A SDO Moçambique está a recrutar um Especialista em Monitoria e Avaliação, e, Gestão de Conhecimento (m/f) para o seu cliente, uma empresa que actua na Área da Banca, para Maputo, em Moçambique.
Descrição
- O Especialista em MA/GC, trabalhará na UNGP, sob a supervisão directa do Coordenador Nacional do Projecto e será responsável por desenvolver e gerir o Sistema de Aprendizagem de Projecto do Projecto de Financiamento de Empresas Rurais (PFER) e por unir os esforços internacionais do FIDA e de parceiros com a finalidade de criar conhecimentos relativos a financiamento rural
- Inclui o desenvolvimento de um sistema aberto, com responsabilização ascendente e descendente e uma cultura em que a equipa e as partes interessadas do projecto aprendam com a experiência e partilhem mutuamente conhecimentos e informações relativas a questões orgânicas
Funções
- Supervisionar o desenvolvimento de uma estratégia e de planos para garantir a aprendizagem e melhoria sistemática e contínua, bem como a partilha de conhecimentos
- Implementar um Sistema de Monitorização e Avaliação que tenha em conta os quadros de monitorização e indicadores do Cliente da SDO e do Governo, bem como o Sistema de Gestão dos Resultados Operacionais (ORMS) do FIDA e objectivos do projecto
- Desenvolver um Sistema de Informação de Gestão (SIG) para a gestão de dados e informações com vista à monitorização global
- Rever e actualizar regularmente o Quadro Lógico do Projecto. Definir metodologias e ferramentas participativas para avaliação do desempenho e dos resultados do projecto, envolvendo as partes interessadas
- Definir e implementar os formatos de monitorização e os indicadores de impacto do programa
- Disponibilizar orientações relativas aos dados e relatórios de base
- Em colaboração com as Unidades Regional de Gestão de Projectos (URGP), acordar e definir metas para a implementação, monitorizar os processos e o desempenho da implementação, avaliar os resultados e conclusões, e analisar os êxitos e os fracassos
- Promover as sessões de trabalho (“workshops”) anuais de revisão do projecto, os estudos de avaliação de impacto, a Revisão Intercalar e a revisão final
- Recolher os dados essenciais para inclusão nos relatórios trimestrais, semestrais e anuais
- Monitorizar a evolução financeira e física, e comunicar as constatações às partes interessadas com a finalidade de criar um ambiente mais favorável de aprendizagem
- Organizar eventos de formação para a equipa do projecto e para os parceiros, conforme necessário
- Melhorar o desempenho do projecto, fornecendo oportunamente informações relevantes e bem fundamentadas à UNGP
- Supervisionar o desenvolvimento dos planos de trabalho e orçamentos anuais
- Desenvolver e implementar processos de modo a assegurar que as ilações retiradas e as boas práticas são integradas de forma sistemática, partilhadas e utilizadas para melhorar a implementação do projecto
- Coordenar o desenvolvimento e a implementação da capacitação, nomeadamente através de treino e aconselhamento, por forma a desenvolver aptidões e competências de gestão do conhecimento, de MA, de comunicação e outras relativas ao projecto e às equipas parceiras, a todos os níveis
- Garantir que as experiências, a aprendizagem e as boas práticas em matéria de inovação são identificadas, sintetizadas, documentadas e partilhadas de forma contínua no âmbito do Projecto, do Cliente da SDO e com os parceiros nacionais, o FIDA e outros parceiros regionais e internacionais
- Delegar a assistência técnica a curto prazo e exercer quaisquer outras funções que lhe sejam atribuídas pelo Coordenador de Projecto
- Executar todas as outras tarefas relevantes
Requisitos
- Formação Académica: Mínimo de licenciatura em áreas afins, grau avançado em Gestão de Projectos, Desenvolvimento Rural, Economia do Desenvolvimento ou Agrícola, ou Gestão de Empresas. O conhecimento sobre questões associadas ao financiamento rural na óptica dos pequenos produtores é considerado uma vantagem
- Experiência Profissional: Experiência prática e comprovada de pelo menos 5 (cinco) anos em MA e GC de projectos. Literacia informática (Microsoft Office e aplicações informáticas de estatística)
- Boas capacidades de comunicação e de gestão orientada para resultados; Capacidade para orientar e de desenvolver capacidades das equipas homólogas locais; Excelentes competências de redacção e comunicação
- Fluência oral e escrita em Português e Inglês
- A experiência na implementação de projectos financiados pelo FIDA é considerada uma vantagem
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- Indique a fonte desta vaga na sua candidatura: emprego.co.mz
- Duração do contrato: 2 (dois) anos, que podem ser renovados sob a condição de uma avaliação positiva de desempenho
- Local de trabalho: Maputo, com viagens frequentes para as três URGP e para outras províncias
- Submissão das candidaturas: O processo de avaliação dos Candidatos será conduzido por uma empresa especializada em consultoria de Recursos Humanos, a SDO Moçambique
Como se Candidatar
1. Documentação
- Carta de Apresentação
- Curriculum Vitae
2. Candidatura
- Envie um email para rs@sdo-mocambique.com e indique o assunto "Especialista em Monitoria e Avaliação, e, Gestão de Conhecimento"