A ASSOCIAÇÃO PROGRESSO está a recrutar um Oficial de Engajamento Comunitário, para Niassa e Cabo Delgado, em Moçambique.
Funções
- O/A Oficial de Engajamento Comunitário é responsável pela implementação da estratégia de envolvimento da Comunidade do programa e garantir maior envolvimento dos actores da Educação e das Comunidades particularmente, para responder as demandas de aprendizagem dos seus filhos, apoiando os esforços desenvolvidos ao nível pedagógico na Escola e garantir sustentabilidade das actividades do programa nas comunidades, sobretudo na área de expansão e melhoramento das habilidades de leitura e escrita através da Literacia Bilingue
- O/A Oficial de Engajamento Comunitário deve garantir:
- Coordenar a implementação de todas actividades de Engajamento Comunitário ao nível provincial
- Promover actividades de divulgação das acções de mobilização na comunidade para o ensino bilingue
- Assegurar a implementação das actividades de engajamento e acompanhamento do processo de advocacia para aumentar a consciência dos pais e da comunidade no apoio à leitura e escrita da língua local no ensino primário
- Assegurar a implementação das actividades de engajamento e acompanhamento do processo de advocacia nas comunidades
- Ao nível comunitário o oficial de engajamento comunitário ajudará a criar uma geração de crianças que querem aprender a ler, e pais que querem professores que podem ensinar os seus filhos a ler, trabalhando com as comunidades para restabelecer os clubes de leitura
- Implementar as actividades referentes a participação das comunidades na tomada de decisões através dos Conselhos de Escolas e outros fóruns locais
- Facilitar o funcionamento dos Conselhos de Escolas e outros fóruns, assistindo-os localmente na implementação de suas actividades
- Participar nas sessões de planificação e prestação de relatórios dos Conselhos de Escolas
- Acompanhar/supervisionar tecnicamente as instituições intermediarias (clubes de leitura e conselhos de escola) para implementar as actividades de engajamento comunitário
- Construir e manter relações internas produtivas e usar redes internas/comunitárias para garantir as melhores práticas de envolvimento da comunidade
- Garantir que as comunidades relevantes sejam consultadas no momento apropriado em um projeto e recebam informações de acompanhamento sobre o processo de tomada de decisão e os resultados
- Projectar e implementar uma variedade de técnicas inovadoras de engajamento e métodos de pesquisa que facilitam a captura de diferentes pontos de vista da comunidade e que incentivam o engajamento da comunidade
Requisitos
- O/A Oficial de Engajamento Comunitário deverá reunir os seguintes requisitos principais:
- Licenciatura ou Mestrado em Desenvolvimento Comunitário, Servico Social, Educação, Ciências Sociais ou uma área relevante para mobilização das comunidades
- Ter no mínimo de 3 (três) anos de experiência profissional, 2 (dois) dos quais em mobilização comunitária
- Experiência demonstrada na gestão de campanhas de engajamento da comunidade para Mudança Social de
- Comportamento, preferencialmente no sector da Educação
- Experiência na implementação de pacotes de apoio a leitura ao nível da comunidade
- Possuir capacidade comprovada para projetar e implementar atividades de engajamento comunitário com abordagem holística e integrada ao direito de proteção à criança
- Habilidade de produzir relatórios trimestrais no tempo oportuno com proficiência da língua portuguesa
- Experiência e conhecimento sobre ensino bilingue
- Residência na cidade de Pemba ou Lichinga
- Alto nível de integridade pessoal, comprometimento e responsabilidade profissional
- Excelentes habilidades de comunicação
- Personalidade madura com experiência de vida é uma vantagem
- Capaz de começar por conta própria e trabalhar em contextos desafiadores e ambientes frágeis
- Habilidades comportamentais:
- Capacidade de captar/colher e compartilhar conhecimentos, ideias e informações com objectividade e clareza (oral e escrita)
- Habilidade de facilitar e intermediar discussões, debates, negociações e resolução de conflitos
- Capacidade de contornar situações adversas com diplomacia, mantendo a calma
- Forte senso de organização
- Bom relacionamento interpessoal, visando um eficiente trabalho em equipe
- Pontualidade nos compromissos
- Dinamismo e espírito criativo e de iniciativa para ajudar a resolver muitos dos problemas que surgem no seu dia-a-dia
- Diligente e manter um alto nível de ética nos assuntos
- Habilidade no pensamento estratégico e lógico
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados
- As candidaturas devem estar acompanhadas de CV e carta de apresentação
- Duração do Contrato: O contracto inicial tem a duração de um ano e poderá ser renovado por mais anos durante a vida útil do projecto que é de cinco anos. A renovação dependerá de uma avaliação anual positiva de desempenho. Entretanto, o(a) Oficial de Engajamento Comunitário será avaliado numa base continua sendo que, a avaliação anual de desempenho factor chave para a avaliação sobre a necessidade de continuação dos serviços contratados. A Associação Progresso poderá rescindir o
Contrato com pré-aviso de 60 dias, sem que haja lugar a qualquer tipo de compensação