A SOCODEVI está a recrutar um Oficial de Desenvolvimento Organizacional (m/f) para Manhiça e Guija, em Moçambique.
Descrição
- O Projecto de empoderamento económico das mulheres rurais de Moçambique (PAEF) é um projecto de seis anos financiado pelo governo de Canada através da SOCODEVI. O PAEF tem como objectivo o empoderamento económico das mulheres rurais em Moçambique, nas províncias de Maputo e Gaza, através de uma série de intervenções, incluindo uma importante componente de capacitação em Escolas Na Machamba do Camponês e o desenvolvimento de Cooperativas, com enfoque no desenvolvimento de cadeias de valor agrícolas de hortícolas, feijão vulgar e batata-doce
- O/a oficial de Desenvolvimento Organizacional é responsável pelo desenvolvimento de capacidades das cooperativas de produtores agrícolas (maioritariamente mulheres), coordenação de actividades, participar na monitoria e avaliação e promover o conhecimento organizacional para o suporte dos negócios das cooperativas/associações
- No desempenho das suas actividades para além de responder ao Coordenador de Desenvolvimento Organizacional deve colaborar com o staff nas áreas de Agricultura, Igualdade de Género e Ambiente, bem como manter contactos frequentes com os parceiros locais
- Este compromete-se a cumprir todas as suas tarefas e responsabilidades de acordo com as políticas de Igualdade de Género e Ambientais da SOCODEVI
Funções
- Planificar, apoiar, coordenar e avaliar as actividades de projectos vinculados ao fortalecimento das capacidades organizacionais dos membros das cooperativas e associações
- Realizar o diagnóstico das associações/cooperativas de acordo com as metodologias de intervenção da SOCODEVI e PerformCoop de modo a reforçar de fortalecer as capacidades organizacionais de cooperativas ou empresas associativas, desenvolver um plano de fortalecimento e participar de sua implementação
- Apoiar o Coordenador de Desenvolvimento Organizacional no desenvolvimento de ferramentas de formação e monitoria relacionadas com a organização das cooperativas/associações
- Planificar e implementar toda a assistência técnica relacionada ao seu trabalho a favor das cooperativas/associações
- Implementar e monitorar planos de desenvolvimento de capacidades de forma participativa
- Fornecer suporte consultivo e realizar treinamentos e workshops relacionados com o Coop Skills e outros tópicos de treinamento atendendo as necessidades específicas das cooperativas/associações
- Implementar ferramentas de gestão e introduzir inovações seguindo as normas dos acordos mútuos entre a SOCODEVI e os beneficiários; bem como aconselhar e garantir a aplicação das ferramentas
- Ser responsável pela colecta periódica de dados das cooperativas/associações, introduzir na plataforma PerformCoop para posterior analise e interpretação
- Ser responsável pela logística das sessões de formação sobre Desenvolvimento Organizacional (transporte, refeições, material didáctico e equipamento)
- Promover em todas as suas actividades nas cooperativas acções de Igualdade de Género, Ambiente e Mudanças Climáticas
- Assegurar a constituição, formalização, apoio e acompanhamento da cooperativa a nível legal e fiscal
- Monitoria e avaliação do conhecimento organizacional
- Colaborar periodicamente na avaliação e alcance dos resultados relacionados com o desenvolvimento organizacional das cooperativas/associações
- Participar de todo o processo de recolha e sistematização de dados do projecto de acordo com a abordagem de
- Monitoria e Avaliação estabelecido pelo PAEF
- Contribuir para a documentação dos processos de treinamento e inovações desenvolvidos pela SOCODEVI no que diz respeito ao desenvolvimento de competências
- Participar do desenvolvimento da programação PAEF (Plano de implementação, Plano anual de trabalho) com as cooperativas/associações
- Acompanhar sempre que necessário as missões de monitoria e avaliação realizadas pelos experts e instituições da SOCODEVI
Requisitos
- Nível médio em Agricultura, Desenvolvimento Rural, Gestão de Agronegócios, Gestão de Empresas, e áreas afins
- Pelo menos 2 anos experiência comprovada em assistência técnica para cooperativas/associações incluindo educação e alfabetização de adultos
- Experiência e conhecimento da estrutura agro comercial e da comercialização de produtos agrícolas em Moçambique
- Pelo menos 2 anos de experiência de trabalho com grupo de produtores (na sua maioria mulheres)
- Experiência em trabalhar nos distritos e zonas de difícil acesso
- Domínio de alguns softwares de recolha e análise de dados
- Domínio de Changana ou Ronga
- Vantagem possuir carta de condução para motociclos
- Mínimo 2 anos de experiência em trabalhos relevantes na área de cooperativismo, desenvolvimento organizacional e comercial, desenvolvimento rural e promoção de negócios e educação de adultos e outras áreas de interesse
- Habilidades:
- Formação de adultos (aplicação de ferramentas de capacitação)
- Habilidade de Comunicar sem dificuldades em línguas locais
- Promover dinâmicas de abordagem participativa e animação de grupos
- Adaptar e trabalhar em condições rudimentares durante viagens de campo e conhecimento do contexto rural
- Capacidade de negociação e gestão de conflitos
- Conhecimentos:
- Uso de ferramentas digitais para a recolha de dados
- Andragogia (Alfabetização e Educação de Adultos)
- Contexto rural e agrícola moçambicano
- Modelo de Negócios com base no Cooperativismo
- Lei das Cooperativas Moçambicanas
- Mercados e comercialização de produtos agrícolas
- Qualidades: Autónomo, Proactivo, Integridade, profissionalismo e respeito, Criativa, Escuta activa, Aderência aos valores de igualdade e equidade de género, Versátil, Liderança e Rigor
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados