A Contact está a recrutar um Gestor Financeiro (m/f) para Maputo, em Moçambique.
Funções
- Integrado numa Sociedade Nacional de Transporte de Energia (SNTE), uma subsidiária integral da Electricidade de Moçambique E.P. (EDM), o Gestor Financeiro será responsável pelo estabelecimento inicial do departamento de Finanças, Impostos e Contabilidade do projecto, e por liderar a função financeira, garantindo que as melhores práticas e processos sejam implementados para atender aos objectivos financeiros corporativos
- Liderar o desenvolvimento e implementação das políticas, prioridades e procedimentos relacionados à gestão financeira, reporte, orçamento, contabilidade e conformidade tributária
- Definir, seleccionar, adquirir e implementar sistemas de reporte e ferramentas de gestão financeira
- Preparar todas as informações financeiras a serem incorporadas nos relatórios de progresso do projecto
- Preparar e assinar as demonstrações financeiras anuais de acordo com os padrões
- Garantir a adequação dos sistemas de relato contabilístico e financeiro
- Preparar um Manual de Procedimentos Financeiros da SNTE alinhado com os requisitos do Manual de Operações do Projecto
- Garantir a conformidade da SNTE com as normas tributárias e com os procedimentos de desembolso das agências de financiamento do projecto
- Criar e actualizar todos os registos financeiros do projecto
- Fazer as solicitações de pagamento ao Administrador de financiamento do projecto
- Coordenar consultorias externas, conforme as necessidades; gerir as garantias bancárias fornecidas pelos consultores, contratados, fornecedores e prestadores de serviços de consultoria, de acordo com os requisitos dos contratos do projecto; e outras tarefas relacionadas com os sistemas financeiros, controlos internos, conformidade fiscal, relatórios de orçamento e gestão, planeamento, operações de tesouraria e desenvolvimento de negócios
Requisitos
- Licenciatura em Economia, Finanças e/ou Contabilidade
- Certificação em IFRS, ACCA ou áreas similares
- Pós-graduação na área de Finanças, Gestão ou Administração, será uma vantagem
- Mínimo de 7 (sete) anos de experiência em posição similar
- Experiência de trabalho com instituições internacionais de financiamento e de desenvolvimento, como o Banco Mundial, AfDB e outras
- Experiência significativa em auditoria/contabilidade, de preferência em Moçambique, actuando como Gestor Financeiro
- Conhecimento da lei comercial de Moçambique, da legislação e regulamentos contabilísticos e fiscais e dos requisitos do Banco Central
- Familiaridade com os princípios éticos e as melhores práticas de governação corporativa, incluindo acordos de confidencialidade e protecção de dados
- Excelentes habilidades de comunicação e apresentação em português e inglês
- Excelentes conhecimentos de informática (Word, Excel e PowerPoint)
- Capacidade analítica, incluindo atenção aos detalhes
- Habilidades de resolução de problemas e tomada de decisão rápida
- Habilidades de negociação e capacidade de influenciar os outros
- Habilidades de gestão do tempo e capacidade de priorizar tarefas
- Capacidade de liderar, trabalhar uma equipe e de construir relações de trabalho positivas
Benefícios
- A oportunidade de integrar um projecto desafiante, que oferece possibilidade de desenvolvimento profissional, e que proporciona remuneração compatível com as exigências da função e qualificações demonstradas
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados