- Inovação analítica bem desenvolvida, e capacidade de resolução de problemas
- Forte comunicação escrita e verbal nos idiomas inglês e português
- Um pensador rápido e solucionador de problemas que trabalha de forma eficiente e independente, priorizando as tarefas e as questões crescentes conforme necessário
- Compromisso com a capacitação local e capacidade de comunicação com pessoas de diversas origens e interesses
- Forte atenção aos detalhes e excelentes habilidades organizacionais
- Capacidade de gestão do tempo multi-tarefa e eficiente
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Encorajamos todos os indivíduos qualificados e que partilham a visão da TechnoServe de melhorar a vida dos outros através de soluções comerciais comprovadas a aplicar
- Com o nosso empenho na diversidade, orgulhamo-nos de ser um empregador de igualdade de oportunidades e de acção afirmativa e não discriminamos com base no género, raça, cor, etnia, religião, orientação sexual, identidade de género, idade, estatuto de VIH/SIDA, estatuto de veterano protegido, deficiência e todas as outras classes protegidas
- Orgulhamo-nos também do nosso compromisso de proteger o pessoal, parceiros e beneficiários de abusos e exploração e de examinar minuciosamente todos os candidatos finais através de rigorosos controlos de antecedentes e de referência
- Se tem uma deficiência que afecta a sua capacidade de utilizar o nosso sistema online para se candidatar a uma posição na TechnoServe, contacte os Recursos Humanos em recruitment@tns.org
- A TechnoServe é uma empregadora de oportunidades iguais para minorias, mulheres, veteranos protegidos e pessoas com deficiência