O CISM está a recrutar um Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem para Chockwe, em Moçambique.
Descrição
- O Centro de Investigação em Saúde de Manhiça tem estado a trabalhar em parceria com a ONG britânica Comic Relief, a fundação bancaria espanhola La Caixa, Fundação Melinda & Bil Gates e o Ministério de Saúde de Moçambique (DPC e PNCM) no fortalecimento de sistemas de vigilância da malária em Moçambique no contexto da iniciativa para eliminação da Malária na região Sul de Moçambique. Assim sendo, pretendemos recrutar a posição supracitada cujas tarefas/responsabilidades e requisitos estão listados abaixo:
- O Oficial de Monitoria, Avaliação e Aprendizagem será responsável pelo seguimento das actividades do projecto Comic Relief (SISMAG) ao nível da Província de Gaza e apoia tecnicamente aos Oficiais Distritais de Monitoria e Avaliação, Responsáveis Distritais de SIS e os Pontos Focais do SIS nas Unidades Sanitárias
- As suas responsabilidades estão relacionadas a funções-chave no processo de M&A do projecto, que vão desde a participação na planificação, desenho de instrumentos, formação de pessoal em SISMA/DHIS2 e gestão de dados e reporte
Funções
- Planificação, Monitoria e Reporte:
- Garantir a planificação periódica das actividades gerais do projecto a nível provincial
- Apoiar a Gestão Provincial na orçamentação das actividades
- Apoiar na elaboração de relatórios das actividades do projecto
- Com base nas metas do quadro do desempenho do projecto fazer o seguimento dos indicadores em relação as metas do projecto l
- Apoiar na avaliação de desempenho numa base trimestral dos distritos e identificar mecanismos de treino em serviço aos Oficiais Distritais e Pontos Focais do SIS
- Garantir o cumprimento dos prazos de envio de relatórios e outros documentos do projecto
- Supervisão:
- Realizar visitas periódicas aos Distritos da Provincia de Gaza, para apoio técnico na implementação do projrcto pelo menos uma vez por mês
- Garantir que os Oficiais distritais realizem no mínimo uma visita de supervisão por mês a todas as US’s
- Garantir que que as evidências das supervisões sejam usadas (TORs, Guiões de supervisão, check list e Relatório descritivo de supervisão)
- Análise de dados e divulgação de informação:
- Participar no desenho/revisão dos instrumentos de M&A e outros documentos do projecto que permitam a recolha de informação adequada para alimentar aos indicadores do projecto
- A nível da Província, conceber um sistema de gestão e arquivo de dados (organização e tratamento das evidencias da realização das actividades na província) e seguimento dos indicadores do projecto
- Semanalmente, receber as evidências das actividades realizadas nos distritos pelos supervisores distritais, organizar, analisar e disponibilizar para elaboração de relatórios periódicos do projecto, a serem enviados ao Nível central
- Semanalmente actualizar a coordenação central sobre o ponto de situação das actividades e dos indicadores do projecto
- Formação e Apoio Técnico:
- Em coordenação com os oficiais distritais de monitoria e avaliação identificar necessidades em formação nas áreas de SISMA, M&A e auditoria de dados e conceber os materiais e conteúdos para cada formação planificada
- Organizar e dirigir formações e treinamentos sempre que necessário
- Providenciar apoio técnico na área de SISMA aos supervisores distritais e equipe provincial sempre que necessário
- Responder as solicitações do projecto sempre que necessário
- Participar em encontros internos de coordenação ou com a DPS e outros parceiros do projecto sempre que necessário
- Participar em encontros com o director do projecto e PI conforme solicitado
Requisitos
- Nível Superior com formação na área de Saúde Pública, Estatística ou Monitoria e Avaliação
- Experiência mínima de 5 anos na área de monitoria e avaliação, incluindo a gestão e análise de base de dados
- Domínio de técnicas estatísticas de análise de dados
- Experiência na recolha, processamento e análise de dados na área da saúde ou epidemiologia
- Familiarização com actividades relacionadas ao desenho de gráficos, tabelas, mapas e divulgação de informação
- Experiência com métodos de auditoria da qualidade de dados
- Conhecimentos de sistemas operativos da Microsoft e Internet e outros
- Capacidade de trabalhar sob pressão e com alto sentido de responsabilidade
- Habilidades de lideranças, comunicação e planificação
- Ter uma carta de condução válida de Motos constitui uma grande vantagem na avaliação
- Conhecimento do DHIS2 é uma vantagem
- Fluente em Português e Inglês
Notas
- Apenas candidatos pré-seleccionados serão contactados