A SDO Moçambique está a recrutar um Gestor Financeiro de Projecto (m/f) para o seu cliente, uma empresa que actua na Área da Banca, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- O Gestor Financeiro de Projecto trabalhará na UNGP, reportando-se directamente ao Coordenador Nacional de Projecto e será responsável pela gestão financeira, compras e tarefas administrativas relacionadas à implementação do PFER
Funções
- Desenvolver e implementar sistemas financeiros e contabilísticos apropriados para que o projecto atenda os requisitos do FIDA e do Governo na UNGP
- Liderar as actividades contabilísticas no nível da UNGP
- Juntamente com o contabilista do projecto processar os pagamentos do projecto através das contas bancárias do projecto e do e-SISTAFE
- Desenvolver o plano de trabalho anual e o orçamento em estreita colaboração com a equipa de Coordenação do Projecto no nível da UNGP, assumindo o papel principal no plano financeiro e nos orçamentos e assegurando que as suposições, parâmetros, directrizes e políticas no planeamento sejam cumpridas
- Desenvolver projecções de fluxo de fundos em colaboração com o Coordenador Nacional de Projecto e o especialista em aquisições no nível da UNGP
- Preparar pedidos de retirada para a submissão ao FIDA de acordo com os requisitos do FIDA
- Preparar reconciliações bancárias mensais de todas as Contas Bancárias, incluindo a Conta Única do Tesouro (CUT) no e-SISTAFE e realizar a Reconciliação da Conta Designada
- Estabelecer e melhorar os sistemas de controlo interno (bens, serviços, activos e obras) e verificar se os controles contabilísticos são implementados em todos os níveis, incluindo a segregação apropriada de funções
- Monitorar os desembolsos financeiros e todos os procedimentos administrativos de acordo com os requisitos do FIDA e do Governo
- Compilar e consolidar as contas e preparar demonstrações financeiras não auditadas/rascunhas do Projecto em preparação para a auditoria anual para cada Ano Fiscal, conforme previsto no contrato de financiamento
- Actualizar o Manual de Gestão Financeira para reflectir quaisquer mudanças nos requisitos de gestão financeira e as necessidades do projecto e treinar equipes de projecto em procedimentos de gestão financeira e requisitos do projecto
- Garantir a prontidão dos relatórios financeiros exigidos (incluindo Relatórios Financeiros Intermediários) ao FIDA e ao Governo regularmente
- Garantir que o software de contabilidade e os registos financeiros sejam adequadamente salvaguardados
- Fornecer orientação e treinamento no trabalho para actualizar as habilidades de desempenho da equipa do projecto no nível da UNGP em todo o sistema financeiro relacionado ao projecto, como o processo de desembolso e aquisição conforme os procedimentos e diretrizes do FIDA
- Assegurar o cumprimento dos padrões e procedimentos do FIDA e do Governo, relacionados com desembolsos, Contas Especiais, Declarações de Despesas (Declaração de Despesas – SOE), os Relatórios de Monitoramento Financeiro (Relatório de Monitoramento Financeiro – FMR), os Compromissos Especiais, etc.
- Rever e monitorar o desempenho do projecto e fazer recomendações para melhorar o desempenho em relação à gestão financeira
- Manter e controlar os contactos com auditores externos e internos com base na troca de correspondências, bem como quaisquer outros problemas que possam surgir
- Realizar todas as outras tarefas relevantes conforme indicado pelo Coordenador do Projecto
Requisitos
- Mínimo Pós-graduação em Economia, Contabilidade e Finanças e Administração de Empresas, ou outra área estreitamente relacionada
- Uma certificação em contabilidade reconhecida internacionalmente será considerada uma vantagem
- Em vez de mestrado, o candidato deve possuir uma certificação financeira ou contabilidade reconhecida internacionalmente ou pelo menos cinco anos adicionais de experiência acima do mínimo exigido na Experiência Profissional
- Mínimo de 10 anos de experiência progressivamente responsável em gestão financeira, contabilidade e/ou auditoria no sector público ou privado
- Conhecimento demonstrável de gestão das finanças públicas, leis e regulamentos contabilísticos aplicáveis em Moçambique, incluindo experiência com o e-SISTAFE
- Uma experiência demonstrável na gestão financeira e contabilidade no contexto de projectos financiados por bancos multilaterais de desenvolvimento, organizações da ONU, instituições bilaterais e outras instituições financeiras internacionais constituirá uma vantagem
- Línguas: Fluência oral e escrita em português e inglês
- Literacia Informática: Usuário proficiente de pacotes comuns de computadores de escritório, incluindo bons conhecimentos de planilhas
- Experiência demonstrável no uso de pacotes de software de contabilidade é um requisito
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Duração do contrato: Três anos, renováveis, incluindo um período probatório de 6 meses. Os contratos são renovados anualmente com base em uma boa avaliação de desempenho
- Local de trabalho: Maputo, com frequentes viagens às três URGP e a outras províncias
- Submissão de candidaturas: O processo de avaliação dos Candidatos será conduzido por uma empresa especializada em consultoria de Recursos Humanos, a SDO Moçambique
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura